NBC TR 2400 - APROVAÇÃO
RESOLUÇÃO CFC Nº 1.275, de 27.01.2010
(DOU de 27.01.2010)
Aprova a NBC TR 2400 – Trabalhos de Revisão de Demonstrações Contábeis.
O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,
CONSIDERANDO o processo de convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade aos padrões internacionais;
CONSIDERANDO que o Conselho Federal de Contabilidade é membro associado da Federação Internacional de Contadores (IFAC);
CONSIDERANDO a Política de Tradução e Reprodução de Normas, emitida pela IFAC, em dezembro de 2008;
CONSIDERANDO que a IFAC, como parte do serviço ao interesse público, recomenda que seus membros e associados realizem a tradução das suas normas internacionais e demais publicações;
CONSIDERANDO que, mediante acordo firmado entre as partes, a IFAC autorizou, no Brasil, como tradutores das suas normas e publicações, o Conselho Federal de Contabilidade e o IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil;
CONSIDERANDO que a IFAC, conforme cessão de direitos firmada, outorgou aos órgãos tradutores os direitos de realizar tradução, publicação e distribuição das normas internacionais impressas e em formato eletrônico,
RESOLVE:
Art. 1º - Aprovar a NBC TR 2400 – Trabalhos de Revisão de Demonstrações Contábeis, elaborada de acordo com a sua equivalente internacional ISRE 2400.
Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as Resoluções CFC n.ºs 673/90 e 678/90, publicadas no D.O.U., Seção I, de 27/8/91.
Brasília, 22 de janeiro de 2010.
Contador Juarez Domingues Carneiro
Presidente
Ata CFC nº. 933
NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE
NBC TR 2400 – TRABALHOS DE REVISÃO DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Índice Item
INTRODUÇÃO 1 – 2
OBJETIVO DO TRABALHO DE REVISÃO 3
PRINCÍPIOS GERAIS DO TRABALHO DE REVISÃO 4 – 7
ALCANCE DA REVISÃO 8
SEGURANÇA LIMITADA 9
TERMOS DA CONTRATAÇÃO 10 – 12
PLANEJAMENTO 13 – 15
TRABALHO REALIZADO POR TERCEIROS 16
DOCUMENTAÇÃO 17
PROCEDIMENTOS E EVIDÊNCIA 18 – 22
CONCLUSÃO E RELATÓRIO 23 – 28
Apêndice 1: Exemplo de carta de contratação para revisão de demonstrações contábeis
Apêndice 2: Exemplo de procedimentos detalhados que podem ser realizados em trabalho de revisão de demonstrações contábeis
Apêndice 3: Exemplo de relatório de revisão sem ressalva
Apêndice 4: Exemplos de relatório de revisão com ressalva
Introdução
1. O objetivo desta Norma de Revisão (NBC TR) é estabelecer normas e orientações quanto às responsabilidades profissionais do auditor independente quando este, que não é o auditor da entidade, assume um trabalho de revisão das demonstrações contábeis dessa entidade e quanto à forma e ao conteúdo do relatório emitido pelo auditor independente em conexão com tal revisão. O auditor independente, que é o auditor da entidade contratado para realizar a revisão das informações contábeis intermediárias, realiza a revisão de acordo com a NBC TR 2410.
2. O objetivo desta Norma é orientar a revisão de demonstrações contábeis. Entretanto, esta Norma deve ser aplicada na extensão praticável a trabalhos de revisão de informações contábeis históricas ou de outra natureza. As orientações das normas de auditoria (NBC TAs) podem ser úteis para o auditor independente quando da aplicação desta Norma.
Objetivo do trabalho de revisão
3. O objetivo de uma revisão das demonstrações contábeis é permitir ao auditor independente afirmar se, com base em procedimentos que não fornecem toda a evidência que seria exigida em uma auditoria independente, tomou conhecimento de algum fato que o leve a acreditar que as demonstrações contábeis não tenham sido elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável (asseguração na forma negativa).
Princípios gerais do trabalho de revisão
4. Os princípios fundamentais da ética profissional a serem observados pelos auditores incluem:
(a) integridade;
(b) objetividade;
(c) competência profissional e devido zelo;
(d) confidencialidade; e
(e) comportamento profissional.
Esses princípios estão implícitos no Código de Ética Profissional do Contabilista.
5. O auditor independente deve conduzir a revisão de acordo com esta Norma.
6. O auditor independente deve planejar e realizar a revisão com ceticismo profissional atentando para a possibilidade de haver circunstâncias que causem distorções de forma relevante nas demonstrações contábeis.
