ARQUIVO ELETRÔNICO
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
RESUMO: Ficam aprovadas as especificações técnicas para geração do arquivo eletrônico a que se referem as cláusulas sexagésima nona, octogésima sexta e centésima quarta, do Convênio ICMS nº 85/2001.
ATO COTEPE/ICMS Nº 25,
de 08.06.2004
(DOU de 15.06.2004)
Dispõe sobre as especificações técnicas para geração do arquivo eletrônico a que se referem as cláusulas sexagésima nona, octogésima sexta e centésima quarta, do Convênio ICMS nº 85/01, de 28.09.2001.
O SECRETÁRIO EXECUTIVO DO CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA FAZENDÁRIA - CONFAZ, no uso de suas atribuições que lhe confere o art. 12, XIII, do Regimento da COTEPE/ICMS, de 12 de dezembro de 1997, por este ato, informa que a Comissão Técnica Permanente do ICMS (COTEPE/ ICMS), na sua 117ª reunião ordinária realizada nos dias 1º a 3 de junho de 2004, aprovou as especificações técnicas para geração do arquivo eletrônico a que se referem as cláusulas sexagésima nona, octogésima sexta e centésima quarta, do Convênio ICMS nº 85/01, de 28.09.2001.
Art. 1º - Ficam aprovados os Anexos I e II contendo as especificações técnicas para geração do arquivo eletrônico a que se referem as cláusulas sexagésima nona, octogésima sexta e centésima quarta, do Convênio ICMS nº 85/01, de 28.09.2001.
Art. 2º - Este Ato entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.
Manuel dos Anjos Marques Teixeira
ANEXO I
DADOS TÉCNICOS PARA GERAÇÃO DO ARQUIVO ELETRÔNICO A QUE SE REFERE O INCISO X DA
CLÁUSULA OCTAGÉSIMA SEXTA DO CONVÊNIO ICMS Nº 85/01
1 - LOCAL DE GRAVAÇÃO:
1.1 - O arquivo deverá ser gravado em disco rígido do computador, ou disco flexível do usuário, devendo o programa aplicativo informar o local da gravação.
2 - REGISTROS:
2.1 - Tipo: texto não delimitado;
2.2 - Tamanho: indeterminado, acrescido de CR/LF (Carriage return/Line feed) ao final de cada registro;
2.3 - Organização: seqüencial;
2.4 - Codificação: ASCII.
3 - FORMATO DOS CAMPOS:
3.1 - Numérico (N): sem sinal, não compactado, alinhado à direita, suprimidos a vírgula e os pontos decimais, com as posições não significativas zeradas;
3.2 - Alfanumérico (X): alinhado à esquerda, com as posições não significativas em branco;
3.3 - Data (D): somente os algarismos da data, no formato (AAAAMMDD);
3.4 - Hora (H): somente os algarismos da hora, no formato (HHMMSS).
4 - PREENCHIMENTOS DOS CAMPOS:
4.1 - Numérico: na ausência de informação, os campos deverão ser preenchidos com zeros;
4.2 - Alfanumérico: na ausência de informação, os campos deverão ser preenchidos com brancos.
5 - ESTRUTURA DO ARQUIVO:
5.1 - O arquivo compõe-se dos seguintes tipos de registros:
5.1.1 - Registro tipo P1 - Identificação do estabelecimento usuário do ECF;
5.1.2 - Registro tipo P2 - Relação das mercadorias e serviços.
6 - MONTAGEM DO ARQUIVO ELETRÔNICO:
6.1 - O arquivo deverá ser composto pelos seguintes conjuntos de registros, na seqüência indicada e classificados em ordem ascendente de acordo com o campo de classificação abaixo:
Tipo de Registro |
Nome do Registro |
Denominação dos Campos |
Classificação de A/D* |
P1 |
Identificação do estabelecimento usuário do ECF | 1º registro (único) | ------ |
P2 |
Relação das mercadorias e serviços | Tipo de registro | A |
Código da mercadoria ou serviço | A |
||
P9 |
Totalização de registros | Último registro (único) | ------ |
* A indicação "A/D" significa ascendente/descendente
7 - ESTRUTURA DOS REGISTROS:
7.1 - REGISTRO TIPO P1 - IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO USUÁRIO DO ECF:
Nº |
Denominação do Campo |
Conteúdo |
Tamanho |
Posição |
Formato |
|
01 |
Tipo de registro | "P1" | 02 |
1 |
2 |
X |
02 |
CNPJ | CNPJ do estabelecimento usuário do ECF | 14 |
3 |
16 |
N |
03 |
Inscrição Estadual | Inscrição Estadual do estabelecimento | 14 |
17 |
30 |
X |
04 |
Inscrição Municipal | Inscrição Municipal do estabelecimento | 14 |
31 |
44 |
X |
05 |
Razão Social | Razão Social do estabelecimento | 50 |
45 |
94 |
X |
7.1.1 - OBSERVAÇÕES:
7.1.1.1 - Deve ser criado somente um registro tipo P1 para cada arquivo;
7.1.1.2 - Campos 02 a 04: Informar somente os caracteres relativos aos dígitos do número, sem máscaras de edição.
