4.3.5 - Arquivo Mestre de Notas Fiscais de Serviço Emitidas pela Pessoa Jurídica

Deverão ser fornecidos arquivos contendo os dados das notas fiscais de serviços, não sujeitos ao ICMS, emitidas pela pessoa jurídica.

ITEM

CAMPO

POSIÇÃO INICIAL

TAMANHO

FORMATO

OBSERVAÇÕES

1

Série/Subsérie do Documento

1

5

C

2

Número do Documento

6

6

C

Número da Nota Fiscal.

3

Data de Emissão do Documento

12

8

C

Conforme regras expressas no item 4.

4

Código do Participante

20

14

C

Conforme Arquivo de Cadastro PJ/PF (4.9.2). Preencher com o código do destinatário.

5

Valor Total do Serviço

34

17

N

Soma do campo "Valor do Serviço" referentes aos itens da nota Fiscal no arquivo 4.3.6.

6

Valor Total do Desconto

51

17

N

Soma do campo "Valor do Desconto do Serviço" referente aos itens da Nota Fiscal no arquivo 4.3.6, adicionado ao valor de desconto global concedido.

7

Alíquota do IRRF

68

5

N

Na forma de percentual, com 2 casas decimais (14% é gravado como 01400).

8

Base de Cálculo do IRRF

73

17

N

Valor sem sinal, pontos ou vírgulas e com 2 casas decimais.

9

Valor do IRRF

90

17

N

Valor sem sinal, pontos ou vírgulas e com 2 casas decimais.

10

Base de Cálculo da Retenção INSS

107

17

N

Valor sem sinal, pontos ou vírgulas e com 2 casas decimais.

11

Valor Destacado para Retenção INSS

124

17

N

Valor sem sinal, pontos ou vírgulas e com 2 casas decimais.

12

Indicador de Situação de Cancelamento do Documento

141

1

C

Preencher com "S" ou "N"

4.3.6 - Arquivo de Itens de Notas Fiscais de Serviço Emitidas pela Pessoa Jurídica

ITEM

CAMPO

POSIÇÃO INICIAL

TAMANHO

FORMATO

OBSERVAÇÕES

1

Série/Subsérie do Documento

1

5

C

2

Número do Documento

6

6

N

Número da nota fiscal.

3

Data de Emissão do Documento

12

8

N

Conforme regras expressas no item 4.

4

Número do Item

20

3

N

Deve refletir a posição seqüencial de cada serviço dentro da nota fiscal.

5

Código do Serviço

23

20

C

Conforme Tabela de Serviços (4.9.6). Se inexistente na tabela e discriminado apenas no campo "Descrição Complementar", deixar em branco.

6

Descrição Complementar do Serviço

43

45

C

Destinado a complementar as informações constantes da tabela relativa ao item precedente.

7

Valor do Serviço

88

17

N

Valor sem sinal, pontos ou vírgulas e com 2 casas decimais.

8

Valor do Desconto do Serviço

105

17

N

Valor sem sinal, pontos ou vírgulas e com 2 casas decimais.

9

Alíquota do ISS

122

5

N

Na forma de percentual, com 2 casas decimais (14% é gravado como (01400)

10

Base de Cálculo do ISS

127

17

N

Valor sem sinal, pontos ou vírgulas e com 2 casas decimais.

11

Valor do ISS

144

17

N

Valor lançado na nota fiscal, sem sinal, pontos ou vírgulas e com 2 casas decimais.

4.3.7 - Arquivo Mestre de Notas Fiscais de Serviço Emitidas por Terceiros - Prestadores Pessoa Jurídica ou Pessoa Física

Deverão ser fornecidos arquivos contendo os dados das notas fiscais de prestadores de serviço, não sujeitos ao ICMS, emitidas por terceiros, pessoa jurídica ou pessoa física.

ITEM

CAMPO

POSIÇÃO INICIAL

TAMANHO

FORMATO

OBSERVAÇÕES

1

Código da Conta Analítica

1

28

C

Conforme Tabela de Plano de Contas (4.9.3).