7. Para fins de expressar asseguração na forma negativa no relatório de revisão, o auditor independente deve obter evidência apropriada e suficiente principalmente por meio de indagações e procedimentos analíticos que o possibilitem concluir.
Alcance da revisão
8. O termo “alcance da revisão” refere-se a procedimentos de revisão considerados necessários nas circunstâncias para atingir o objetivo da revisão. Os procedimentos necessários para conduzir a revisão de demonstrações contábeis devem ser determinados pelo auditor independente considerando as exigências desta Norma e, quando apropriado, os termos do trabalho de revisão e os requerimentos de relatório.
Segurança limitada
9. O trabalho de revisão fornece um nível de segurança limitada, expresso na forma de asseguração negativa, de que as informações sujeitas à revisão estão livres de distorção relevante.
Termos da contratação
10. O auditor independente e o cliente devem chegar a um acordo sobre os termos da contratação. Os termos acordados devem ser registrados na carta de contratação ou em outro documento cabível, como um contrato.
11. A carta de contratação auxilia no planejamento do trabalho de revisão. É de interesse do auditor independente e do cliente que o auditor independente envie a carta de contratação, documentando os principais termos de sua nomeação. A carta de contratação confirma a aceitação, pelo auditor independente, de sua nomeação e ajuda a evitar mal-entendidos em relação a questões, como alcance da revisão, extensão das responsabilidades do auditor independente e forma dos relatórios a serem emitidos.
12. Os assuntos que devem ser incluídos na carta de contratação são os seguintes:
objetivo do serviço a ser prestado;
responsabilidade da administração sobre as demonstrações contábeis;
alcance da revisão, incluindo referência a esta Norma;
acesso irrestrito a quaisquer registros, documentos e outras informações solicitadas pelo auditor independente em conexão com a revisão;
exemplo do tipo de relatório que se pretende emitir;
o fato de que não se pode depositar confiança de que o trabalho de revisão revele erros, atos ilegais ou outras irregularidades, por exemplo, possíveis fraudes ou desfalques;
a declaração de que não está sendo realizada uma auditoria e que não será expressa uma opinião de auditoria. Para enfatizar essa questão e evitar confusão, o auditor independente deve salientar, também, que o trabalho de revisão não tem por objetivo satisfazer a nenhuma exigência estatutária ou a qualquer requerimento de terceiros para o exame de auditoria.
O Apêndice 1 desta Norma apresenta um exemplo de carta de contratação para revisão de demonstrações contábeis.
Planejamento
13. O auditor independente deve planejar o trabalho de modo a realizar uma revisão eficaz.
14. Ao planejar a revisão das demonstrações contábeis, o auditor independente deve obter ou atualizar seu conhecimento sobre o negócio, incluindo aspectos sobre a organização, os sistemas contábeis e as características operacionais da entidade, assim como a natureza de seus ativos, passivos, receitas e despesas.
15. O auditor independente deve ter entendimento desses assuntos e de outros assuntos relevantes para as demonstrações contábeis, por exemplo, dos métodos de produção e distribuição, das linhas de produto, das instalações operacionais da entidade e das partes relacionadas. O auditor independente precisa desse conhecimento para conseguir fazer indagações relevantes e para planejar procedimentos apropriados, bem como para avaliar as respostas e outras informações obtidas.
Trabalho realizado por terceiros
16. Ao usar trabalho efetuado por outro auditor independente ou especialista, o auditor independente deve estar satisfeito de que o referido trabalho é adequado para fins da revisão.
Documentação
17. O auditor independente deve documentar assuntos que sejam importantes como evidências para fundamentar o relatório de revisão e indicar que a revisão foi efetuada de acordo com esta Norma.
Procedimentos e evidência
18. O auditor independente deve aplicar seu julgamento para determinar a natureza, a época e a extensão específica dos procedimentos de revisão. O auditor independente será orientado por assuntos, como os descritos abaixo:
qualquer conhecimento adquirido na execução de trabalhos de auditoria ou de revisão de demonstrações contábeis de períodos anteriores;
o conhecimento do auditor independente sobre o negócio, incluindo conhecimento das práticas contábeis do setor de atividade em que a entidade opera;
os sistemas contábeis da entidade;
até que ponto um item específico é afetado pelo julgamento da administração;
a materialidade de transações e de saldos de contas.
19. O auditor independente deve aplicar as mesmas considerações de materialidade que seriam aplicadas se estivesse sendo emitida uma opinião de auditoria sobre as demonstrações contábeis. Embora em uma revisão exista risco maior do que em uma auditoria de não se detectar distorção, o julgamento sobre o que é relevante é feito tomando-se por referência as informações sobre as quais o auditor independente está elaborando o seu relatório e as necessidades daqueles que confiam nessas informações independentemente do nível de asseguração proporcionado.
