Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

22/03/2024 - Brasil ultrapassa marca de 2 milhões de casos de dengue em 2024

Dados do Ministério da Saúde mostram que o Brasil ultrapassou a marca de 2 milhões de contaminados pela dengue em 2024. Ao todo, o país registrou 2.010.896 casos confirmados e prováveis.

Antes mesmo do primeiro trimestre encerrar, já é o ano com o maior número de casos de dengue. O recorde anterior era de 2015, quando 1.688.688 pessoas foram contaminadas.

Em fevereiro, Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, estimou 4,2 milhões de casos para 2024.

Neste ano, o Brasil registrou 682 mortes pela doença. Outros 1.042 casos estão sendo investigados. A maioria dos óbitos aconteceram no Distrito Federal, com 153 vítimas.

Atualmente, Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Amapá, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal estão em situação de emergência.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são:

- Febre alta;

- Dor no corpo e nas articulações;

- Dor atrás dos olhos;

- Mal-estar;

- Dor de cabeça;

- Manchas vermelhas no corpo;

- Dor abdominal intensa e contínua;

- Vômitos persistentes;

- Acúmulo de líquidos;

- Sangramento de mucosa;

- Irritabilidade.

Principais cuidados

A principal forma de prevenir a dengue é reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti, inseto responsável por transmitir o vírus causador da doença. Para isso, é recomendado:

- Manter reservatórios ou caixas d’água cobertos com tampas, telas ou capas, impedindo que o mosquito Aedes aegypti deposite seus ovos;

- Evitar água parada em pneus, latas, garrafas vazias ou calhas;

- Realizar a limpeza regular da caixa d’água.

Além disso, alguns cuidados de proteção individual são fundamentais, principalmente em áreas de alto risco para a picada do mosquito. Assim, é indicado a utilização de: camisas ou calças para cobrir regiões do corpo que ficam mais expostas; telas mosqueteiras em portas, janelas e/ou sobre a cama; e repelentes à base de DEET (N-N-dietilmetatoluamida), IR3535 ou Icaridina.

FONTE: UOL

Voltar