2

Código do Participante

29

14

C

Conforme Arquivo de Cadastro PJ/PF (4.9.2). Preencher com o código do destinatário.

3

Tipo de Documento

43

3

C

Nota Fiscal, Fatura ou Recibo (de forma abreviada).

4

Número do Documento

46

12

C

Número ou código identificador do documento.

5

Data de Emissão do Documento

58

8

N

Conforme regras expressas no item 4.

6

Valor do Documento

66

17

N

Valor sem sinal, pontos ou vírgulas e com 2 casas decimais.

7

Código do Serviço

83

20

C

Conforme Tabela de Serviços (4.9.6). Se inexistente na tabela e discriminado apenas no campo "Descrição Complementar", deixar em branco.

8

Descrição Complementar do Serviço

103

45

C

Destinado a complementar as informações constantes da tabela relativa ao item precedente.

9

Valor do Serviço

148

17

N

Valor sem sinal, pontos ou vírgulas e com 2 casas decimais.

10

Valor Material/Equipamento

165

17

N

Valor sem sinal, pontos ou vírgulas e com 2 casas decimais.

11

Base de Cálculo da Retenção INSS

182

17

N

Valor sem sinal, pontos ou vírgulas e com 2 casas decimais.

12

Valor da Retenção INSS

199

17

N

Valor sem sinal, pontos ou vírgulas e com 2 casas decimais.

4.3.8 - Arquivos Relativos a Outros Documentos Fiscais

Deverão obedecer aos leiautes previstos no Convênio ICMS nº 57, de 1995, e alterações posteriores.

4.4 - Comércio Exterior

4.4.1 - Arquivo de exportação

Existindo mais de um Despacho de Exportação vinculado a uma nota fiscal, deverão ser gravados tantos registros quantos Despachos de Exportação existirem.

Caso exista mais de uma nota fiscal vinculada a um mesmo Despacho de Exportação, deverão ser gravados tantos registros quantas notas fiscais existirem.

Deverão ser fornecidos arquivos separados por estabelecimento.

ITEM

CAMPO

POSIÇÃO INICIAL

TAMANHO

FORMATO

OBSERVAÇÕES

1

Modelo do Documento

1

2

C

Conforme Tabela de Modelos de Documentos Fiscais prevista no manual de orientação do Convênio ICMS nº 57, de 1995.

2

Série/Subsérie do Documento

3

5

C

3

Número do Documento

8

6

N

Número da nota fiscal.

4

Data de Emissão do Documento

14

8

N

Data de emissão da nota fiscal. Conforme regras expressas no item 4.

5

Número do Registro de Exportação (RE)

22

11

N

Número do RE atribuído pelo Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).

6

Número do Despacho de Exportação (DDE)

33

12

N

Número do DDE atribuído pelo Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).

4.4.2 - Arquivo de importação

Existindo mais de uma Declaração de Importação vinculada a uma nota fiscal, deverão ser gravados tantos registros quantas Declarações de Importação existirem.

Caso exista mais de uma nota fiscal vinculada à mesma Declaração de Importação, deverão ser gravados tantos registros quantas notas fiscais existirem.

Deverão ser fornecidos arquivos separados por estabelecimento.

ITEM

CAMPO

POSIÇÃO INICIAL

TAMANHO

FORMATO

OBSERVAÇÕES

1

Modelo do Documento

1

2

C

Conforme Tabela de Modelos de Documentos Fiscais prevista no manual de orientação do Convênio ICMS nº 57, de 1995 .

2

Série/Subsérie do Documento

3

5

C

3

Número do Documento

8

6

N

Número da nota fiscal.

4

Data de Emissão do Documento

14

8

N

Data de emissão da nota fiscal. Conforme regras expressas no item 4.

5

Número da Declaração de Importação (Dl)

22

10

N

Número da Dl atribuído pelo Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).

4.5 - Controle de Estoque e Registro de Inventário

4.5.1 - Arquivo de Controle de Estoque

Deverão ser fornecidos arquivos separados por estabelecimento.

Os arquivos deste sistema deverão ser acompanhados da Tabela de Mercadorias (4.9.6).