20. Os procedimentos para revisão de demonstrações contábeis normalmente incluem o seguinte:
obtenção de entendimento sobre o negócio da entidade e da indústria na qual ela atua;
indagações sobre as práticas contábeis da entidade;
indagações sobre os procedimentos da entidade para registrar, classificar e resumir transações, assim como coletar informações para divulgação nas demonstrações contábeis e sua elaboração;
indagações sobre todas as afirmações relevantes nas demonstrações contábeis; e
procedimentos analíticos elaborados para identificar relações e itens que parecem não usuais. Esses procedimentos incluem:
comparação das demonstrações contábeis do período sob revisão com demonstrações contábeis de períodos anteriores;
comparação das demonstrações contábeis com resultados e posição financeira estimada (orçamentos ou previsões);
estudo das relações dos elementos das demonstrações contábeis que se esperaria que mantivessem um padrão previsível com base na experiência da entidade ou padrão de entidades do mesmo setor de atividade;
ao aplicar esses procedimentos, o auditor independente deve considerar os tipos de assuntos que necessitaram de ajustes contábeis em períodos anteriores;
indagações sobre decisões tomadas em assembleias de acionistas, reuniões do conselho de administração ou de seus comitês e outras reuniões que possam afetar as demonstrações contábeis;
leitura das demonstrações contábeis para considerar, com base em informações que chegam à atenção do auditor independente, se as demonstrações contábeis estão de acordo com a base contábil indicada;
obtenção de relatórios de outros auditores independentes, se houver, e se for considerado necessário, que tenham sido contratados para auditar ou revisar as demonstrações contábeis de componente da entidade;
indagações às pessoas com responsabilidade por assuntos financeiros e contábeis compreendendo, por exemplo:
se todas as transações foram registradas;
se as demonstrações contábeis foram elaboradas de acordo com a base contábil indicada;
mudanças nas atividades de negócios da entidade e nas suas práticas contábeis;
assuntos identificados durante a aplicação dos procedimentos acima mencionados.
Obtenção de representações formais da administração (Carta de Representação da Administração)
O Apêndice 2 desta Norma apresenta uma lista de procedimentos frequentemente utilizados. A lista não é completa, nem se pretende que todos os procedimentos sugeridos sejam aplicados a todo o trabalho de revisão.
21. O auditor independente deve indagar sobre eventos subsequentes à data das demonstrações contábeis os quais possam resultar em ajuste ou divulgação nas demonstrações contábeis. O auditor independente não tem qualquer responsabilidade pela realização de procedimentos para identificar eventos ocorridos após a data do relatório de revisão.
22. Caso o auditor independente tenha razões para acreditar que as informações sujeitas à revisão estejam distorcidas de forma relevante, o auditor independente deve executar procedimentos adicionais ou mais extensos, conforme necessário, para expressar a asseguração na forma negativa ou confirmar a necessidade de emitir relatório com modificações
Conclusão e relatório
23. O relatório de revisão deve expressar, por escrito e de forma clara, a asseguração na forma negativa. O auditor independente deve revisar e avaliar as conclusões alcançadas por meio da evidência obtida como base para a expressão de asseguração na forma negativa.
24. Com base no trabalho realizado, o auditor independente deve avaliar se qualquer informação obtida durante a revisão indica que as demonstrações contábeis não estão apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
25. O relatório sobre a revisão de demonstrações contábeis descreve o alcance da revisão para possibilitar ao leitor entender a natureza do trabalho realizado e esclarecer que não foi feita uma auditoria e que, portanto, não está sendo emitida uma opinião de auditoria.
26. O relatório sobre a revisão de demonstrações contábeis deve conter os seguintes elementos básicos, normalmente apresentados conforme abaixo:
(a) título (pode ser apropriado utilizar o termo “independente” no título para distinguir o relatório do auditor independente de relatórios emitidos por outros, como empregados graduados ou executivos de clientes, ou mesmo outros profissionais que podem não seguir os mesmos requerimentos estabelecidos no Código de Ética Profissional do Contabilista do CFC);
(b) destinatário;
(c) parágrafo inicial ou introdutório, incluindo:
(i) identificação das demonstrações contábeis submetidas à revisão; e
(ii) declaração de responsabilidade da administração da entidade e do auditor independente;
(d) parágrafo do alcance, descrevendo a natureza da revisão, incluindo:
(i) referência a esta Norma;
(ii) declaração de que a revisão limita-se, principalmente, a indagações e procedimentos analíticos; e
(iii) declaração de que não foi feita uma auditoria; que os procedimentos executados proporcionam menos segurança do que uma auditoria; e que não está sendo emitida uma opinião de auditoria;
(e) conclusão na forma negativa;
(f) local (localidade do escritório de auditoria que emitiu o relatório) e data do relatório do auditor independente;
(g) nome do auditor independente (pessoa física ou jurídica), nome do profissional (sócio ou responsável técnico, no caso de o auditor ser pessoa jurídica);
(h) números de registro no CRC da firma de auditoria e do profissional que assina o relatório; e
(i) assinatura do auditor independente.
