LIVROS FISCAIS
Aspectos Gerais
Sumário
1. INTRODUÇÃO
Vez por outra o contribuinte se depara com a dúvida de como proceder quanto à autenticação dos Livros Fiscais, sendo o que trataremos nesta matéria.
2. CONCEITO DE AUTENTICAÇÃO
“Autenticação” é o ato que consiste da aposição de etiqueta com número de controle fornecida pelo sistema SEFA, acima do Termo de Abertura (Anexo D-3), lavrado e assinado pelo contribuinte.
3. AUTENTICAÇÃO PELA INTERNET
A autenticação de livros fiscais deverá ser efetuada por meio da Internet, no endereço da Secretaria da Fazenda http://www.sefaz.rs.gov.br, na opção “Autoatendimento Eletrônico”, pelo próprio contribuinte ou, desde que detenha a guarda dos livros fiscais nos termos previstos no RICMS, Livro II, art. 146, parágrafo único, “a”, pelo responsável pela sua escrita fiscal.
4. OUTRAS HIPÓTESES DE AUTENTICAÇÃO
A autenticação não poderá ser solicitada pela Internet, devendo, obrigatoriamente, ser solicitada na CAC, se o estabelecimento estiver localizado em Porto Alegre, ou na repartição fazendária à qual se vincula o estabelecimento, se estiver localizado no interior do Estado, nas hipóteses em que:
a) referir-se ao RUDFTO;
b) tratar-se de contribuinte baixado;
c) tratar-se de alteração ou cancelamento de autenticação.
Nas hipóteses previstas neste item, a autenticação deverá ser solicitada por escrito, mediante o preenchimento do formulário Anexo D-4, em 1 (uma) via, pelo contribuinte, por seu representante legal ou, desde que detenha a guarda dos livros fiscais nos termos previstos no RICMS, Livro II, art. 146, parágrafo único, “a”, pelo responsável pela sua escrita fiscal.
5. HABILITAÇÃO PARA AUTENTICAÇÃO VIA INTERNET
Para a autenticação de livros fiscais pela Internet, o contribuinte ou o responsável pela sua escrita fiscal deverá habilitar-se, ocasião em que receberá uma senha, mediante apresentação da cédula de identidade e CIC, na CAC, se o estabelecimento estiver localizado em Porto Alegre, ou na repartição fazendária à qual se vincula o estabelecimento, se estiver localizado no interior do Estado.
6. FORNECIMENTO DE ETIQUETA
Após os procedimentos de solicitação, o sistema fornecerá, instantaneamente, etiqueta com o número de controle, que deverá ser colada no respectivo livro fiscal.
Fundamentos Legais: Instrução Normativa nº 45/1998, Título I, Capítulo XII, Seção 1.0.