BALANÇO SOCIAL DAS EMPRESAS
Considerações Gerais
Sumário
1. HISTÓRICO
Desde o início do século XX registram-se manifestações a favor de um comportamento socialmente responsável por parte das empresas. Contudo, foi somente a partir dos anos 60 nos Estados Unidos da América e no início da década de 70 na Europa - particularmente na França, Alemanha e Inglaterra - que a sociedade iniciou uma cobrança por maior responsabilidade social das empresas e consolidou-se a própria necessidade de divulgação dos chamados balanços ou relatórios sociais.
Há muito se fala em responsabilidade social da empresa. E, de fato, pode-se observar que algumas empresas, aqui no Brasil, têm levado a sério suas relações com a comunidade, com o meio ambiente e com seu próprio corpo de funcionários.
Até porque, nos últimos anos, essas relações tornaram-se uma questão de estratégia financeira e de sobrevivência empresarial, quando pensamos a longo prazo. Isto sem falar, é claro, do lado ético e humano que a responsabilidade social envolve e, por sua vez, pode desenvolver.
2. FUNÇÃO DO BALANÇO SOCIAL
A função principal do Balanço Social da empresa é tornar pública a responsabilidade social da empresa. Isto faz parte do processo de pôr as cartas na mesa e mostrar com transparência para o público em geral, para os atentos consumidores e para os acionistas e investidores o que a empresa está fazendo na área social. Assim, para além das poucas linhas que algumas empresas dedicam nos seus balanços patrimoniais e dos luxuosos modelos próprios de Balanço Social que estão surgindo, é necessário um modelo único - simples e objetivo. Este modelo vai servir para avaliar o próprio desempenho da empresa na área social ao longo dos anos, e também para comparar uma empresa com outra. Empresa que cumpre seu papel social atrai mais consumidores e está investindo na sociedade e no seu próprio futuro. E mais ainda, tem o direito, antes do dever, de dar publicidade às suas ações. Porém, esta propaganda será cada vez mais honesta e verdadeira, na justa medida em que utilizar parâmetros iguais e permitir comparações por parte dos consumidores, investidores e da sociedade em geral.
Assim, desde meados de 1997 o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) vêm batendo na mesma tecla e chamando a atenção dos empresários e toda a sociedade para a importância e a necessidade da realização do Balanço Social das empresas em um modelo único e simples.
O objetivo principal de quem atua nesta área deve ser, obviamente, a diminuição da pobreza e das injustiças sociais, através da construção de uma cidadania empresarial. Ou seja, desenvolver uma sólida e profunda responsabilidade social nos empresários e nas empresas, na busca por um maior, melhor e mais justo desenvolvimento humano, social e ambiental.
Algumas iniciativas de se lançar a idéia e a prática da realização do Balanço Social e de estímulo à responsabilidade social das empresas vêm acontecendo nos últimos anos. Desta forma, o IBASE vem colocando em foco este tema, por acreditar que a parceria entre empresas, governo e sociedade é fundamental para reduzir a pobreza e a injustiça social, promovendo um maior progresso e desenvolvimento social e humano.
3. DEMONSTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE NATUREZA SOCIAL E AMBIENTAL
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) editou a Resolução nº 1.003, de 19 de agosto de 2004, aprovando a NBC T 15 - Informações de Natureza Social e Ambiental, que entrou em vigor a partir de 01 de janeiro de 2006, estabelecendo os procedimentos para evidenciar as informações de natureza social e ambiental, ou seja, regulamentou o Balanço Social.
O Balanço Social, de acordo com a Norma do CFC, tem a denominação de Demonstração de Informações de Natureza Social e Ambiental (DINSA), que é a peça onde devem estar evidenciados os dados e as informações de natureza social e ambiental da entidade, extraídos ou não da contabilidade, com o objetivo de demonstrar aos usuários e à sociedade em geral a participação e a responsabilidade social das empresas.
A vigência da NBC T 15 não significa que as empresas sejam obrigadas a elaborar e divulgar a Demonstração de Informações de Natureza Social e Ambiental - "Balanço Social", embora o ideal fosse que todas divulgassem.
Para efeito da DINSA/Balanço Social, entende-se por informações de natureza social e ambiental:
a) a geração e a distribuição de riqueza;
b) os recursos humanos;
c) a interação da entidade com o ambiente externo;
d) a interação com o meio ambiente.