Os Apêndices 3 e 4 desta Norma apresentam exemplos de relatórios de revisão.
27. O relatório de revisão deve:
(a) afirmar que, com base na revisão, o auditor independente não tomou conhecimento de nenhum fato que o leve a acreditar que as demonstrações contábeis não estão apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável (asseguração na forma negativa); ou
(b) caso tenham chegado assuntos à atenção do auditor independente que prejudicam a apresentação de forma adequada, em todos os aspectos relevantes, das demonstrações contábeis de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável, o relatório de revisão do auditor deve incluir a descrição dos assuntos e, se praticável, a quantificação dos seus possíveis efeitos; e
(i) expressar uma ressalva sobre a asseguração na forma negativa proporcionada; ou
(ii) quando o efeito do assunto for tão relevante ou estiver disseminado de forma generalizada nas demonstrações contábeis, e o auditor independente concluir que apenas a ressalva não é adequada para divulgar a natureza enganosa ou incompleta das demonstrações contábeis, deve ser emitida uma conclusão adversa, indicando que as demonstrações contábeis não estão apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável; ou
(c) caso haja limitação de alcance relevante, descrever a limitação e:
(i) expressar uma ressalva na asseguração na forma negativa referente aos possíveis ajustes às demonstrações contábeis que poderiam ter sido considerados necessários caso a limitação não tivesse existido; ou
(ii) quando o efeito do assunto é tão relevante e estiver disseminado de forma generalizada e o auditor independente concluir que não é possível proporcionar nenhum nível de segurança, o auditor não apresenta nenhuma asseguração. Nessas situações, as práticas no Brasil têm sido no sentido de o auditor encaminhar uma carta com a descrição da circunstância observada.
28. A data do relatório de revisão do auditor independente deve ser a data em que a revisão for concluída, que inclui a execução de procedimentos relacionados a eventos ocorridos até a data do relatório. Entretanto, considerando que a responsabilidade do auditor independente é emitir relatório sobre as demonstrações contábeis elaboradas e apresentadas pela administração, o relatório de revisão das demonstrações contábeis não deve ser emitido com data anterior à data de aprovação das demonstrações contábeis pela administração.
Apêndice 1
Exemplo de carta de contratação para revisão de demonstrações contábeis
A carta a seguir deve ser usada como orientação juntamente com a consideração descrita no item 10 desta Norma e deve ser adaptada de acordo com as exigências e circunstâncias específicas.
Ao Conselho de Administração (ou representante qualificado da administração):
A finalidade desta carta é confirmar nosso entendimento sobre os termos e objetivos da nossa contratação e sobre a natureza e limitações dos serviços a serem prestados.
Serão prestados os seguintes serviços:
Revisaremos o balanço patrimonial da Empresa ABC em 31 de dezembro de 20XX e as respectivas demonstrações do resultado, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o exercício findo em 31 de dezembro de 20XX, em conformidade com as normas brasileiras e internacionais de revisão. Não realizaremos uma auditoria das demonstrações contábeis e, consequentemente, não expressaremos uma opinião sobre essas demonstrações, emitindo um relatório como segue:
(ver Apêndice 3 desta Norma)
A administração da entidade é responsável pela elaboração das demonstrações contábeis, com a inserção das divulgações adequadas. Isso inclui a manutenção de registros contábeis e controles internos adequados e a seleção e a aplicação de políticas contábeis.
Como parte do processo de revisão, solicitaremos representações formais (Carta de Representação da Administração) referentes às afirmações feitas em conexão com a revisão.
Nosso trabalho não assegura a descoberta da existência de fraudes, erros ou atos ilegais. Entretanto, informaremos sobre quaisquer assuntos relevantes dos quais tomamos conhecimento.
Solicitamos que assinem e nos devolvam a cópia anexa a esta carta, indicando sua aprovação com os entendimentos sobre a nossa revisão das demonstrações contábeis.
XYZ & Co
Aceitação em nome da Empresa ABC
(assinatura)
....................
