CONSIGNAÇÃO MERCANTIL

Sumário

1. Introdução
2. Conceito
3. Exemplo
4. Fluxograma
5. Notas Fiscais Eletrônicas – NF-e
6. Reajuste de Preço

1. INTRODUÇÃO

Na presente matéria, serão abordados os aspectos fiscais básicos pertinentes à operação de consignação industrial.

2. CONCEITO

A operação de consignação industrial configura-se pela remessa de mercadoria a ser aplicada ou consumida no processo industrial, pelo destinatário, cujo desembolso monetário poderá ser planejado pelo adquirente, no momento em que de fato utilizar o produto, quando dar-se-á o faturamento e assim a compra.

3. EXEMPLO

O contribuinte A remete 100 unidadesda mercadoria X para o contribuinte B para que esse a aplique em seu processo industrial.

Ao fim do mês, 30 das 100 unidades foram consumidas na atividade industrial do contribuinte B.

Neste ato, o contribuinte B devolve, simbolicamente, as 30 unidades da mercadoria para o contribuinte A, que emite a NF-e de transmissão da propriedade para B.
As outras 70 unidades podem permanecer na posse de B, tendo sua propriedade mantida com B, ou podem ser devolvidas efetivamente para A.

4. FLUXOGRAMA

OBS.: Para a definição da incidência de ICMS, deve-se levar em conta questões sobre diferimento total e parcial, não incidência, isenção e redução de base de cálculo.

5. NOTAS FISCAIS ELETRÔNICAS – NFe

CFOP: 5.917/6.917;

Natureza da Operação: “Remessa em Consignação Industrial”.

Informações Complementares: “Será emitida uma Nota Fiscal, para efeito de faturamento, englobando todas as remessas de mercadorias em consignação e utilizadas durante o período de apuração”.

CFOP/Natureza da Operação:

- produção própria: 5.111/6.111 - Venda de produção do estabelecimento remetida anteriormente em consignação industrial;

- mercadoria recebida ou adquirida de terceiros: 5.112/6.112 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros remetida anteriormente em consignação industrial.

Informações Complementares: "Simples Faturamento - Consignação Industrial - NF nº..., de .../.../... (e, se for o caso) Reajuste de Preço - NF nº ..., de .../.../...".

CFOP: 5.919/6.919;

Natureza da Operação: "Devolução Simbólica - Mercadoria em Consignação Industrial".

CFOP: 5.918/6.918;

Natureza da Operação: "Devolução de Mercadoria - Consignação Industrial".

Informações Complementares: "Devolução (Parcial ou Total) - Consignação Industrial - NF nº ..., de .../.../...".

6. REAJUSTE DE PREÇO

Havendo reajuste do preço contratado por ocasião da remessa em consignação industrial, o consignante emitirá NF-e complementar contendo, além dos demais requisitos exigidos, o seguinte:

a) CFOP: 5.917/6.917;

b) a natureza da operação: Reajuste de preço de mercadoria em consignação;

c) a base de cálculo: o valor do reajuste;

d) o destaque do ICMS e do IPI, quando devidos;

e) a expressão "Reajuste de preço de mercadoria em consignação - NF n. .... de ..../..../.... .".

Na hipótese deste artigo, o consignatário lançará a nota fiscal no livro Registro de Entradas, creditando-se do valor do imposto, quando permitido.