ALVARÁS E DOCUMENTOS DE
HABITE-SE
GERAÇÃO E ENTREGA DE INFORMAÇÕES - REGULAMENTAÇÃO
RESUMO: A Portaria adiante vem regulamentar a forma de geração e entrega de informações relativas a alvarás e documentos de habite-se no formato digital a serem remetidas pelos órgãos competentes dos municípios e do Distrito Federal à Secretaria da Receita Previdenciária - SRP, tendo em vista a necessidade de orientar os órgãos competentes sobre os critérios e formato dos arquivos digitais.
PORTARIA SRP Nº 160, de
21.06.2005
(DOU de 22.06.2005)
Regulamenta a forma de geração e entrega de informações relativas a alvarás e documentos de habite-se no formato digital a serem remetidas pelos órgãos competentes dos municípios e do Distrito Federal à Secretaria da Receita Previdenciária.
A SECRETÁRIA DA RECEITA PREVIDENCIÁRIA, no uso das atribuições conferidas pelos arts. 1º e 3º da Lei nº 11.098, de 13 de janeiro de 2005 e pelo inciso IV do art. 18 do Anexo I do Decreto nº 5.469, de 15 de junho de 2005, resolve:
CONSIDERANDO a competência do Ministério da Previdência Social - MPS, definida pela Lei nº 11.098, de 13 de janeiro de 2005, para arrecadar, fiscalizar, lançar e normatizar o recolhimento, em nome do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, das contribuições sociais previstas nas alíneas a, b e c do parágrafo único do art. 11 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991;
CONSIDERANDO a necessidade de viabilizar o cumprimento do art. 50 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991, modificado pela Lei nº 9.476, de 23 de julho de 1997, o qual determina que, para fim de fiscalização da Secretaria da Receita Previdenciária SRP, o município, por intermédio do órgão competente, fornecerá relação de alvarás para construção civil e documentos de habite-se concedidos;
CONSIDERANDO a necessidade de viabilizar o cumprimento do § 1º do art. 226, do Regulamento da Previdência Social - RPS, aprovado pelo Decreto nº 3.048, de 6 de maio de 1999, o qual determina que a relação de todos os alvarás para construção civil e documentos de habite-se concedidos, de acordo com critérios estabelecidos pela SRP, será encaminhada à Secretaria até o dia dez do mês seguinte àquele a que se referirem os documentos;
CONSIDERANDO a necessidade de viabilizar o cumprimento do § 2º do art. 226 do RPS, aprovado pelo Decreto nº 3.048, de 1999, o qual determina que o encaminhamento da relação fora do prazo, ou a sua falta e a apresentação com incorreções ou omissões sujeitará o dirigente do órgão municipal à penalidade prevista na alínea "f" do inciso I do art. 283 do mesmo Decreto;
CONSIDERANDO a necessidade de viabilizar o cumprimento do parágrafo único do art. 497 da Instrução Normativa INSS/DC nº 100, de 18 de dezembro de 2003, o qual determina que a relação mensal de todos os alvarás para construção civil e documentos de habite-se concedidos será apresentada em arquivo digital e atenderá aos critérios estabelecidos pela SRP; e
CONSIDERANDO a necessidade de orientar os órgãos competentes dos municípios e do DF sobre os critérios e formato dos arquivos digitais para entrega a Secretaria da Receita Previdenciária, resolve:
Art. 1º - Regulamentar a forma de geração e entrega de informações relativas a alvarás e documentos de habite-se no formato digital a serem remetidas pelos órgãos competentes dos municípios e do DF à SRP.
Art. 2º - O órgão competente do município ou do DF deverá criar arquivo no formato texto, conforme Anexo Único, no qual deverão ser gravados os dados nos seguintes tipos de registro:
I - Registro de Header, posicionado na primeira linha do arquivo que traz informações da prefeitura remetente do arquivo;
II - Registro de Identificação do Proprietário/Obra, contendo dados identificadores do proprietário, do construtor se houver, e da obra, assim como do alvará de construção;
III - Registro de Dados do Habite-se, inserido imediatamente após o registro citado no inciso II do caput;
IV - Registro de Fechamento de Lote, posicionado na última linha do arquivo com um contador de registros que inclui o Header, os dados e ele próprio.
§ 1º - No caso do inciso II, as informações da obra deverão ser fornecidas obrigatoriamente de acordo com o tipo da mesma (Construção, Demolição, Acréscimo e/ou Reforma).
§ 2º - No caso do inciso III, quando da informação dos dados do habite-se, deverão ser novamente fornecidas as informações relativas ao respectivo alvará.