Nome e cargo
Data
Apêndice 2
Exemplo de procedimentos detalhados que podem ser executados em trabalho de revisão de demonstrações contábeis
1. Os procedimentos de indagação e revisão analítica realizados em uma revisão de demonstrações contábeis são determinados pelo julgamento do auditor independente. A lista de procedimentos abaixo tem finalidade apenas ilustrativa. Não se pretende que todos os procedimentos sugeridos sejam aplicados a todo trabalho de revisão. Este Apêndice não visa servir como programa de trabalho ou lista de verificação na condução da revisão.
Geral
2. Discutir os termos e o alcance da revisão com o cliente e a equipe de trabalho.
3. Elaborar carta de contratação, estabelecendo os termos e o alcance da revisão.
4. Obter entendimento das atividades de negócio da entidade e do sistema utilizado para registro das informações contábeis e elaboração das demonstrações contábeis.
5. Indagar se todas as informações financeiras são registradas:
(a) de forma completa;
(b) tempestivamente; e
(c) após a autorização necessária.
6. Obter o balancete e verificar se está em conformidade com o razão geral e as demonstrações contábeis.
7. Considerar os resultados de auditorias e revisões anteriores, incluindo os ajustes contábeis necessários.
8. Indagar se ocorreram mudanças significativas na entidade em relação ao exercício anterior (por exemplo, mudanças no controle da entidade ou na estrutura do capital).
9. Indagar sobre as políticas contábeis e verificar se:
(a) estão em conformidade com as práticas contábeis aplicáveis;
(b) foram aplicadas de forma adequada; e
(c) foram aplicadas de maneira uniforme e, caso contrário, considerar se quaisquer alterações nas políticas contábeis foram divulgadas.
10. Ler as atas das assembleias de acionistas, das reuniões do conselho de administração e de outros comitês para identificar assuntos que possam ser importantes para a revisão.
11. Indagar se as medidas aprovadas em assembleias de acionistas, reuniões de conselho de administração, ou outras reuniões que afetam as demonstrações contábeis estão refletidas de maneira apropriada nas referidas demonstrações contábeis.
12. Indagar sobre a existência de transações com partes relacionadas, como elas foram registradas e se essas transações foram divulgadas de forma adequada.
13. Indagar sobre contingências e compromissos.
14. Indagar sobre os planos para descontinuar ativos relevantes ou segmentos de negócios.
15. Obter as demonstrações contábeis e discuti-las com a administração.
16. Considerar a adequação das divulgações nas demonstrações contábeis e sua conformidade em relação à classificação e à apresentação.
17. Comparar os resultados apresentados nas demonstrações contábeis do período corrente com aqueles apresentados nas demonstrações contábeis de períodos anteriores e, caso estejam disponíveis, com orçamentos e projeções.
18. Obter explicações da administração sobre quaisquer variações não usuais ou inconsistências nas demonstrações contábeis.
19. Considerar o efeito de quaisquer erros não ajustados, individualmente ou no conjunto. Levar os erros ao conhecimento da administração e determinar como os erros não ajustados terão influência no relatório de revisão.
20. Obter Carta de Representação da Administração.
Caixa e equivalentes de caixa
21. Obter as conciliações bancárias. Indagar aos empregados do cliente sobre quaisquer itens de conciliação antigos ou não usuais.
22. Indagar sobre transferências entre contas no período anterior e posterior à data da revisão.
23. Indagar se existe qualquer restrição sobre as contas de caixa ou equivalentes de caixa.
Contas a receber
24. Indagar sobre as políticas contábeis para o registro inicial das contas a receber e verificar se é dado algum desconto nessas transações.
25. Obter relatório analítico das contas a receber e verificar se o total está em conformidade com o balancete.
26. Obter e considerar as explicações sobre as variações significativas nos saldos contábeis em relação aos de períodos anteriores ou estimados.
27. Obter análise por vencimento das contas a receber e indagar sobre o motivo de valores altos não usuais, saldos credores ou saldos não usuais e sobre a possibilidade de recebimento das contas a receber.
28. Discutir com a administração a classificação das contas a receber, incluindo saldos de longo prazo, saldos credores líquidos e valores devidos pelos acionistas, diretores e outras partes relacionadas nas demonstrações contábeis.
29. Indagar sobre o método de identificação das contas com atraso e de estabelecimento da provisão para créditos de liquidação duvidosa, considerando-o para observar a razoabilidade.
30. Indagar se as contas a receber foram dadas como garantia, negociadas ou descontadas.
31. Indagar sobre os procedimentos aplicados para assegurar que o corte adequado das transações de vendas e devoluções tenha sido efetuado.
32. Indagar se as contas representam mercadorias enviadas em consignação e, caso representem, se foram feitos ajustes para reverter essas transações e incluir as mercadorias no estoque.
33. Indagar se foram emitidas notas de crédito (reduções) após a data do balanço relacionadas à receita registrada e se foi constituída provisão para esses valores.
