ISS/OUTROS TRIBUTOS MUNICIPAIS
PROCESSO DE IMPUGNAÇÃO OU RECURSO CONTRA LANÇA-MENTO FISCAL - SUSPENSÃO DA EXIGIBILIDADE DA TAXA DE EXPEDIENTE

RESUMO: A Portaria a seguir suspende a exigibilidade da Taxa de Expediente para protocolar Processo de Impugnação ou Recurso contra lançamento fiscal e para atualizar dados cadastrais.

PORTARIA SMF Nº 022, de 25.09.00
(DOM de 26.09.00)

Suspende a exigibilidade da Taxa de Expediente para protocolar Processo de Impugnação ou Recurso contra lançamento fiscal e para atualizar dados cadastrais.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE FAZENDA, no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE:

Art. 1º - O protocolo de processo de impugnação, em 1ª instância, e de Recurso, em 2ª instância, não está sujeito ao pagamento da Taxa de Expediente, como determina o Art. 5º, incisos LXXVII e XXXIV, alínea a da Constituição Federal de 1988 e do Art. 1º da Lei Federal nº 9.265/96.

Art. 2º - O contribuinte terá 30 dias, contados da abertura do processo, para retirar a Certidão Negativa ou de Regularidade do pagamento de Tributos Municipais, requerida à Secretaria Municipal de Fazenda.

§ 1º - Após o prazo previsto no "caput", sem que o documento tenha sido retirado, o processo será arquivado.

§ 2º - Na hipótese do § 1º, novo pedido de Certidão só será deferido dentro do processo anterior, sendo necessário protocolar pedido de desarquivamento.

§ 3º - O pedido de desarquivamento está sujeito ao pagamento da Taxa de Expediente, na forma do item 3 do Art. 167 combinado com o § 1º, "in fine", do Art. 168, ambos da Lei nº 480/83.

Art. 3º - Não está sujeito ao pagamento da Taxa de Expediente o processo protocolado com o objetivo de atualizar os dados do contribuinte no Cadastro da Secretaria de Fazenda, por tal ato não se enquadrar no inciso I do Art. 164 da Lei nº 480/83, que define como fato gerador da Taxa os serviços burocráticos postos à disposição do contribuinte no seu exclusivo interesse.

Art. 4º - Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.

Secretaria Municipal de Fazenda, 25 de setembro de 2000.

José Antonio Saad
Secretário Municipal de Fazenda

Índice Geral Índice Boletim