PORTARIA DG/ANTT N° 477
DISPOSIÇÕES
PORTARIA ANTT N° 11, de 22.05.2023
(DOU de 23.05.2023)
O SUPERINTENDENTE DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO E MULTIMODAL DE CARGAS - ANTT, no uso da atribuição que lhe confere a alínea "b", do artigo 1° da Portaria DG/ANTT n° 477, de 18 de outubro de 2017, e em conformidade com a Resolução n° 5.867, de 14 de janeiro de 2020, tendo em vista o que consta do Processo n° 50500.093742/2021- 41,
RESOLVE:
Art. 1° Reajustar os coeficientes dos pisos mínimos previstos no Anexo II da Resolução n° 5.867, de 14 de janeiro de 2020, em razão do disposto no § 3° do art. 5° da Lei n° 13.703, de 8 de agosto de 2018, que passam a vigorar nos termos do Anexo a esta Portaria.
Art. 2° Alterar o item XVIII. Pcomb: Preço de mercado do combustível praticado na bomba dos postos de varejo: Preço de mercado do combustível praticado na bomba dos postos de varejo, da Portaria SUROC n° 04, de 20 de janeiro de 2023, que passa a vigorar com a seguinte redação:
"XVIII. Pcomb: Preço de mercado do combustível praticado na bomba dos postos de varejo: Preço de mercado do combustível praticado na bomba dos postos de varejo: R$ 5,46 por litro, referente à semana de 14/05 a 20/05 de 2023 Diesel (S10), média Brasil - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP." (NR)
Art. 3° Revogar a Portaria SUROC n° 08, de 25 de abril de 2023.
Art. 4° Esta Portaria entra em vigor na data da sua publicação.
José Aires Amaral Filho
ANEXO
COEFICIENTES DE PISOS MÍNIMOS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA
TABELA A
TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA LOTAÇÃO
#Tipo de carga |
Coeficiente de custo |
unidade |
Número de eixos carregados do veículo combinado |
|||||||
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
9 |
||||
1 |
Granel sólido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,0540 |
3,9114 |
4,3529 |
4,9804 |
5,6774 |
6,3375 |
7,1077 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
338,10 |
407,26 |
399,71 |
444,20 |
497,22 |
604,51 |
625,65 |
||
2 |
Granel líquido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,1071 |
3,9789 |
4,3895 |
5,0931 |
5,7901 |
6,5062 |
7,2755 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
346,40 |
419,52 |
397,30 |
462,71 |
515,74 |
638,41 |
659,31 |
||
3 |
Frigorificada ou Aquecida |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,6030 |
4,5800 |
5,1439 |
6,0043 |
6,7951 |
7,4365 |
8,3552 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
384,00 |
454,36 |
458,15 |
543,99 |
597,02 |
699,18 |
729,64 |
||
4 |
Conteinerizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,8938 |
4,3441 |
4,9778 |
5,6748 |
6,3384 |
7,0990 |
|
Carga e descarga (CC) |
R$ |
402,43 |
397,30 |
443,48 |
496,50 |
604,75 |
623,25 |
|||
5 |
Carga Geral |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,0444 |
3,8938 |
4,3441 |
4,9778 |
5,6748 |
6,3384 |
7,0990 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
335,46 |
402,43 |
397,30 |
443,48 |
496,50 |
604,75 |
623,25 |
||
6 |
Neogranel |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,7388 |
3,8938 |
4,3686 |
4,9778 |
5,6748 |
6,3384 |
7,0990 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
335,46 |
402,43 |
404,03 |
443,48 |
496,50 |
604,75 |
623,25 |
||
7 |
Perigosa (granel sólido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,6842 |
4,5416 |
5,0045 |
5,6321 |
6,3291 |
7,0046 |
7,7835 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
458,23 |
527,39 |
522,28 |
566,78 |
619,80 |
731,34 |
754,84 |
||
8 |
Perigosa (granel líquido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,7527 |
4,6244 |
5,0341 |
5,7376 |
6,4347 |
7,1662 |
7,9441 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
477,05 |
550,17 |
530,40 |
595,81 |
648,84 |
775,76 |
799,02 |
||
9 |
Perigosa (frigorificada ou aquecida) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,0936 |
5,0705 |
5,6407 |
6,5011 |
7,2919 |
7,9534 |
8,8832 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
470,75 |
541,11 |
548,09 |
633,93 |
686,96 |
794,64 |
828,17 |
||
10 |
Perigosa (conteinerizada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,1885 |
4,6603 |
5,2940 |
5,9910 |
6,6700 |
7,4392 |
|
Carga e descarga (CC) |
R$ |
479,96 |
477,28 |
523,46 |
576,48 |
688,98 |
709,84 |
|||
11 |
Perigosa (carga geral) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,3392 |
4,1885 |
4,6603 |
5,2940 |
5,9910 |
6,6700 |
7,4392 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
412,99 |
479,96 |
477,28 |
523,46 |
576,48 |
688,98 |
709,84 |
||
12 |
Carga Granel Pressurizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
5,2115 |
5,9086 |
7,4450 |
||||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
507,77 |
560,79 |
718,41 |
Nota: As células sem valores de coeficiente de custos se referem a veículos combinados com número de eixos não utilizadas para o tipo de carga avaliado no mercado de transporte rodoviário de cargas do Brasil