Estoques
34. Obter a lista do estoque e determinar se:
(a) o total está em conformidade com o saldo do balancete; e
(b) a lista baseia-se na contagem física do estoque.
35. Indagar sobre o método para realizar a contagem do estoque.
36. Caso a contagem física não tenha sido realizada até a data do balanço, indagar se:
(a) o sistema permanente de estoque é utilizado e se são feitas comparações periódicas com as quantidades reais em estoque; e
(b) o sistema de custo integrado é utilizado e se, historicamente, ele tem disponibilizado informações confiáveis.
37. Discutir ajustes realizados resultantes da última contagem física do estoque.
38. Indagar sobre os procedimentos aplicados para controlar o corte e quaisquer movimentações no estoque.
39. Indagar sobre a base utilizada para avaliar cada categoria do estoque e, em particular, em relação à eliminação de lucros entre entidades do mesmo grupo. Indagar se o estoque é avaliado pelo menor valor entre o custo e o valor líquido de realização.
40. Considerar a consistência com a qual os métodos de avaliação de estoque foram aplicados, incluindo fatores, tais como material, mão-de-obra e gastos gerais.
41. Comparar os valores das principais categorias do estoque com os valores dos períodos anteriores e com os que foram previstos para o período corrente. Indagar sobre as principais variações e diferenças.
42. Comparar a movimentação do estoque com a dos períodos anteriores.
43. Indagar sobre o método utilizado para identificar estoque de giro lento e obsoleto e se esse estoque foi registrado pelo valor líquido de realização.
44. Indagar se algum estoque foi consignado à entidade e, caso tenha sido, se foram feitos ajustes para excluir essas mercadorias do estoque da entidade.
45. Indagar se algum estoque foi dado como garantia, ou armazenado em outros locais ou foi dado em consignação a outras partes, além de considerar se essas transações foram registradas de forma adequada.
Investimentos (incluindo empresas coligadas e títulos e valores mobiliários)
46. Obter a relação dos investimentos na data do balanço e determinar se eles estão em conformidade com o balancete.
47. Indagar sobre a política contábil aplicada aos investimentos.
48. Indagar à administração sobre os valores contábeis dos investimentos. Considerar se há quaisquer problemas de realização.
49. Considerar se houve registro adequado para ganhos, perdas e receitas decorrentes de investimento.
50. Indagar sobre a classificação de investimentos de longo e de curto prazos.
Imobilizado e depreciação
51. Obter a relação do imobilizado indicando o custo e a depreciação acumulada, além de verificar se está em conformidade com o balancete.
52. Indagar sobre a política contábil aplicada com relação à depreciação e à distinção entre itens de capital e de manutenção. Considerar se o imobilizado sofreu redução significativa e permanente no seu valor.
53. Discutir com a administração as adições e baixas das contas do imobilizado e o registro de ganhos e perdas com vendas ou baixas. Indagar se todas essas transações foram registradas.
54. Indagar sobre a consistência com a qual o método de depreciação e as taxas foram aplicados e comparar as despesas de depreciação com os exercícios anteriores.
55. Indagar se algum bem do imobilizado foi dado em garantia.
56. Discutir se os contratos de arrendamento mercantil foram adequadamente refletidos nas demonstrações contábeis, de acordo com as normas contábeis vigentes.
Despesas antecipadas, intangíveis e outros ativos
57. Obter demonstrativos identificando a natureza dessas contas e discutir com a administração a possibilidade de sua recuperação nas operações da entidade.
58. Indagar sobre a base utilizada para registrar essas contas e sobre os métodos de amortização utilizados.
59. Comparar os saldos das contas de despesas relacionadas com aqueles de períodos anteriores, além de discutir as variações significativas com a administração.
60. Discutir com a administração a classificação entre as contas de longo e de curto prazos.
Empréstimos a pagar
61. Obter da administração a lista dos empréstimos a pagar e verificar se o total está em conformidade com o balancete.
62. Indagar se há algum empréstimo em que a administração não cumpriu as cláusulas do contrato e, em caso afirmativo, indagar sobre as ações da administração, e se foram feitos ajustes adequados às demonstrações contábeis.
63. Considerar a razoabilidade da despesa de juros em relação aos saldos do empréstimo.
64. Indagar se os empréstimos a pagar estão garantidos.
65. Indagar se os empréstimos a pagar foram classificados em circulante e não circulante.
Contas a pagar
66. Indagar sobre as políticas contábeis para o registro inicial de contas a pagar e determinar se a entidade tem direito a algum abatimento sobre as transações.
67. Obter e considerar as justificativas sobre as variações significativas dos saldos contábeis em relação aos saldos de períodos anteriores ou que foram estimados.
