ANEXO I
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 40/INSS/PRES, DE 17 DE JULHO DE 2009
|
|||
CERTIDÃO DE EXERCÍCIO DE ATIVIDADE RUAL |
Nº ______ / ______ (ANO) |
||
1
– DADO DO SEGURO |
|||
1 –
Nome: |
2 - Nome Indígena ou Apelido: |
||
3 – Estado Civil: |
4 – Nome do Cônjuge: |
||
5 – Tribo: |
|||
6 – Ponto de referência da residência: |
|||
7 – Data
de Nascimento: |
8 - Naturalidade |
9 - Nacionalidade |
|
10 – Filiação: Pai - |
Mãe - |
||
11 – Identidade: |
12:
Órgão Emissor: |
13 – Data: |
14 –
CPF: |
15 – Residência (área indígena): |
|||
16 – Cidade: |
|||
17 –
Pontos de referência: |
|||
II – DADOS
RELACIONADOS AO EXERCÍCIO DE ATIVIDADE
|
|||
18 – O indígena acima identificado exerce ou exerceu
atividade rural, produzindo; |
|||
( ) em regima de economia |
( ) individualmente |
||
19 – Nome da Aldeia ou local de trabalho: |
20 –
Períodos: |
21 – Categoria: |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
III
– INFORMAÇÕES SOBRE A ATIVIDADE EXERCIDA |
|||
22 – INFORMAR A(S)
ATIVIDADE(S) DESENVOLVIDA(S) PELO ÍNDIO E DESCREVER CLARA E OBJETIVAMENTE, A
FORMA EM QUE ESTA ATIVIDADE É OU FOI EXERCIDA, DISCRIMINANDO OS PERÍODOS, SE FOI EXERCIDA EM PARTE
OU EM TODA A SAFRA: |
|||
23 – Forma que as atividades são ou foram
desempenhadas: |
|||
24 –
Produtos cultivados ou capturados pelo trabalhador e o fim que se destinam:
(subsistência; comercialização; industrialização; artesanato; quantificar e informar qual cultura foi explorada). |
|||
25 –
Registros que atestam que o índio exerceu ou exerce atividade rural: |
|||
IV – OUTRAS INFORMAÇÕES
RELACIONADAS AO TRABALHADOR
|
|||
26 - |
|||
V – DADOS DE
REPRESENTANTE DA FUNAI (Funcionário da FUNAI, Chefe do Posto Indígena,
Admnistrador, Pajé ou Cacique). |
|||
27 – Eu,
__________________________________________________________________________________________ 28 – Cargo/função
administrativa
_______________________________________________________________________ 29 – Matrícula:
______________________________________________ 30 – PT/Nº
______________________________ 31 – Cargo/ Função do Representante na Organização da
Tribo (Pajé;Cacique): __________________________________________________________________________________________________ 32 – CPF
___________________________________________________ 33 – RG:
_______________________________ 34 – Órgão Emissor
__________________________________________ 35 – Data
______________________________ 36 – Endereço:
_____________________________________________________________________________________ 37 – Cidade
_______________________________________________ 38 – UF
________________________________ Certifico que as informações contidas neste documento são
verdadeiras e estou ciente de que qualquer declaração falsa nas penalidades
previstas no art. 299 do Código Penal. 29 – Data ___________________________________ 40 – Assinatura
__________________________________________ |
I - DADOS DO SEGURADO
1 - Nome – informar o nome completo do trabalhador.
2 - Nome Indígena ou Apelido (nome como é conhecido costumeiramente ou como é chamado ou atende o trabalhador).
3 - Estado Civil- se:
solteiro, casado, divorciado, viúvo ou vive em união estável (companheiro) (a).
4 - Cônjuge –
informar o nome do cônjuge ou companheiro (a).
5 - Tribo – informar a qual tribo ou etnia pertence o trabalhador.
6 - Ponto de
referência da localidade onde exerceu a atividade rural.
7 - Data do
Nascimento: informar a data de nascimento do trabalhador (dia, mês e ano).
8 - Naturalidade –
informar o nome da cidade em que nasceu o trabalhador.
9 - Nacionalidade – se o
trabalhador é brasileiro ou estrangeiro (país de origem).
10 - Filiação –
informar o nome completo do pai e da mãe do trabalhador.
11 - Identidade –
informar o número completo do documento de identidade do trabalhador.
12 - Órgão Emissor –
informar qual o órgão emissor do documento de identidade.
13 - Data –
informar qual a data em que foi expedido o documento de identidade.
