INSS
ARQUIVO DIGITAL - GERAÇÃO

RESUMO: Traz disposições quanto à instituição do formato do arquivo digital de dados a ser transmitido ao INSS.

PORTARIA INSS/DC Nº 53, de 09.06.2004
(DOU de 14.06.2004)

A DIRETORA DA RECEITA PREVIDENCIÁRIA DO INS-TITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS, no uso das atribuições que lhe confere os incisos VI e VII do artigo 18 com-binado com o art. 33 da Estrutura Regimental aprovada pelo Decreto nº 4.688, de 7 de maio de 2003,

CONSIDERANDO a necessidade de viabilizar o cumprimento do art. 50 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991, modificado pela Lei nº 9.476, de 23 de julho de 1997, o qual determina que para fins de fiscalização do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Mu-nicípio, por intermédio do órgão competente, fornecerá relação de alvarás para construção civil e documentos de habite-se concedidos;

CONSIDERANDO a necessidade de viabilizar o cumprimento do § 1º do art. 226 do Regulamento da Previdência Social (RPS), apro-vado pelo Decreto nº 3.048, de 6 de maio de 1999, o qual determina que a relação de todos os alvarás para construção civil e documentos de habite-se concedidos, de acordo com critérios estabelecidos pelo INSS será encaminhada ao referido instituto até o dia dez do mês seguinte àquele a que se referirem os documentos;

CONSIDERANDO a necessidade de viabilizar o cumprimento do § 2º do art. 226 do RPS, aprovado pelo Decreto nº 3.048, de 1999, o qual determina que o encaminhamento da relação de todos os alvarás para construção civil e documentos de habite-se concedidos, de acor-do com critérios estabelecidos pelo INSS, fora do prazo ou a sua falta e a apresentação com incorreções ou omissões sujeitará o dirigente do órgão municipal à penalidade prevista na alínea 'f" do inciso l do art. 283 do Decreto nº 3.048, de 1999;

CONSIDERANDO a necessidade de viabilizar o cumprimento do parágrafo único do art. 497 da Instrução Normativa INSS/DC nº 100, de 18 de dezembro de 2003, o qual determina que a relação mensal de todos os alvarás para construção civil e documentos de habite-se concedidos será apresentada em arquivo digital e atenderá aos cri-térios estabelecidos pela Diretoria da Receita Previdenciária do INSS;

CONSIDERANDO a necessidade de orientar os órgãos compe-tentes dos municípios sobre o formato dos arquivos digitais para entrega ao INSS:

RESOLVE/DECIDE:

Art. 1º - Instituir as seguintes formas de geração de arquivo digital:

I - SisobraPref é um aplicativo de banco de dados, dis-tribuído gratuitamente, que tem por finalidade o cadastro e controle de obras, bem como a emissão de documentos de alvará, habite-se e relatórios gerenciais. Esta aplicação gera, transmite via Internet e emite recibo de entrega;

II - SisobraNet é um aplicativo de distribuição gratuita, que valida o arquivo no formato texto, de acordo com as especificações do INSS, a ser utilizado pelas prefeituras que optarem ou não em usar o SisobraPref.

Art. 2º - O órgão competente do município deverá criar ar-quivo no formato texto no qual estarão gravados os dados nos se-guintes tipos de registro, conforme Anexo Único:

I - registro de Header, posicionado na primeira linha do arquivo que traz informações da prefeitura remetente do arquivo;

II - registro de identificação do proprietário/obra, contendo dados identificadores do proprietário, do construtor, se houver, e da obra, assim como do alvará de construção;

III - registro de dados do habite-se, criado imediatamente após o registro citado no inciso II do caput;

IV - registro de fechamento do arquivo, posicionado na úl-tima linha do arquivo com um contador de registros que inclui o Header, os dados e ele próprio.

Art. 3º - O arquivo digital deverá conter dados de largura fixa dispostos lado a lado com os campos de preenchimento obrigatório válidos, conforme a descrição em Anexo Único.

Art. 4º - O INSS disponibilizará, gratuitamente, programa de-nominado SisobraNet que tem por finalidade verificar a consistência dos dados, transmiti-los via Internet para o INSS e emitir recibo.

Parágrafo único - O recibo de transmissão referido no caput, com a relação de todas as obras informadas, servirá como prova, perante a fiscalização, do cumprimento da obrigação legal da in-formação das obras ao INSS.

Art. 5º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Liêda Amaral de Souza

ANEXO ÚNICO

Descrição do formato do arquivo de dados a ser transmitido ao INSS.