3.1 - Forma de Apresentação
A Demonstração de Informações de Natureza Social e Ambiental - Balanço Social, ora instituída, quando elaborada deve evidenciar os dados e as informações de natureza social e ambiental da entidade, extraídos ou não da contabilidade, observando-se o seguinte:
I - a demonstração referida, quando divulgada, deve ser efetuada como informação complementar às demonstrações contábeis, não se confundindo com as notas explicativas;
II - a Demonstração de Informações de Natureza Social e Ambiental deve ser apresentada, para efeito de comparação, com as informações do exercício atual e do exercício anterior.
3.2 - Informações a Serem Divulgadas
3.2.1 - Geração e Distribuição de Riqueza
A riqueza gerada e distribuída pela entidade deve ser apresentada conforme a Demonstração do Valor Adicionado, definida na NBC T 3.
3.2.2 - Recursos Humanos
Devem constar dados referentes à remuneração, benefícios concedidos, composição do corpo funcional e as contingências e os passivos trabalhistas da entidade.
I - Informações relativas à remuneração e benefícios concedidos
Quanto à remuneração e benefícios concedidos aos empregados, administradores, terceirizados e autônomos, devem constar:
a) remuneração bruta segregada por empregados, administradores, terceirizados e autônomos;
b) relação entre a maior e a menor remuneração da entidade, considerando os empregados e os adminis-tradores;
c) gastos com encargos sociais;
d) gastos com alimentação;
e) gastos com transporte;
f) gastos com previdência privada;
g) gastos com saúde;
h) gastos com segurança e medicina do trabalho;
i) gastos com educação (excluídos os de educação ambiental);
j) gastos com cultura;
k) gastos com capacitação e desenvolvimento profissional;
l) gastos com creches ou auxílio-creches;
m) participações nos lucros ou resultados.
Estas informações devem ser expressas mone-tariamente pelo valor total do gasto com cada item e a quantidade de empregados, autônomos, terceirizados e administradores beneficiados.
II - Informações relativas à composição dos recursos humanos
Nas informações relativas à composição dos recursos humanos, devem ser evidenciados:
a) total de empregados no final do exercício;
b) total de admissões;
c) total de demissões;
d) total de estagiários no final do exercício;
e) total de empregados portadores de necessidades especiais no final do exercício;
f) total de prestadores de serviços terceirizados no final do exercício;
g) total de empregados por sexo;
h) total de empregados por faixa etária, nos seguintes intervalos:
h.1) menores de 18 (dezoito) anos;
h.2) de 18 (dezoito) a 35 (trinta e cinco) anos;
h.3) de 36 (trinta e seis) a 60 (sessenta) anos;
h.4) acima de 60 (sessenta) anos;
i) total de empregados por nível de escolaridade, segregados por:
i.1) analfabetos;
i.2) com ensino fundamental;
i.3) com ensino médio;
i.4) com ensino técnico;
i.5) com ensino superior;
i.6) pós-graduados;
j) percentual de ocupantes de cargos de chefia, por sexo.
III - Informações relativas às ações trabalhistas
Nas informações relativas às ações trabalhistas movidas pelos empregados contra a entidade, devem ser evidenciados:
a) número de processos trabalhistas movidos contra a entidade;
b) número de processos trabalhistas julgados procedentes;
c) número de processos trabalhistas julgados improcedentes;
d) valor total de indenizações e multas pagas por determinação da justiça.
Para o fim desta informação, os processos providos parcialmente ou encerrados por acordo devem ser considerados procedentes.
3.2.3 - Interação da Entidade Com o Ambiente Externo
Nas informações relativas à interação da entidade com o ambiente externo, devem constar dados sobre o relacionamento com a comunidade na qual a entidade está inserida, com os clientes e com os fornecedores, inclusive incentivos decorrentes dessa interação.
I - Informações relativas à interação com a comunidade
Nas informações relativas à interação com a comunidade, devem ser evidenciados os totais dos investimentos em:
a) educação, exceto a de caráter ambiental;
b) cultura;
c) saúde e saneamento;
d) esporte e lazer, não considerados os patrocínios com finalidade publicitária;
e) alimentação.
II - Informações relativas à interação com os clientes
Nas informações relativas à interação com os clientes, devem ser evidenciados:
a) número de reclamações recebidas diretamente na entidade;
b) número de reclamações recebidas por meio dos órgãos de proteção e defesa do consumidor;
c) número de reclamações recebidas por meio da Justiça;
d) número das reclamações atendidas em cada instância arrolada;
e) montante de multas e indenizações a clientes, determinadas por órgãos de proteção e defesa do consumidor ou pela Justiça;
f) ações empreendidas pela entidade para sanar ou minimizar as causas das reclamações.