ITEM

CAMPO

POSIÇÃO INICIAL

TAMANHO

FORMATO

OBSERVAÇÕES

1

Código da Mercadoria

1

20

C

Conforme Tabela de Mercadoria

2

Natureza do Tipo de Documento

21

1

C

Preencher com "F" para documento exigido por legislação fiscal ou "I" para documento de uso interno da empresa.

3

Tipo de Documento

22

3

C

Nota fiscal, requisição, ordem de serviço/produção; etc., de forma abreviada.

4

Série/Subsérie do Documento

25

5

C

5

Número do Documento

30

12

C

6

Data da Movimentação

42

8

N

Conforme regras expressas noitem 4.

7

Histórico

50

50

C

Descrição da operação.

8

Unidade

100

3

C

Unidade na qual está expressa a quantidade.

9

Quantidade do Produto

103

17

N

Quantidade movimentada sem sinal, pontos ou vírgulas e com 3 casas decimais.

10

Tipo de Movimentação

120

1

C

Preencher com "E" para entrada ou "S" para saída

11

Custo Unitário

121

17

N

Custo unitário de acordo com o sistema adotado pelo contribuinte, sem sinal, pontos ou vírgulas e com 4 casas decimais.

12

Valor Total

138

17

N

Valor sem sinal, pontos ou vírgulas e com 2 casas decimais.

4.5.2 - Arquivo de Registro de Inventário

Deverão ser fornecidos arquivos separados por estabelecimento.

ITEM

CAMPO

POSIÇÃO INICIAL

TAMANHO

FORMATO

OBSERVAÇÕES

1

Data do Inventário

1

8

N

Conforme regras expressas no item 4.

2

Situação do Estoque

9

1

C

Preencher com "1" para estoque próprio em poder do contribuinte; "2" para estoque próprio em poder de terceiros; e, "3" para estoque de terceiros em poder do contribuinte.

3

Código da Mercadoria

10

20

C

Conforme Tabela de Mercadorias (4.9.6).

4

Unidade

30

3

C

Unidade na qual está expressa a quantidade.

5

Quantidade

33

17

N

Quantidade em estoque sem sinal, pontos ou vírgulas e com 3 casas decimais.

6

Valor Total

50

17

N

Valor total sem sinal, pontos ou vírgulas e com 2 casas decimais.

4.6 - Relação Insumo / Produto

4.6.1 - Arquivo de Insumos Relacionados

Arquivo demonstrativo da utilização dos insumos por unidade de produto.

Os produtos intermediários deverão constar, como produto, na relação de insumos aplicados na sua produção e, como insumo, na relação dos produtos obtidos em etapa imediatamente posterior.

Os arquivos deste sistema deverão ser acompanhados da Tabela de Mercadorias (4.9.6).

ITEM

CAMPO

POSIÇÃO INICIAL

TAMANHO

FORMATO

OBSERVAÇÕES

1

Código do Produto

1

20

C

Conforme Tabela de Mercadorias (4.9.6).

2

Unidade

21

3

C

Unidade do produto.

3

Código do Insumo

24

20

C

Conforme Tabela de Mercadorias (4.9.6).

4

Quantidade

44

17

N

Preencher com a quantidade bruta de insumo empregada por unidade do produto. Entende-se por quantidade bruta a quantidade total (incluídas as perdas normais decorrentes do processo produtivo). Sem sinal, pontos ou vírgulas e com 3 casas decimais.

5

Percentual de perda

61

5

N

Percentual de perdas normais decorrentes do processo produtivo, com 2 casas decimais (14% é gravado como 01400).

6

Unidade

66

3

C

Unidade na qual está expressa a quantidade de insumo.

7

Data de Início

69

8

N

Data de início de vigência da fórmula. Conforme regras expressas no item 4.

8

Data Final

77

8

N

Data final de vigência da fórmula. Conforme regras expressas no item 4.

4.7 - Controle Patrimonial

4.7.1 - Arquivo de Cadastro de Bens

A periodicidade deste arquivo deve coincidir com o ano-calendário.

Este arquivo deve incluir todos os bens do imobilizado da pessoa jurídica, inclusive os baixados no curso do período a que se refira.