14 - CPF – informar o numero do Cadastro de Pessoa
Física do trabalhador.
15 - Residência –
informar o endereço completo do trabalhador (Rua, Avenida, Gleba, Aldeia,
etc.).
16 - Cidade –
informar o nome da cidade onde reside o trabalhador.
17 - Pontos de referência – neste campo, prestar
informações esclarecedoras relacionadas ao endereço e localização do
trabalhador.
II - DADOS RELACIONADOS AO EXERCICIO DE ATIVIDADE
18 - Informar com um ¨X ¨ se
o trabalhador exerce ou exerceu suas atividades individualmente (sozinho) ou em
regime de economia familiar (com a família).
19 - Local de trabalho –
informar o endereço onde o trabalhador exerce ou exerceu suas atividades.
20 - Período –
informar o período trabalhado (dia, mês e ano), (mês e ano) ou (ano).
21 - Categoria – informar se o trabalhador exerceu
suas atividades como: segurado especial, empregado ou
contribuinte individual.
22 - Atividade
desenvolvida pelo trabalhador - informar neste campo quais os tipos de
atividades ou trabalhos (serviços) são executados pelo trabalhador (se envolve
a pesca, o extrativismo, a agricultura, pecuária, etc.). Em relação às terras
trabalhadas pelo índio: se eram em área da aldeia, se
eram de sua propriedade; estavam sob sua posse, ou foi-lhe permitido o
usufruto; ou se pertenciam a um terceiro, a mesma foi explorada pelo
trabalhador por meio de contratos de: arrendamento, parceria, comodato, meação
(informar quando esse evento ocorreu, ou seja, o contrato de arrendamento, de
parceria). Mesma situação no caso de pescadores. Em relação às tarefas: se foram desempenhadas junto ou por meio de empregado (s),
em regime de economia familiar, individualmente, como bóia-fria, temporário, safrista,
etc.).
23 - Forma que as
atividades foram desempenhadas – se individual, em regime de economia familiar,
com contratação de mão de obra, e etc.
24 - Produtos cultivados, extraídos ou capturados
pelo trabalhador e o fim a que se destina – informar neste campo quais tipos de
produtos são colhidos ou produzidos pelo trabalho desenvolvido e se os
referidos produtos são comercializados ou destinam-se ao consumo próprio.
25 - Registros que atestam que o trabalhador exerceu
ou exerce atividade rural – informar neste campo se existe algum documento em
nome do trabalhador onde conste sua profissão ou se existe junto ao Órgão da
FUNAI algum tipo de registro de controle sobre os trabalhos desenvolvidos pelo
indígena ou comercialização dos produtos, contratação da mão de obra do mesmo
por terceiros.
26 - Informar neste campo
qualquer outro tipo de informação referente o trabalhador, julgada necessária e
não contemplada
nos demais campos (exemplo: se o trabalhador exerceu em algum período, outro
tipo de atividade (ex: urbana) e para qual empresa de natureza jurídica ou
pessoa física; se o trabalhador esteve vinculado ou trabalhou em outras
aldeias, glebas, cidades, estados, etc.).
V - DADOS DO REPRESENTANTE DA FUNAI
27 - EU -
informar neste campo o nome completo do responsável designado para prestar as
informações contidas nesta certidão.
28 - Cargo/Função
Administrativa – no caso de tratar-se de servidor/funcionário lotado no Órgão
da FUNAI, informar a função ou o cargo.
29 - Matrícula –
informar o número de identificação funcional.
30 - PT/Nº – informar neste campo o número da portaria
emitida pelo Órgão da FUNAI que designou ou autorizou o declarante a
representar e prestar as informações.
31 - Cargo/Função do Representante na Organização da Tribo
(Pajé/Cacique) – informar neste campo o cargo do responsável pelas informações
quando tratar-se de representante indígena devidamente
autorizado para esse fim.
32 - CPF – informar o número do CPF do responsável pelas
informações contidas na certidão.
33 - RG – informar o número da identificação do responsável
pelas informações contidas na Certidão.
34 - Órgão Emissor:
informar o órgão emissor do documento de identificação.
35 - Data –
informar a data da emissão do documento de identificação.
36 - Endereço –
informar o endereço completo do responsável (para correspondência), contendo
indicações da rua, avenida, aldeia, gleba, etc.
37 - Cidade –
informar o nome da cidade onde reside o responsável.
38 - UF – informar o estado onde reside o responsável.
39 - Data –
informar a data de emissão da certidão.
40 - Assinatura – constar a
assinatura do responsável.