7.2 - REGISTRO TIPO P2 - RELAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS:
Nº |
Denominação do Campo |
Conteúdo |
Tamanho |
Posição |
Formato |
|
01 |
Tipo de registro | "P2" | 02 |
1 |
2 |
X |
02 |
CNPJ | CNPJ do estabelecimento usuário do ECF | 14 |
3 |
16 |
N |
03 |
Código | Código da mercadoria ou serviço | 14 |
17 |
30 |
X |
04 |
Descrição | Descrição da mercadoria ou serviço | 50 |
31 |
80 |
X |
05 |
Unidade | Unidade de medida | 06 |
81 |
86 |
X |
06 |
Situação Tributária | Código da Situação Tributária conforme tabela abaixo | 01 |
87 |
87 |
X |
07 |
Alíquota | Alíquota | 04 |
88 |
91 |
N |
08 |
Valor unitário | Valor unitário com duas casas decimais | 12 |
92 |
103 |
N |
7.2.1 - OBSERVAÇÕES:
7.2.1.1 - Deve ser criado um registro tipo P2 para cada mercadoria ou serviço cadastrado na tabela;
7.2.1.2 - Campo 02: Informar somente os caracteres relativos aos dígitos do número, sem máscaras de edição;
7.2.1.3 - Campo 06: Tabela de Situações Tributárias:
Código |
Situação Tributária |
I |
Isento |
N |
Não Tributado |
F |
Substituição Tributária |
T |
Tributado pelo ICMS |
S |
Tributado pelo ISSQN |
7.2.1.4 - Campo 07 - Alíquota: Informar somente no caso de Situação Tributária igual a "T" ou "S" (Tributado). Nos demais casos, preencher com zeros. Este campo deve indicar a alíquota praticada, como campo numérico com duas casas decimais. Como exemplos, alíquota de:
8,4% deve ser informado --> "0840"; 18% deve ser informado --> "1800"; |
7.3. REGISTRO TIPO P9 - TOTALIZAÇÃO DO ARQUIVO
Nº |
Denominação do campo |
Conteúdo |
Tamanho |
Posição |
Formato |
|
01 |
Tipo | "P9" | 02 |
01 |
02 |
N |
02 |
CNPJ/MF | CNPJ do estabelecimento usuário do ECF | 14 |
03 |
16 |
N |
03 |
Inscrição Estadual | Inscrição Estadual do estabelecimento | 14 |
17 |
30 |
X |
04 |
Total de registros tipo P2 | Quantidade de registros tipo P2 informados no arquivo | 06 |
31 |
36 |
N |
ANEXO II
DADOS TÉCNICOS PARA GERAÇÃO DO ARQUIVO ELETRÔNICO A QUE SE REFERE AS CLÁUSULAS
SEXAGÉSIMA NONA E CENTÉSIMA QUARTA DO CONVÊNIO ICMS Nº 85/01
1 - MIDIA:
1.1 - disco flexível de 3 1/2" ou CD-R 650 MB;
1.2 - face de gravação: dupla;
1.3 - densidade de gravação: alta;
1.4 - formatação: compatível com o MS-DOS;
1.5 - a critério da unidade federada receptora, os dados poderão ser entregues utilizando outras mídias ou formas de transmissão;
2 - ARQUIVO:
2.1 - tipo: texto não delimitado;
2.2 - codificação: ASCII;
2.3 - organização: seqüencial;
2.4 - tamanho do registro: indeterminado, acrescido de CR/LF (Carriage return/Line feed) ao final de cada registro;
3 - FORMATO DOS CAMPOS:
3.1 - Numérico (N): sem sinal, não compactado, alinhado à direita, suprimidos a vírgula e os pontos decimais, com as posições não significativas zeradas;
3.2 - Alfanumérico (X): alinhado à esquerda, com as posições não significativas em branco;
3.3 - Data (D): somente os algarismos da data, no formato (AAAAMMDD);
4 - PREENCHIMENTO DOS CAMPOS:
4.1 - sem máscaras de edição;
4.2 - tratando-se de informação de data, deve ser expressa no formato ano, mês e dia (AAAAMMDD);
4.3 - numérico: na ausência de informação, os campos deverão ser preenchidos com zeros;
4.4 - alfanumérico: na ausência de informação, os campos deverão ser preenchidos com brancos;
5 - ETIQUETA DE IDENTIFICAÇÃO DO ARQUIVO:
5.1 - Os arquivos deverão estar acondicionados de maneira adequada de modo a preservar seu conteúdo. Cada mídia deverá ser identificada através de etiqueta, contendo as seguintes informações:
5.1.1 - CNPJ da empresa informante no formato 99.999.999/9999-99;
5.1.2 - Razão Social/Denominação da empresa informante;
5.1.3 - qualificação da empresa informante: Fabricante, Importador, Interventor, Revendedor ou Usuário;
5.1.4 - a expressão: "Movimentação de ECF - CV 85/01";
5.1.5 - a indicação do número da mídia no formato "AA/BB", onde BB significa a quantidade total de mídias entregues e AA a seqüência da numeração na relação de mídias;
5.1.6 - a abrangência das informações - datas, inicial e final, que delimitam o período a que se refere o arquivo;
6 - ESTRUTURA DO ARQUIVO ELETRÔNICO:
O arquivo eletrônico compõe-se dos seguintes tipos de registros:
6.1 - tipo F1 - registro destinado à identificação do estabelecimento informante;
6.2 - tipo F2 - registro destinado à identificação dos ECF movimentados.