Os arquivos deste sistema deverão ser acompanhados da Tabela de Plano de Contas (4.9.3).

ITEM

CAMPO

POSIÇÃO INICIAL

TAMANHO

FORMATO

OBSERVAÇÕES

1

Número de Cadastro do Bem

1

20

C

2

Natureza do bem

21

1

C

Preencher com "1" para bem original, "2" para reserva de reavaliação ou "3" para outros acréscimos.

3

Número de Cadastro do Bem Principal

22

20

C

Informar apenas quando o bem for agregado a outro.

4

Identificação do Bem

42

45

C

Modelo, marca e outras características necessárias a sua individualização.

5

Código da Conta Analítica do Bem

87

28

C

Conforme Tabela de Plano de Contas (4.9.3).

6

Código da Conta Analítica de Depreciação Acumulada

115

28

C

Conforme Tabela de Plano de Contas (4.9.3).

7

Data de Aquisição

143

8

N

Conforme regras expressas no item 4.

8

Tipo do Documento de Aquisição

151

3

C

Nota fiscal, ordem de produção, etc. (de forma abreviada).

9

Série/Subsérie do Documento

154

5

C

10

Número do Documento

159

12

C

11

Valor de Aquisição do Bem

171

17

N

Valor original de aquisição em moeda da época, sem sinal, pontos ou vírgulas e com 2 casas decimais.

12

Valor em Reais

188

17

N

Valor de aquisição em reais, sem sinal, pontos ou vírgulas e com 2 casas decimais.

13

Número de Arquivamento

205

12

C

Destinado à identificação e localização do documento lastreador da operação.

14

Data de Início de Depreciação

217

8

N

Conforme regras expressas no item 4.

15

Taxa de Depreciação / Amortização / Exaustão

225

5

N

Percentual anual, com 2 casas decimais (14% é gravado como 01400).

16

Depreciação Acumulada no Início do Período

230

17

N

Soma dos encargos de depreciação lançados antes do início do período, sem pontos ou vírgulas e com 2 casas decimais.

17

Depreciação Lançada no Curso do Período

247

17

N

Soma dos encargos de depreciação do período, sem sinal, pontos ou vírgulas e com 2 casas decimais.

18

Data da Baixa

264

8

N

Conforme regras expressas no item 4.

4.8 - Folha de Pagamento

A pessoa jurídica deverá apresentar os arquivos de folha de pagamento separados por estabelecimento.

Os arquivos deste sistema deverão ser acompanhados da Tabela de Proventos /Descontos (4.9.7) e do Arquivo de Cadastro de Trabalhadores (4.9.1).

4.8.1 - Arquivo Mestre de Folha de Pagamento

ITEM

CAMPO

POSIÇÃO INICIAL

TAMANHO

FORMATO

OBSERVAÇÕES

1

Tipo de Folha

1

1

C

Preencher com "1" para normal, "2" para 13º salário, "3" para férias ou "4" para outros.

2

Número de Registro do Trabalhador

2

12

C

Conforme Arquivo de Cadastro de Trabalhadores (4.9.1).

3

Data de Competência

14

8

N

Conforme regras expressas no item 4.

4

Data de Pagamento

22

8

N

Conforme regras expressas no item 4.

5

CBO

30

7

N

Conforme Tabela do Código Brasileiro de Ocupações.

6

Quantidade de Dependentes para fins de IRRF

37

3

N

Quantidade de dependentes para fins do Imposto de Renda na Fonte, expressa sem nenhuma casa decimal.

7

Quantidade de Dependentes para fins de Salário-Familia

40

3

N

Quantidade de dependentes para fins do Salário-Família, expressa sem nenhuma casa decimal.

8

Base de Cálculo IRRF

43

17

N

Valor sem sinal, pontos ou vírgulas e com 2 decimais.

9

Base de Cálculo INSS

60

17

N

Valor sem sinal, pontos ou vírgulas e com 2 decimais.