Art. 3º - O arquivo digital deverá conter dados de largura fixa dispostos lado a lado com os campos de preenchimento obrigatório válidos, conforme descrição em Anexo Único.
Art. 4º - A transmissão do arquivo digital para a SRP será pelo programa denominado SisobraNet, disponível gratuitamente no sítio da Previdência Social, que tem por finalidade verificar a consistência dos dados e transmiti-los via Internet para o seu banco de dados, mediante recibo com a relação de todas as obras informadas na competência.
§ 1º - O recibo de transmissão referido no caput servirá como prova, perante a fiscalização, do cumprimento da obrigação legal do envio do Relatório Mensal de Alvarás de Construção e Cartas de Habite-se, em arquivo digital, para a Previdência Social.
§ 2º - A transmissão deverá ser efetuada mesmo que na competência não tenha sido emitido alvará ou documento de habite-se.
Art. 5º - A SRP disponibiliza gratuitamente, para os entes dos municípios e do DF, o aplicativo de banco de dados denominado SisobraPref com a finalidade de facilitar a geração do arquivo digital, conforme layout definido no Anexo Único, bem como a emissão de documentos de alvará e de habitese automáticos.
Parágrafo único - É facultado a geração do arquivo digital por meios próprios, desde que atendam as especificações definidas no Anexo Único a serem validadas e transmitidas pelo programa SisobraNet.
Art. 6º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Liêda Amaral de Souza
ANEXO ÚNICO
Descrição do formato do arquivo de dados a ser transmitido para a Previdência Social
Registro de HEADER |
||||||
Nome |
Tipo |
Formato/Valor |
Tamanho |
Obrigatório |
||
TIPO | Constante |
1' |
1 |
Sim |
||
Código do Município | Numérico |
Tabela SINPAS* |
5 |
Sim |
||
Data envio | Data |
AAAAMMDD |
8 |
Sim |
||
Hora envio | Hora |
HHMMSS |
6 |
Sim |
||
Competência | Numérico |
AAAAMM |
6 |
Sim |
||
Movimento | Constante |
1' - Com obras |
1 |
Sim |
||
2' - Sem obras |
||||||
CNPJ Prefeitura | Numérico |
"99999999999999" |
14 |
Sim |
||
Origem | Constante |
44' |
2 |
Sim |
||
Nome da Prefeitura | Caractere |
|
55 |
Sim |
||
Departamento/Secretaria | Caractere |
|
55 |
Sim |
||
Nome da Cidade | Caractere |
|
30 |
Sim |
||
Endereço da Prefeitura | Caractere |
|
55 |
Sim |
||
Número | Caractere |
|
10 |
Sim |
||
Complemento endereço | Caractere |
|
10 |
Sim |
||
Bairro | Caractere |
|
20 |
Sim |
||
Cep | Caractere |
|
8 |
Sim |
||
UF | Caractere |
|
2 |
Sim |
||
Telefone | Caractere |
|
14 |
Sim |
||
Caractere |
|
60 |
|
|||
Registro de IDENTIFICAÇÃO DO PROPRIETÁRIO/OBRA |
||||||
Nome |
Tipo |
Formato/Valor |
Tamanho |
Obrigatório |
||
TIPO | Constante |
2' |
|
Sim |
||
Dados do Responsável | ||||||
Tipo de Identificação | Numérico |
1 - CNPJ |
1 |
|
||
2 - CEI |
||||||
3 - CPF |
||||||
Identificação | Numérico |
CNPJ/CEI/CPF |
14 |
Sim |
||
Nome | Caractere |
55 |
Sim |
|||
Endereço | Caractere |
55 |
Sim |
|||
Bairro | Caractere |
20 |
Sim |
|||
CEP | Caractere |
8 |
Sim |
|||
UF | Caractere |
2 |
Sim |
|||
Código do Município | Numérico |
Tabela SINPAS* |
6 |
Sim |
||
DDD Telefone | Numérico |
4 |
|
|||
Telefone | Numérico |
12 |
|
|||
DDD Fax | Numérico |
4 |
|
|||
Fax | Numérico |
12 |
|
|||
Caractere |
60 |
|
||||
Tipo de Vinculo | Numérico |
51- PROPRIETÁRIO (Titular do Imóvel e da Obra) |
