Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

22/03/2024 - 58% DOS BRASILEIROS QUEREM QUE REELEIÇÃO SEJA MANTIDA; 41% SÃO CONTRA

A maioria dos brasileiros é contra o fim da reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos. Uma proposta de emenda à Constituição em tramitação no Senado pretende acabar com a possibilidade de reeleição para o Executivo. De acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (22), 58% do eleitorado defende o direito de que titulares desses cargos busquem um segundo mandato consecutivo. Outros 41% são contrários à reeleição. Os demais não souberam responder.

Pela proposta capitaneada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com o fim da reeleição, os mandatos de presidente, prefeito, governador, deputado estadual, deputado federal e vereador passarão a ter cinco anos, em vez dos atuais quatro. Já o dos senadores passaria de oito para dez anos. A possibilidade de concorrer a um novo mandato continuará aberta aos que exercem cargo no Legislativo.

O presidente Lula já sinalizou a Pacheco que é contra a medida. Para ele, não é possível cumprir todos os compromissos eleitorais e fazer transformações profundas em quatro ou cinco anos. O presidente do Senado defende, além do fim da reeleição e do aumento dos mandatos, que as eleições sejam coincidentes, em vez de dois em dois anos. Na avaliação do senador, os mandatários assumem pensando na reeleição, o que, na opinião dele, é prejudicial para o país, assim como a realização de eleições a cada dois anos.

Caso seja aprovada, a PEC não vedará o direito de Lula de disputar o novo mandato. Haveria um período de transição, ainda a ser definido.

O apoio à manutenção do instituto da reeleição é maior entre aqueles que se declaram “muito” ou “um pouco” petistas. Nesse grupo, o índice dos defensores do direito à disputa de um novo mandato é de 67%. Já entre os que se identificam como bolsonaristas, esse percentual fica em 54%.

Eleitores de 16 a 24 anos são os mais entusiasmados no apoio, com 71%, enquanto 47% dos mais velhos defendem o fim da possibilidade. Defendem mais a reeleição os menos instruídos (61%) e os mais ricos (62%). O Datafolha ouviu 2.002 pessoas em 147 cidades do país nos dias 19 e 20 de março.

FONTE: UOL

Voltar