NOTA: no caso do espaço contido nos campos ser insuficiente
para dispor as informações necessárias, poderá ser anexado complemento ao
Formulário.
ANEXO XII
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 40/INSS/PRES, DE 17 DE JULHO DE 2009
TIMBRE
DO SINDICATO OU COLÔNIA |
DECLARAÇÃO DE EXERCÍCIO DE ATIVIDADE RURAL Nº___________/
________(ano) |
||
1 – DADOS DO SEGURADO |
|||
1 –
Nome: |
2 – Apelido: |
3 – DN: |
|
4 – RG: |
5 – CPF: |
6 – Estado Civil: |
|
7 – Endereço da residência |
|||
8 – Bairro: |
9 – Município: |
10 – UF: |
|
11 –
Tiulo de Eleitor nº |
12 –
CTPS/CP: |
||
13 –
Ponto de Referência:
____________________________________________________________________________ |
|||
14 –
Confrontantes ou vizinhos: |
|||
|
|||
|
|||
15 – Nº
da Filiação no Sindicato (se houver): |
16 – Data da Filiação (quando filiado):
_______/______/_______ |
||
17 – Profissão atual: |
|||
18 –
Categoria do
Trabalhador rural ou pescador artesanal: |
|||
19 –
Regime de Trabalho: ( ) Individual (
) Regime de economia
familiar |
|||
II – DADOS DA PROPRIEDADE EM QUE FOI EXERCIDA A
ATIVIDADE RURAL: |
|||
NO ME DO PROPRIETÁRIO: |
ENDEREÇO: |
PERÍODO: |
CATEGORIA DO TRABALHADOR RURAL: |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
III - INFORMAR A(S)
ATIVIDADE(S) DESENVOLVIDA(S) PELO SEGURADO E DESCREVER, CLARA E
OBJETIVAMENTE, A FORMA EM QUE ESTA ATIVIDADE É OU FOI EXERCIDA, DISCRIMINANDO OS
PERÍODOS, SE FOI EXERCIDA EM PARTE OU
EM TODA A SAFRA: Exemplo: em relação às terras trabalhadas pelos egurado:
eram de sua propriedade; estavam sob sua posse ou foi-lhe permitido o
usufruto; ou se pertenciam a um terceiro, a mesma foi explorada pelo
trabalhador por meio de contratos de: arredamento, de parceria). Mesma
situação no caso de pescadores. Em relação às tarefas: se
foram desempenhadas junto ou por meio de empregado(s), em regime de
economia familiar, individualmente, como bóia-fria, safrista, etc.) |
|||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
IV - DESCREVER
QUAIS OS PRODUTOS CULTIVADOS, EXTRAÍDOS OU CAPTURADOS PELO SEGURADO OU
UNIDADE FAMILIAR, OU TIPO DE ARTESANATO PRODUZIDO, BEM COMO, OS FINS A QUE SE
DESTINA: (subsistência; comercialização, industrialização,
artesanato; quantificar a produção e informar qual cultura foi explorada) |
|||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
V – IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE: |
|||
Sindicato/Colônia
(nome do sindicato ou colônia de pescadores) Endereço
__________________________________________________________________________________________ Fundado
em _________/__________/________ Registro
(se houver) no órgão federal competente: Registro nº TEM/SEAP/IBAMA
__________________ |
|||
VI – DADOS
REPRESENTANTE SINDICAL: |
|||
Eu
_____________________________________________________________________________________________ RG nº
_____________________________________________ CPF
_________________________________________ Residente
________________________________________________________________________________________ Município
de ___________________________________________, UF ________________, declaro
sob as penas da Lei que todas as informações por mim prestadas são expressão
da verdade e estou ciente de que qualquer declaração falsa implica nas
penalidades previstas no art. 171 e/ou art. 299 do Código Penal. Período de mandato, cartório e número de registro da
respectiva ata em que foi eleito Data:
_________________________________________________ ________________________________________________________________ Assinatura
e carimbo |
|||
VII – CIÊNCIA DO SEGURADO Declaro que estou ciente das informações aqui
prestadas. ________________________________________________________________ Assinatura
e carimbo Observação: caso os campos acima não dorem
suficiente para dispor as informações, pode ser |
ANEXO XIII
INSTRUÇÃO
NORMATIVA Nº 40/INSS/PRES, DE 17 DE JULHO DE 2009
E/NB:
_________________________________________________________ DER:_________/_________/_________
I - DADOS DO SEGURADO:
1 - Nome __________________________________ 2-Apelido _________________________3-DN _______________