2 |
Sim |
||
52 - DONO (Não titular do Imóvel) |
||||||
53 - CONSTRUTORA (Com registro no CREA) |
||||||
55 - INCORPORADORA (Abrangidos pela Lei nº 4.591/64) |
||||||
Data do Vinculo | Data |
AAAAMMDD |
8 |
|
||
Endereço de Correspondência | Caractere |
55 |
|
|||
Bairro de Correspondência | Caractere |
20 |
|
|||
CEP de Correspondência | Caractere |
8 |
|
|||
Código do Município de Correspondência | Numérico |
6 |
|
|||
Dados do Construtor | ||||||
Tipo de Identificação | Numérico |
1 - CNPJ |
1 |
|
||
2 - CEI |
||||||
3 - CPF |
||||||
Identificação | Numérico |
CNPJ/CEI/CPF |
14 |
|
||
Nome | Caractere |
55 |
|
|||
Endereço | Caractere |
55 |
|
|||
Bairro | Caractere |
20 |
|
|||
CEP | Caractere |
8 |
|
|||
UF | Caractere |
2 |
|
|||
Município | Numérico |
Tabela SINPAS* |
6 |
|||
Dados da Obra | ||||||
Numero do Alvará | Caractere |
15 |
Sim |
|||
Data do Alvará | Data |
AAAAMMDD |
8 |
Sim |
||
Nome da Obra | Caractere |
55 |
Sim |
|||
Endereço | Caractere |
55 |
Sim |
|||
Bairro | Caractere |
20 |
Sim |
|||
CEP | Numérico |
8 |
Sim |
|||
UF | Caractere |
2 |
Sim |
|||
Município | Numérico |
Tabela SINPAS* |
6 |
Sim |
||
DDD Telefone | Numérico |
4 |
||||
Telefone | Numérico |
12 |
||||
DDD Fax | Numérico |
4 |
||||
Fax | Numérico |
12 |
||||
Data de Início | Data |
AAAAMMDD |
8 |
Sim |
||
Data de Fim | Data |
AAAAMMDD |
8 |
|||
Tipo de Ocupação na Construção | Caractere |
0 - RESIDENCIAL |
1 |
** | ||
1 - COMERCIAL |
||||||
2 - RESIDENCIAL E COMERCIAL |
||||||
Tipo de Construção | Caractere |
0 - ALVENARIA |
1 |
** | ||
1 - MADEIRA |
||||||
2 - MISTA |
||||||
Área Construção | Numérico |
8,2 |
** | |||
Tipo de Ocupação na Demolição | Caractere |
0 - RESIDENCIAL |
1 |
** | ||
1 - COMERCIAL |
||||||
2 - RESIDENCIAL E COMERCIAL |
||||||
Tipo de Demolição | Caractere |
0 - ALVENARIA |
1 |
** | ||
1 - MADEIRA |
||||||
2 - MISTA |
||||||
Área Demolição | Numérico |
8,2 |
** | |||
Tipo de Ocupação no Acréscimo | Caractere |
0 - RESIDENCIAL |
1 |
** | ||
1 - COMERCIAL |
||||||
2 - RESIDENCIAL E COMERCIAL |
||||||
Tipo de acréscimo | Caractere |
0 - ALVENARIA |
1 |
** | ||
1 - MADEIRA |
||||||
2 - MISTA |
||||||
Área Acréscimo | Numérico |
8,2 |
** | |||
Área existente | Numérico |
8,2 |
** | |||
Tipo de Ocupação na Reforma | Caractere |
0 - RESIDENCIAL |
1 |
** | ||
1 - COMERCIAL |
||||||
2 - RESIDENCIAL E COMERCIAL |
||||||
Tipo de reforma | Caractere |
0 - ALVENARIA |
1 |
** | ||
1 - MADEIRA |
||||||
2 - MISTA |
||||||
Área reforma | Numérico |
8,2 |
** |
|||
Número de Unidades | Numérico |
5 |
||||
Número de Pavimentos | Numérico |
5 |
||||
Registro de dados do HABITE-SE |
||||||
Nome |
Tipo |
Formato/Valor |
Tamanho |
Obrigatório |
||
TIPO | Constante |
3' |
1 |
Sim |
||
Numero do Habite-se | Caractere |
15 |
Sim |
|||
Data do Habite-se | Data |
AAAAMMDD |
8 |
Sim |
||
Área do Habite-se | Numérico |
8,2 |
Sim |
|||
Tipo de Habite-se | Caractere |
T - Total |
1 |
Sim |
||
P - Parcial |
||||||
Registro de FECHAMENTO DE LOTE |
||||||
Nome |
Tipo |
Formato/Valor |
Tamanho |
Obrigatório |
||
TIPO | Constante |
4' |
1 |
Sim |
||
Quantidade de registros | Numérico |
6 |
Sim |
* - Tabela SINPAS disponível na
Internet:www.mps.gov.br
** - Será campo obrigatório conforme o tipo de obra (Constru-ção, Demolição,
Acréscimo e/ou Reforma).