III - Informações relativas aos fornecedores
Nas informações relativas aos fornecedores, a entidade deve informar se utiliza critérios de responsabilidade social para a seleção de seus fornecedores.
3.2.4 - Interação Com o Meio Ambiente
Nas informações relativas à interação da entidade com o meio ambiente, devem ser evidenciados:
a) investimentos e gastos com manutenção nos processos operacionais para a melhoria do meio ambiente;
b) investimentos e gastos com a preservação e/ou recuperação de ambientes degradados;
c) investimentos e gastos com a educação ambiental para empregados, terceirizados, autônomos e administradores da entidade;
d) investimentos e gastos com educação ambiental para a comunidade;
e) investimentos e gastos com outros projetos ambientais;
f) quantidade de processos ambientais, administrativos e judiciais movidos contra a entidade;
g) valor das multas e das indenizações relativas à matéria ambiental, determinadas administrativa e/ou judicialmente;
h) passivos e contingências ambientais.
3.3 - Inclusão de Outras Informações
Além das informações relacionadas acima, a entidade pode acrescentar ou detalhar outras que julgar relevantes.
4. OBSERVAÇÕES FINAIS
As informações contábeis, contidas na Demonstração de Informações de Natureza Social e Ambiental - Balanço Anual, são de responsabilidade técnica de contabilista registrado em Conselho Regional de Contabilidade, devendo ser indicadas aquelas cujos dados foram extraídos de fontes não-contábeis, evidenciando o critério e o controle utilizados para garantir a integridade da informação. A responsabilidade por informações não-contábeis pode ser compartilhada com especialistas.
A Demonstração de Informações de Natureza Social e Ambiental - Balanço Social deve ser objeto de revisão por auditor independente, e ser publicada com o relatório deste, quando a entidade for submetida a esse procedimento.
Vale observar que a elaboração e a publicação do Balanço Social têm finalidades específicas, conforme examinado neste trabalho, não suprindo a obrigatoriedade da elaboração e publicação das demostrações financeiras exigidas pela legislação pertinente.
Nota: Maiores informações sobre o assunto, bem como os critérios para recebimento do Selo Balanço Social IBASE/Betinho, pelas empresas, poderão ser obtidas no site www.balancosocial.org.br.
5. MODELO
Reproduzimos um modelo de balanço social que pode ser adotado pelas empresas, extraído do site: www.balancosocial.org.br.
Balanço Social Anual / 2005 |
||||||
Empresa: |
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1 - Base de Cálculo |
2005 Valor (Mil reais) |
2004 Valor (Mil reais) |
||||
Receita líquida (RL) |
0 |
0 |
||||
Resultado operacional (RO) |
0 |
0 |
||||
Folha de pagamento bruta (FPB) |
0 |
0 |
||||
2 - Indicadores Sociais Internos |
Valor (mil) |
% sobre FPB |
% sobre RL |
Valor (mil) |
% sobre FPB |
% sobre RL |
Alimentação |
0 |
0 |
||||
Encargos sociais compulsórios |
0 |
0 |
||||
Previdência privada |
0 |
0 |
||||
Saúde |
0 |
0 |
||||
Segurança e saúde no trabalho |
0 |
0 |
||||
Educação |
0 |
0 |
||||
Cultura |
0 |
0 |
||||
Capacitação e desenvolvimento profissional |
0 |
0 |
||||
Creches ou auxílio-creche |
0 |
0 |
||||
Participação nos lucros ou resultados |
0 |
0 |
||||
Outros |
0 |
0 |
||||
Total - Indicadores sociais internos |
0 |
0 |
||||
3 - Indicadores Sociais Externos |
Valor (mil) |
% sobre RO |
% sobre RL |
Valor (mil) |
% sobre RO |
% sobre RL |
Educação |
0 |
0 |
||||
Cultura |
0 |
0 |
||||
Saúde e saneamento |
0 |
0 |
||||
Esporte |
0 |
0 |
||||
Combate à fome e segurança alimentar |
0 |
0 |
||||
Outros |
0 |
0 |
||||
Total das contribuições para a sociedade |
0 |
0 |
||||
Tributos (excluídos encargos sociais) |
0 |
0 |
||||
Total - Indicadores sociais externos |
0 |
0 |
||||
4 - Indicadores Ambientais |
Valor (mil) |
% sobre RO |
% sobre RL |