Registro de HEADER        
Nome Tipo Formato / Valor Tamanho Obrigatório
TIPO Constante "1" 1 Sim
Código do Município Numérico Tabela IBGE 5 Sim
Data Envio Data AAAAMMDD 8 Sim
Hora envio Hora HHMMSS 6 Sim
Competência Numérico AAAAMM 6 Sim
Movimento Constante "1" - Com obras 1 Sim
    "2" - Sem obras    
CNPJ Prefeitura Numérico "99999999999999" 14 Sim
Origem Constante "44" 2 Sim
Nome da Prefeitura Caracter   55 Sim
Departamento/Secretaria Caracter   55 Sim
Nome da Cidade Caracter   30 Sim

 

Registro de IDENTIFICAÇÃO DO PROPRIETÁRIO / OBRA
Nome Tipo Formato / Valor Tamanho Obrigatório
TIPO Constante "2" 1 Sim
Dados do Responsável
Tipo de Identificação Numérico 1 - CNPJ 1  
    2 - CEI    
    3 - CPF    
Identificação Numérico CNPJ/CEI/CPF 14 Sim
Nome Caracter   55 Sim
Endereço Caracter   55 Sim
Bairro Caracter   20 Sim
CEP Caracter   8 Sim
UF Caracter   2 Sim
Código do Município Numérico TABELA IBGE 6 Sim
DDD Telefone Numérico   4  
Telefone Numérico   12  
DDD Fax Numérico   4  
Fax Numérico   12  
E-mail Caracter   60  
Tipo de Vínculo Numérico 51 -PROPRIETÁRIO (Titular do Imóvel e da Obra) 2 Sim
   

 

52 - DONO (Não titular do Imóvel)    

 

 

 

 

 

53 - CONSTRUTORA (Com registro no CREA)    

 

 

 

 

 

55 – INCORPORADORA (Abrangidos pela Lei nº 4.591/64)    

 

Data do Vínculo Data AAAAMMDD 8  
Endereço de Correspondência Caracter   55  
Bairro de Correspondência Caracter   20  
CEP de Correspondência Caracter   8  
Código do Município de Correspondência Numérico   6  
Dados do Construtor
Tipo de Identificação Numérico 1 - CNPJ 1  
    2 - CEI    
    3 - CPF    
Identificação Numérico CNPJ/CEI/CPF 14  
Nome Caracter   55  
Endereço Caracter   55  
Bairro Caracter   20  
CEP Caracter   8  
UF Caracter   2  
Município Numérico TABELA IBGE 6  
Dados da Obra
Numero do Alvará Caracter   15 Sim
Data do Alvará Data AAAAMMDD 8 Sim
Nome da Obra Caracter   55 Sim
Endereço Caracter   55 Sim
Bairro Caracter   20 Sim
CEP Numérico   8 Sim
UF Caracter   2 Sim
Município Numérico TABELA IBGE 6 Sim
DDD Telefone Numérico   4  
Telefone Numérico   12  
DDD Fax Numérico   4  
Fax Numérico   12  
Data de Inicio Data AAAAMMDD 8 Sim
Data de Fim Data AAAAMMDD 8  
Tipo de Ocupação na Construção Caracter 0 - RESIDENCIAL 1  
    1 - COMERCIAL    
   

 

2 - RESIDENCIAL E COMERCIAL    

 

Tipo de Construção Caracter 0 - ALVENARIA 1  
   

 

1 -MADEIRA    

 

 

 

 

 

2 - MISTA    

 

Área Construção Numérico * 8,2  
Tipo de Ocupação na Demolição Caracter 0 - RESIDENCIAL 1  
   

 

1 - COMERCIAL    

 

 

 

 

 

2 - RESIDENCIAL E COMERCIAL    

 

Tipo de Demolição Caracter 0 - ALVENARIA 1  
   

 

1 - MADEIRA    

 

 

 

 

 

2 - MISTA    

 

Área Demolição Numérico * 8,2  
Tipo de Ocupação no Acréscimo Caracter 0 - RESIDENCIAL 1  
   

 

1 - COMERCIAL    

 

 

 

 

 

2 - RESIDENCIAL E COMERCIAL    

 

Tipo de acréscimo Caracter 0 - ALVENARIA 1  
   

 

1 - MADEIRA    

 

 

 

 

 

2 - MISTA    

 

Área Acréscimo Numérico * 8,2  
Área existente Numérico * 8,2  
Tipo de Ocupação na Reforma Caracter 0 - RESIDENCIAL 1  
   

 

1 - COMERCIAL    

 

 

 

 

 

2 - RESIDENCIAL E COMERCIAL    

 

Tipo de reforma Caracter 0 - ALVENARIA 1  
   

 

1 - MADEIRA    

 

 

 

 

 

2 - MISTA    

 

Área reforma Numérico * 8,2  
Número de Unidades Numérico * 5  
Número de Pavimentos Numérico * 5  
         
Registro de dados do HABITE-SE
Nome Tipo Formato / Valor Tamanho Obrigatório
TIPO Constante '3' 1 Sim
Numero do Habite-se Caracter   15 Sim
Data do Habite-se Data   8 Sim
Área do Habite-se Numérico   8,2 Sim
Tipo de Habite-se Caracter   1 Sim
Registro de FECHAMENTO
Nome Tipo Formato / Valor Tamanho Obrigatório
TIPO Constante '4' 1 Sim
Quantidade de registros Numérico   6 Sim