4 - RG Nº ____________________ 5-CPF
___________________________ 6-Estado Civil
_____________________
7 - Endereço ____________________________________________________________________________________
8 - Bairro
__________________________________ 9-Município _______________________
10-UF______________
11- Ponto de referência
____________________________________________________________________________
12 - Confrontantes
________________________________________________________________________________
II - ATIVIDADE (S) ALEGADA (S) E PERÍODO (S) A SER
(EM) COMPROVADO (S):
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
III - INFORMAR SE HOUVE AFASTAMENTO DA ATIVIDADE DURANTE O
PERÍODO MENCIONADO E O
MOTIVO, INCLUSIVE NAS ENTRE-SAFRAS:
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
IV - INFORMAR A QUEM PERTENCE OU PERTENCIA AS TERRAS,
A LOCALIZAÇÃO E DESCREVER, CLARA E OBJETIVAMENTE, A FORMA, DE ACORDO COM CADA
PERÍODO EM QUE A ATIVIDADE RURAL É OU FOI
EXERCIDA – HISTÓRICO DA VIDA PROFISSIONAL DO ENTREVISTADO:
Exemplo: em relação às terras trabalhadas pelo
segurado: eram de sua propriedade; estavam sob sua posse ou foi-lhe permitido o
usufruto; ou se pertenciam a um terceiro, a mesma foi explorada pelo
trabalhador por meio de contratos de: arrendamento, parceria, comodato, meação
(informar quando esse evento ocorreu, ou seja, o contrato de arrendamento, de
parceria). Em relação às tarefas: foram desempenhadas junto
ou por meio de empregado (s), em regime de economia familiar, individualmente,
etc.
_______________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
V - INFORMAÇÕES SOBRE AS PESSOAS
QUE COLABORAM OU COLABORARAM NO DESEMPENHO DA ATIVIDADE RURAL NO PERÍODO QUE SE
PRETENDE COMPROVAR E POR QUANTO TEMPO NO ANO (QUANTIDADE DE DIAS OU DE HORAS) – nome,
informar se são parentes ou não (o vínculo dessas pessoas junto ao
entrevistado, qual trabalho executado, inclusive em relação à atividade
desempenhada):
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
VI - DESCREVER O QUE É OU ERA PRODUZIDO, EXTRAÍDO OU CAPTURADO AO LONGO DO PERÍODO DE EXERCÍCIO DA ATIVIDADE RURAL. Quantificar a produção e informar qual cultura foi explorada OU TIPO DE ARTESANATO PRODUZIDO).
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
VII - DESCREVER OS FINS A QUE SE DESTINA A PRODUÇÃO -
subsistência; consumo próprio, artesanato e comercialização; somente
comercialização, industrialização. No caso de participar de cooperativa, se a
produção é comercializada por meio da cooperativa ou o mesmo a comercializa.
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
VIII - INFORMAR SE POSSUI OUTRA
FONTE DE RENDA OU OUTRO MEMBRO DO GRUPO FAMILIAR. EM CASO POSITIVO, QUAL (IS) É
(SÃO) DURANTE O PERÍODO MENCIONADO NO ITEM II DESTA ENTREVISTA, BEM COMO O
VALOR RECEBIDO POR CADA PESSOA.
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
IX - INFORMAR SE UTILIZA(OU)
MÃO DE OBRA, EXPLORA(OU) ATIVIDADE TURISTICA DA PROPRIEDADE RURAL, SE
PRODUZ(IU) ARTESANATO E DE ONDE PROVEM A MATERIA PRIMA, SE EXERCE(OU) ATIVIDADE
ARTISTICA, QUAL O VALOR RECEBIDO E QUAL O PERIODO DURANTE CADA ANO:
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
X - OUTROS ESCLARECIMENTOS QUE O SEGURADO OU SERVIDOR DESEJA
PRESTAR:
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
Local e data: _______________________________________________________________________________
Assinatura e matrícula do servidor: ___________________________________________________________
Art. 299 do Código Penal: Omitir, em documento público ou
particular, declaração que dele devia constar ou nele inserir ou fazer inserir
declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar
direito, criar, obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente
relevante.
Assinatura do segurado: ____________________________________________________________________
NOTA: a entrevista deverá ser assinada pelo entrevistado e
pelo servidor em todas as suas páginas.
CONCLUSÃO DA ENTREVISTA:
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
Servidor/Matrícula: ________________________
(PUBLICADA
NO D.O.U Nº 137, de 21 de julho de 2009, Seção 1,
págs. 39/45)