Valor (mil) |
% sobre RO |
% sobre RL |
Investimentos relacionados com a produção/ operação da empresa |
0 |
0 |
||||
Investimentos em programas e/ou projetos externos |
0 |
0 |
||||
Total dos investimentos em meio ambiente |
0 |
0 |
||||
Quanto ao estabelecimento de metas anuais para minimizar resíduos, o consumo em geral na produção/ operação e aumentar a eficácia na utilização de recursos naturais, a empresa |
( ) não possui metas ( ) cumpre de 51 a 75% ( ) cumpre de 0 a 50% ( ) cumpre de 76 a 100% |
( ) não possui metas ( ) cumpre de 51 a 75% ( ) cumpre de 0 a 50% ( ) cumpre de 76 a 100% |
||||
5 - Indicadores do Corpo Funcional |
2005 |
2004 |
||||
Nº de empregados(as) ao final do período |
0 |
0 |
||||
Nº de admissões durante o período |
0 |
0 |
||||
Nº de empregados(as) terceirizados(as) |
0 |
0 |
||||
Nº de estagiários(as) |
0 |
0 |
||||
Nº de empregados(as) acima de 45 anos |
0 |
0 |
||||
Nº de mulheres que trabalham na empresa |
0 |
0 |
||||
% de cargos de chefia ocupados por mulheres |
0,00% |
0,00% |
||||
Nº de negros(as) que trabalham na empresa |
0 |
0 |
||||
% de cargos de chefia ocupados por negros(as) |
0,00% |
0,00% |
||||
Nº de portadores(as) de deficiência ou necessidades especiais |
0 |
0 |
||||
6 - Informações relevantes quanto ao exercício da cidadania empresarial |
2005 |
Metas 2006 |
||||
Relação entre a maior e a menor remuneração na empresa |
0 |
0 |
||||
Número total de acidentes de trabalho |
0 |
0 |
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Os projetos sociais e ambientais desenvolvidos pela empresa foram definidos por: |
( ) direção |
( ) direção e gerências |
( ) todos(as) empregados(as) |
( ) direção |
(x ) direção e gerências |
( ) todos(as) empregados(as) |
Os pradrões de segurança e salubridade no ambiente de trabalho foram definidos por: |
( ) direção e gerências |
( ) todos(as) empregados(as) |
( ) todos(as) + Cipa |
( ) direção e gerências |
( ) todos(as) empregados(as) |
(x ) todos(as) + Cipa |
Quanto à liberdade sindical, ao direito de negociação coletiva e à representação interna dos(as) trabalhadores(as), a empresa: |
( ) não se envolve |
( ) segue as normas da OIT |
( ) incentiva e segue a OIT |
( ) não se envolverá |
( ) seguirá as normas da OIT |
(x ) incentivará e seguirá a OIT |
A previdência privada contempla: |
( ) direção |
( ) direção e gerências |
( ) todos(as) empregados(as) |
( ) direção |
( ) direção e gerências |
(x ) todos(as) empregados(as) |
A participação dos lucros ou resultados contempla: |
( ) direção |
( ) direção e gerências |
( ) todos(as) empregados(as) |
( ) direção |
( ) direção e gerências |
( x) todos(as) empregados(as) |
Na seleção dos fornecedores, os mesmos padrões éticos e de responsabilidade social e ambiental adotados pela empresa: |
( ) não são considerados |
( ) são sugeridos |
( ) são exigidos |
( ) não serão considerados |
( x) serão sugeridos |
( ) serão exigidos |
Quanto à participação de empregados(as) em programas de trabalho voluntário, a empresa: |
( ) não se envolve |
( ) apóia |
( ) organiza e incentiva |
( ) não se envolverá |
( ) apoiará |
(x ) organizará e incentivará |
Número total de reclamações e críticas de consumidores(as): |
na empresa _______ |
no Procon _______ |
na Justiça _______ |
na empresa _______ |
no Procon _______ |
na Justiça _______ |
% de reclamações e críticas atendidas ou solucionadas: |
na empresa _______% |
no Procon _______% |
na Justiça _______% |
na empresa _______% |
no Procon _______% |
na Justiça _______% |
Valor adicionado total a distribuir (em mil R$): |
Em 2005: |
Em 2004: |
||||
Distribuição do Valor Adicionado (DVA): |
___% governo ___% colaboradores(as) ___% acionistas ___ % terceiros ___% retido |
___% governo ___% colaboradores(as) ___% acionistas ___ % terceiros ___% retido |
||||
7 - Outras Informações |
Fundamentos Legais: Os citados no texto.