TABELA B
OPERAÇÕES EM QUE HAJA A CONTRATAÇÃO APENAS DO VEÍCULO AUTOMOTOR DE CARGAS
#Tipo de carga |
Coeficiente de custo |
unidade |
Número de eixos carregados do veículo combinado |
|||||||
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
9 |
||||
1 |
Granel sólido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,9778 |
4,4589 |
5,1560 |
5,6233 |
6,0613 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
361,24 |
397,80 |
450,82 |
537,43 |
531,89 |
||||
2 |
Granel líquido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,0232 |
4,5043 |
5,2014 |
5,6687 |
6,1067 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
361,24 |
397,80 |
450,82 |
537,43 |
531,89 |
||||
3 |
Frigorificada ou Aquecida |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,6771 |
5,2407 |
6,0315 |
6,5142 |
7,0754 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
394,43 |
430,99 |
484,02 |
574,88 |
571,69 |
||||
4 |
Conteinerizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,9778 |
4,4589 |
5,1560 |
5,6233 |
6,0613 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
361,24 |
397,80 |
450,82 |
537,43 |
531,89 |
||||
5 |
Carga Geral |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,9778 |
4,4589 |
5,1560 |
5,6233 |
6,0613 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
361,24 |
397,80 |
450,82 |
537,43 |
531,89 |
||||
6 |
Neogranel |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,9778 |
4,4589 |
5,1560 |
5,6233 |
6,0613 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
361,24 |
397,80 |
450,82 |
537,43 |
531,89 |
||||
7 |
Perigosa (granel sólido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,6295 |
5,1106 |
5,8077 |
6,2904 |
6,7370 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
483,82 |
520,37 |
573,40 |
664,26 |
661,07 |
||||
8 |
Perigosa (granel líquido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,6678 |
5,1489 |
5,8459 |
6,3287 |
6,7753 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
494,34 |
530,90 |
583,92 |
674,78 |
671,59 |
||||
9 |
Perigosa (frigorificada ou aquecida) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
5,1739 |
5,7375 |
6,5283 |
7,0311 |
7,6034 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
484,37 |
520,93 |
573,96 |
670,34 |
670,22 |
||||
10 |
Perigosa (conteinerizada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,2940 |
4,7751 |
5,4722 |
5,9549 |
6,4016 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
441,22 |
477,78 |
530,80 |
621,66 |
618,47 |
||||
11 |
Perigosa (carga geral) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,2940 |
4,7751 |
5,4722 |
5,9549 |
6,4016 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
441,22 |
477,78 |
530,80 |
621,66 |
618,47 |
||||
12 |
Carga Granel Pressurizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,4589 |
5,1560 |
6,0613 |
||||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
397,80 |
450,82 |
531,89 |
Nota: As células sem valores de coeficiente de custos se referem a veículos combinados com número de eixos não utilizadas para o tipo de carga avaliado no mercado de transporte rodoviário de cargas do Brasil
TABELA C
TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA LOTAÇÃO DE ALTO DESEMPENHO
#Tipo de carga |
Coeficiente de custo |
unidade |
Número de eixos carregados do veículo combinado |
|||||||
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
9 |
||||
1 |
Granel sólido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,6706 |
3,3668 |
3,8472 |
4,3710 |
4,9445 |
5,3916 |
6,1331 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
139,60 |
154,50 |
156,39 |
165,98 |
177,40 |
206,63 |
214,57 |
||
2 |
Granel líquido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,7044 |
3,4057 |
3,8895 |
4,4406 |
5,0141 |
5,4812 |
6,2224 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
141,38 |
157,14 |
155,87 |
169,97 |
181,39 |
213,93 |
221,82 |
||
3 |
Frigorificada ou Aquecida |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,1930 |
4,0059 |
4,5888 |
5,2491 |
5,9163 |
6,3678 |
7,2422 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
162,74 |
177,90 |
183,29 |
201,79 |
213,21 |
243,16 |
254,13 |
||
4 |
Conteinerizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,3604 |
3,8441 |
4,3701 |
4,9436 |
5,3919 |
6,1299 |
|
Carga e descarga (CC) |
R$ |
153,46 |
155,87 |
165,82 |
177,25 |
206,68 |
214,05 |
|||
5 |
Carga Geral |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,6671 |
3,3604 |
3,8441 |
4,3701 |
4,9436 |
5,3919 |
6,1299 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
139,03 |
153,46 |
155,87 |
165,82 |
177,25 |
206,68 |
214,05 |
||
6 |
Neogranel |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,3615 |
3,3604 |
3,8529 |
4,3701 |
4,9436 |
5,3919 |
6,1299 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