68. Obter a lista das contas a pagar e verificar se o total está em conformidade com o balancete.
69. Indagar se os saldos estão conciliados com os extratos fornecidos pelos credores e compará-los com os saldos de períodos anteriores. Comparar a movimentação com os períodos anteriores.
70. Considerar a possibilidade de haver passivos relevantes não registrados.
71. Indagar se as contas a pagar aos acionistas, aos diretores e a outras partes relacionadas estão divulgadas separadamente.
Provisões e Contingências
72. Obter demonstrativo das provisões e verificar se o total está em conformidade com o balancete.
73. Comparar os principais saldos de contas de despesas relacionadas com essas provisões com aqueles de períodos anteriores.
74. Indagar sobre aprovações para essas provisões, prazos de pagamento, cumprimento dos prazos, garantias e classificação.
75. Indagar sobre o método para determinar as provisões no correto período de competência.
76. Indagar sobre a natureza dos valores provisionados relacionados com passivos contingentes e compromissos.
77. Indagar se existe algum passivo que não tenha sido registrado ou contingência (perda possível, mas não provável) que não tenha sido divulgada. Caso exista, discutir com a administração o registro ou a necessária divulgação nas notas explicativas das demonstrações contábeis.
Imposto de renda e outros impostos
78. Indagar aos administradores se houve algum evento, incluindo litígios com autoridades fiscais, que poderia ter efeito significativo nos tributos a pagar pela entidade.
79. Considerar a despesa tributária em relação ao lucro da entidade no período.
80. Indagar aos administradores sobre a adequação dos passivos tributários, correntes e dos ativos ou passivos diferidos, incluindo as provisões relacionadas aos períodos anteriores.
Eventos subsequentes
81. Obter da administração as últimas demonstrações contábeis intermediárias e compará-las com as demonstrações contábeis que estão sendo revisadas ou com aquelas para períodos comparáveis do exercício anterior.
82. Indagar sobre os eventos após a data do balanço que possam ter efeito relevante sobre as demonstrações contábeis que estão sendo revisadas e, principalmente, indagar se:
(a) houve algum compromisso significativo ou incerteza após a data do balanço;
(b) ocorreu alguma mudança significativa no capital social, na dívida de longo prazo ou no capital de giro até a data da indagação; e
(c) foram feitos ajustes não usuais durante o período entre a data do balanço e a data da indagação.
Considerar a necessidade de ajustes ou divulgação de informações nas demonstrações contábeis
83. Obter e ler as atas das assembleias dos acionistas, das reuniões de conselho de administração e de outros comitês após a data do balanço.
Litígios
84. Indagar à administração se a entidade está envolvida em qualquer ameaça de processo ou em processo judicial, pendente ou em andamento. Considerar o efeito desses processos nas demonstrações contábeis.
Patrimônio líquido
85. Obter e considerar o demonstrativo das transações nas contas do patrimônio líquido, incluindo novas emissões de ações, cancelamentos e dividendos.
86. Indagar se há alguma restrição sobre os lucros acumulados ou sobre outras contas do patrimônio líquido.
Operações
87. Comparar os resultados do período corrente com os dos períodos anteriores e com os valores estimados para o período corrente. Discutir as variações significativas com a administração.
88. Discutir se as principais receitas e despesas foram reconhecidas nos períodos adequados.
89. Considerar itens extraordinários e não usuais.
90. Considerar e discutir com a administração a relação entre itens da conta de receita e avaliar a sua razoabilidade no contexto de relações similares nos períodos anteriores e com outras informações disponíveis ao auditor.
Apêndice 3
Exemplo de relatório de revisão sem ressalva
RELATÓRIO DE REVISÃO DOS AUDITORES INDEPENDENTES
Revisamos o balanço patrimonial da Empresa ABC em 31 de dezembro de 20XX e as respectivas demonstrações do resultado, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o exercício findo naquela data, elaborados sob a responsabilidade de sua administração. Nossa responsabilidade é emitir um relatório sobre essas demonstrações contábeis com base em nossa revisão.
Nossa revisão foi efetuada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de revisão. Essas normas requerem que a revisão seja planejada e executada com o objetivo de obter segurança limitada de que as demonstrações contábeis apresentadas estão livres de distorção relevante. Uma revisão está limitada, principalmente, a indagações ao pessoal da entidade e a aplicação de procedimentos analíticos aos dados financeiros e, portanto, proporcionam menos segurança do que uma auditoria. Não realizamos uma auditoria e, consequentemente, não expressamos uma opinião de auditoria.