4.8.2 - Arquivo de Itens da Folha de Pagamento

ITEM

CAMPO

POSIÇÃO

INICIAL

TAMANHO

FORMATO

OBSERVAÇÕES

1

Tipo de Folha

1

1

C

Preencher com "1" para normal, "2" para 13º salário, "3" para férias ou "4" para outros.

2

Número de Registro do Trabalhador

2

12

C

Conforme Arquivo de Cadastro de Trabalhadores (4.9.1)

3

Data de Competência

14

8

N

Conforme regras expressas no item 4.

4

Código do Provento / Desconto

22

3

C

Conforme Tabela de Proventos/Descontos (4.9.7).

5

Valor do Provento / Desconto

25

17

N

Valor sem sinal, pontos ou vírgulas e com 2 decimais.

6

Indicador de Provento ou Desconto

42

1

C

Dedutibilidade do Provento ou desconto para efeitos do Imposto de Renda Retido na Fonte. Preencher com "S" ou "N".

7

Indicador de Incidência para o IRRF

43

1

C

Indicador de incidência ou não para efeitos de contribuição à Previdência Social. Preencher com

"S" ou "N".

8

Indicador de Incidência para o INSS

44

1

C

Indicador de incidência ou não para efeitos de contribuição à Previdência Social. Preencher com

"S" ou "N".

4.9 - Arquivos Auxiliares

As alterações efetivadas nos registros do arquivo de cadastro e tabelas a seguir relacionados deverão ser tratadas como novos registros, com data de inclusão no arquivo, mantendo-se o registro inicial e os registros modificadores que tenham tido vigência em qualquer data do período dos arquivos que objetivam decodificar.

4.9.1 - Arquivo de Cadastro de Trabalhadores

ITEM

CAMPO

POSIÇÃO INICIAL

TAMANHO

FORMATO

OBSERVAÇÕES

1

Data de Atualização

1

8

N

Inclusão / Alteração. Conforme regras expressas no item 4.

2

Número de Registro do Trabalhador

9

12

C

3

CPF

21

14

C

4

NIT (PIS/PASEP/CI/SUS)

35

11

N

Conforme regras expressas no item 4.

5

Categoria do Trabalhador

46

2

N

Conforme Instrução Normativa INSS/DC nº 86, de 05 de fevereiro de 2003 - Manual da GFIP

6

Nome Completo

48

70

C

7

Data de Nascimento

118

8

N

Conforme regras expressas no item 4.

8

Data de Admissão

126

8

N

Conforme regras expressas no item 4.

9

Data de Demissão

134

8

N

Conforme regras expressas no item 4.

4.9.2 - Arquivo de Cadastro de Pessoas Jurídicas e Físicas

O arquivo de cadastro servirá para identificar fornecedores, clientes, transportadores, destinatários, etc. referenciados em outros arquivos. Nos casos de exigência de matrícula específica junto ao INSS, a pessoa jurídica deverá preencher o campo "CEI" (item 4), sem prejuízo do preenchimento dos demais campos. Deverão ser fornecidos cadastros separados por tipo de arquivo e campo que objetiva decodificar. Opcionalmente, caso não ocorram duplicidades de códigos, poderá a pessoa jurídica apresentar um arquivo único contemplando todas as PJ/PF com as quais, de alguma forma, se relacionou.

Caso a pessoa jurídica não tenha códigos internos para referenciar PJ/PF e, para tal identificação, utilize o próprio CNPJ/CPF como "Código do Participante" nos arquivos de Documentos Fiscais e Fornecedores/Clientes, deverá fazer constar o CNPJ/CPF também no campo "Código do Participante" (item 2 abaixo).

Na situação de obra de construção civil na condição de tomadora de serviço da pessoa jurídica, esta deverá fazer constar no campo "CEI" (item 4) a matrícula específica da obra junto ao INSS, sem prejuízo do preenchimento dos demais campos. Havendo mais de uma obra de construção civil na condição de tomador de serviço da pessoa jurídica associada ao mesmo CNPJ/CPF, deverão ser informados diferentes registros, um para cada matrícula CEI.

ITEM

CAMPO

POSIÇÃO INICIAL

TAMANHO

FORMATO

OBSERVAÇÕES

1

Data de Atualização

1

8

N

Inclusão / Alteração. Conforme regras expressas no item 4.