139,03 |
153,46 |
157,32 |
165,82 |
177,25 |
206,68 |
214,05 |
||
7 |
Perigosa (granel sólido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,1012 |
3,7973 |
4,2999 |
4,8238 |
5,3972 |
5,8609 |
6,6117 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
178,73 |
193,63 |
197,11 |
206,70 |
218,12 |
250,09 |
259,56 |
||
8 |
Perigosa (granel líquido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,1257 |
3,8271 |
4,3105 |
4,8617 |
5,4352 |
5,9190 |
6,6694 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
182,79 |
198,54 |
198,86 |
212,95 |
224,38 |
259,67 |
269,08 |
||
9 |
Perigosa (frigorificada ou aquecida) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,5857 |
4,3987 |
4,9887 |
5,6490 |
6,3162 |
6,7893 |
7,6757 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
198,65 |
213,82 |
221,27 |
239,76 |
251,19 |
284,71 |
297,66 |
||
10 |
Perigosa (conteinerizada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,5548 |
4,0606 |
4,5866 |
5,1601 |
5,6251 |
6,3723 |
|
Carga e descarga (CC) |
R$ |
183,41 |
187,41 |
197,36 |
208,79 |
240,97 |
249,86 |
|||
11 |
Perigosa (carga geral) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,8615 |
3,5548 |
4,0606 |
4,5866 |
5,1601 |
5,6251 |
6,3723 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
168,98 |
183,41 |
187,41 |
197,36 |
208,79 |
240,97 |
249,86 |
||
12 |
Carga Granel Pressurizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,4541 |
5,0275 |
6,2542 |
||||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
179,67 |
191,10 |
234,56 |
Nota: As células sem valores de coeficiente de custos se referem a veículos combinados com número de eixos não utilizadas para o tipo de carga avaliado no mercado de transporte rodoviário de cargas do Brasil
TABELA D
OPERAÇÕES EM QUE HAJA A CONTRATAÇÃO APENAS DO VEÍCULO AUTOMOTOR DE CARGAS DE ALTO DESEMPENHO
#Tipo de carga |
Coeficiente de custo |
unidade |
Número de eixos carregados do veículo combinado |
|||||||
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
9 |
||||
1 |
Granel sólido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,5227 |
3,9186 |
4,4921 |
4,7685 |
5,2400 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
148,10 |
155,98 |
167,40 |
192,17 |
194,36 |
||||
2 |
Granel líquido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,5681 |
3,9640 |
4,5374 |
4,8139 |
5,2854 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
148,10 |
155,98 |
167,40 |
192,17 |
194,36 |
||||
3 |
Frigorificada ou Aquecida |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,2313 |
4,7097 |
5,3769 |
5,6700 |
6,2653 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
169,56 |
177,44 |
188,86 |
216,38 |
220,09 |
||||
4 |
Conteinerizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,5227 |
3,9186 |
4,4921 |
4,7685 |
5,2400 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
148,10 |
155,98 |
167,40 |
192,17 |
194,36 |
||||
5 |
Carga Geral |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,5227 |
3,9186 |
4,4921 |
4,7685 |
5,2400 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
148,10 |
155,98 |
167,40 |
192,17 |
194,36 |
||||
6 |
Neogranel |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,5227 |
3,9186 |
4,4921 |
4,7685 |
5,2400 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
148,10 |
155,98 |
167,40 |
192,17 |
194,36 |
||||
7 |
Perigosa (granel sólido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,9754 |
4,3713 |
4,9448 |
5,2379 |
5,7186 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
188,82 |
196,70 |
208,12 |
235,64 |
239,35 |
||||
8 |
Perigosa (granel líquido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,9891 |
4,3850 |
4,9585 |
5,2516 |
5,7323 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
191,09 |
198,96 |
210,39 |
237,91 |
241,62 |
||||
9 |
Perigosa (frigorificada ou Aquecida) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,6312 |
5,1096 |
5,7768 |
6,0915 |
6,6988 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
207,54 |
215,42 |
226,84 |
257,93 |
263,63 |
||||
10 |
Perigosa (conteinerizada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,7392 |
4,1351 |
4,7086 |
5,0017 |
5,4824 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
179,64 |
187,52 |
198,94 |
226,46 |
230,18 |
||||
11 |
Perigosa (carga geral) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,7392 |
4,1351 |
4,7086 |
5,0017 |
5,4824 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
179,64 |
187,52 |
198,94 |
226,46 |
230,18 |
||||
12 |
Carga Granel Pressurizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,9186 |
4,4921 |
5,2400 |
||||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
155,98 |
167,40 |
194,36 |
Nota: As células sem valores de coeficiente de custos se referem a veículos combinados com número de eixos não utilizadas para o tipo de carga avaliado no mercado de transporte rodoviário de cargas do Brasil