Com base em nossa revisão, não temos conhecimento de nenhum fato que nos leve a acreditar que as demonstrações contábeis não estão apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com as práticas contábeis adotadas no Brasil (ou outra estrutura de relatório financeiro aplicável).
Local (localidade do escritório de auditoria que emitiu o relatório) e data do relatório do auditor independente.
Nome do auditor independente (pessoa física ou jurídica), nome do profissional (sócio ou responsável técnico, no caso de o auditor ser pessoa jurídica), números de registro no CRC da firma de auditoria e do profissional que assina o relatório.
Assinatura do auditor independente.
Apêndice 4
Exemplo de relatório de revisão com ressalva
Ressalva por desvio na aplicação das práticas contábeis aplicáveis
RELATÓRIO DE REVISÃO DOS AUDITORES INDEPENDENTES
Revisamos o balanço patrimonial da Empresa ABC em 31 de dezembro de 20XX e as respectivas demonstrações do resultado, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o exercício findo naquela data, elaborados sob a responsabilidade de sua administração. Nossa responsabilidade é emitir relatório sobre essas demonstrações contábeis com base em nossa revisão.
Nossa revisão foi efetuada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de revisão. Essas normas requerem que a revisão seja planejada e executada com o objetivo de obter segurança limitada de que as demonstrações contábeis apresentadas estão livres de distorção relevante. Uma revisão está limitada, principalmente, a indagações ao pessoal da entidade e a aplicação de procedimentos analíticos aos dados financeiros e, portanto, proporcionam menos segurança do que uma auditoria. Não realizamos uma auditoria e, consequentemente, não expressamos uma opinião de auditoria.
Fomos informados pela administração de que os estoques foram avaliados ao custo, que é superior ao valor líquido de realização. A apuração da administração, por nós revisada, mostra que caso os estoques tivessem sido avaliados pelo menor valor entre o custo e o valor líquido de realização, conforme requerido pelas práticas contábeis adotadas no Brasil (ou outra estrutura de relatório financeiro aplicável), os estoques teriam sido reduzidos em $ X e o resultado líquido, assim como o patrimônio líquido, teria sido reduzido em $ Y, após considerar os efeitos tributários.
Com base em nossa revisão, exceto pelos efeitos da superavaliação dos estoques descrita no parágrafo anterior, não temos conhecimento de nenhum outro fato que nos leve a acreditar que as demonstrações contábeis não estão apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil (ou outra estrutura de relatório financeiro aplicável).
Local (localidade do escritório de auditoria que emitiu o relatório) e data do relatório do auditor independente.
Nome do auditor independente (pessoa física ou jurídica), nome do profissional (sócio ou responsável técnico, no caso de o auditor ser pessoa jurídica), números de registro no CRC da firma de auditoria e do profissional que assina o relatório.
Assinatura do auditor independente.
Exemplo de relatório adverso por desvio na aplicação das práticas contábeis aplicáveis
RELATÓRIO DE REVISÃO DOS AUDITORES INDEPENDENTES
Revisamos o balanço patrimonial da Empresa ABC em 31 de dezembro de 20XX e as respectivas demonstrações do resultado, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o exercício findo naquela data, elaborados sob a responsabilidade de sua administração. Nossa responsabilidade é emitir relatório sobre essas demonstrações contábeis com base em nossa revisão.
Nossa revisão foi efetuada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de revisão. Essas normas requerem que a revisão seja planejada e executada com o objetivo de obter segurança limitada de que as demonstrações contábeis apresentadas estão livres de distorção relevante. Uma revisão está limitada, principalmente, a indagações ao pessoal da entidade e a aplicação de procedimentos analíticos aos dados financeiros e, portanto, proporcionam menos segurança do que uma auditoria. Não realizamos uma auditoria e, consequentemente, não expressamos uma opinião de auditoria.
Conforme descrito na nota explicativa X, as demonstrações contábeis apresentadas não refletem a consolidação das demonstrações contábeis de controladas, cujo investimento é contabilizado com base no custo. As práticas contábeis adotadas no Brasil (ou outra estrutura de relatório financeiro aplicável) requerem que as demonstrações contábeis das controladas sejam consolidadas.
Com base em nossa revisão, em decorrência do efeito disseminado de forma generalizada do assunto mencionado no parágrafo anterior, as demonstrações contábeis não estão apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil (ou outra estrutura de relatório financeiro aplicável).
Local (localidade do escritório de auditoria que emitiu o relatório) e data do relatório do auditor independente.
Nome do auditor independente (pessoa física ou jurídica), nome do profissional (sócio ou responsável técnico, no caso de o auditor ser pessoa jurídica), números de registro no CRC da firma de auditoria e do profissional que assina o relatório.
Assinatura do auditor independente.