2

Código do Participante

9

14

C

Código da PJ / PF utilizado para relacionamento com outros arquivos

3

CNPJ / CPF

23

14

C

Conforme regras expressas no item 4.

4

CEI

37

12

C

Conforme regras expressas no item 4.

5

Inscrição Estadual

49

14

C

6

Inscrição Municipal

63

14

C

7

Nome ou Razão Social

77

70

C

8

Endereço

147

60

C

Endereço completo (Logradouro, número, complemento).

9

Bairro

207

20

C

10

Município

227

20

C

11

Unidade da Federação

247

2

C

12

País

249

20

C

Se Brasil, deixar em branco.

13

CEP

269

8

C

4.9.3 - Tabela de Plano de Contas

Este arquivo deverá conter o plano de contas completo, composto por todas as contas sintéticas e analíticas que foram movimentadas ou tiveram saldo no período.

ITEM

CAMPO

POSIÇÃO INICIAL

TAMANHO

FORMATO

OBSERVAÇÕES

1

Data de Atualização

1

8

N

Inclusão / Alteração. Conforme regras expressas no item 4.

2

Código da Conta

9

28

C

3

Tipo de Conta

37

1

C

Preencher com "A" para conta analítica e "S" para sintética, referente ao item 2.

4

Código da Conta Totalizadora

38

28

C

Código da conta sintética de nível imediatamente superior.

5

Descrição da Conta

66

45

C

4.9.4 - Tabela de Centro de Custo/Despesa

Este arquivo deverá conter a descrição dos Centros de Custo ou Despesa que foram utilizados no arquivo de lançamentos do período.

ITEM

CAMPO

POSIÇÃO INICIAL

TAMANHO

FORMATO

OBSERVAÇÕES

1

Data de Atualização

1

8

N

Inclusão / Alteração. Conforme regras expressas no item 4.

2

Código do Centro de Custo / Despesa

9

28

C

3

Descrição

37

45

C

4.9.5 - Tabela de Natureza da Operação

Este arquivo deverá conter a descrição dos códigos de Natureza da Operação que foram utilizados no período. Compreende o conjunto de códigos utilizados pela pessoa jurídica com objetivo de complementar o Código Fiscal da Operação (CFOP).

ITEM

CAMPO

POSIÇÃO INICIAL

TAMANHO

FORMATO

OBSERVAÇÕES

1

Data de Atualização

1

8

N

Inclusão / Alteração. Conforme regras expressas no item 4.

2

Código da Natureza da Operação

9

6

C

3

Descrição

15

45

C

4.9.6 - Tabela de Mercadorias/Serviços

Este arquivo deverá conter a descrição dos códigos de Mercadorias e Serviços que foram utilizados no período. O vocábulo "Mercadorias" compreende também os produtos acabados ou semi-acabados, matérias-primas, produtos intermediários, material de embalagem e de uso e consumo, inclusive os bens a serem integrados ao ativo fixo.

Deverão ser fornecidas tabelas separadas por tipo de arquivo e campo que objetiva decodificar. Opcionalmente, caso não ocorram duplicidades de códigos, poderá a pessoa jurídica apresentar um arquivo único contemplando todas as mercadorias/serviços.

ITEM

CAMPO

POSIÇÃO INICIAL

TAMANHO

FORMATO

OBSERVAÇÕES

1

Data de Atualização

1

8

N

Inclusão / Alteração. Conforme regras expressas no item 4.

2

Código da Mercadoria/Produto/ insumo/Serviço

9

20

C

3

Descrição

29

45

C

4.9.7 - Tabela de Proventos/Descontos

Este arquivo deverá conter a descrição dos códigos de Proventos/Descontos que foram utilizados no período.

ITEM

CAMPO

POSIÇÃO INICIAL

TAMANHO

FORMATO

OBSERVAÇÕES

1

Data de Atualização

1

8

N

Inclusão / Alteração. Conforme regras expressas no item 4.

2

Código de Provento/Desconto

9

3

C

3

Descrição

12

45

C

 

Índice Boletim Página Anterior