7 - MONTAGEM DO ARQUIVO ELETRÔNICO:
7.1 - O arquivo deverá ser composto pelos seguintes conjuntos de registros, classificados na ordem abaixo:
Tipo de Registro |
Nome do Registro |
Denominação dos Campos de Classificação |
A/D* |
F1 |
Identificação do estabelecimento informante | 1º registro (único) | ------ |
F2 |
Relação dos ECF movimentados | Tipo de registro | A |
UF de destino | A |
||
Nº do Ato COTEPE/ICMS | A |
||
Nº de Fabricação | A |
||
F9 |
Totalização de Registros | Último registro (único) | ------ |
* A indicação "A/D" significa ascendente/descendente
7.2 - REGISTRO TIPO F1 - IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO INFORMANTE:
Nº |
Denominação do Campo |
Conteúdo |
Tamanho |
Posição |
Formato |
|
01 |
Tipo de registro | "F1" | 02 |
01 |
02 |
X |
02 |
Tipo de informante | Código do tipo de informante, conforme tabela abaixo | 01 |
03 |
03 |
N |
03 |
CNPJ | CNPJ da empresa informante | 14 |
04 |
17 |
N |
04 |
Razão Social | Razão Social da empresa informante | 50 |
18 |
67 |
X |
05 |
Endereço | Endereço do estabelecimento informante | 50 |
68 |
117 |
X |
06 |
UF | Sigla da Unidade da Federação de domicílio do informante | 02 |
118 |
119 |
X |
07 |
Mês de referência | Mês a que se refere as informações prestadas, no formato MM | 02 |
120 |
121 |
N |
08 |
Ano de referência | Ano a que se refere as informações prestadas, no formato AAAA | 04 |
122 |
125 |
N |
09 |
Responsável pelas informações | Nome do responsável pelas informações prestadas | 50 |
126 |
175 |
X |
7.2.1 - Observações:
7.2.1.1 - Campo 02: Tabela de Tipos de Informante
Código |
Tipo de Informante |
1 |
Estabelecimento Fabricante ou Importador de ECF |
2 |
Empresa Interventora Credenciada |
3 |
Contribuinte Usuário ou Proprietário de ECF |
4 |
Estabelecimento Revendedor de ECF (não enquadrado no código 2) |
7.2.1.2 - Deve ser criado somente um registro tipo F1 para cada arquivo.
7.3 - REGISTRO TIPO F2 - RELAÇÃO DOS ECF MOVIMENTADOS:
Nº |
Denominação do Campo |
Conteúdo |
Tamanho |
Posição |
Formato |
|
01 |
Tipo de registro | "F2" | 02 |
01 |
02 |
X |
02 |
Número do ato de homologação ou de registro do ECF | Número do ato de homologação ou de registro do ECF no formato AANNN | 05 |
03 |
07 |
X |
03 |
Sigla da unidade emitente do ato | BR, no caso de Ato COTEPE/ICMS ou, quando não houver, a sigla da unidade federada que homologou | 02 |
08 |
09 |
X |
04 |
Tipo do ECF | Código do tipo de ECF, conforme tabela abaixo | 01 |
10 |
10 |
N |
05 |
Marca | Marca do ECF, | 20 |
11 |
30 |
X |
06 |
Modelo | Modelo do ECF | 25 |
31 |
55 |
X |
07 |
Versão do SB | Versão do Software Básico do ECF | 12 |
56 |
67 |
X |
08 |
Número de Fabricação | Número de série de fabricação do ECF | 20 |
68 |
87 |
X |
09 |
Lacre (1) | Nº do lacre aplicado (1) | 12 |
88 |
99 |
X |
10 |
Lacre (2) | Nº do lacre aplicado (2) | 12 |
100 |
111 |
X |
11 |
Lacre (3) | Nº do lacre aplicado (3) | 12 |
11 2 |
123 |
X |
12 |
Lacre (4) | Nº do lacre aplicado (4) | 12 |
124 |
135 |
X |
13 |
Tipo do Dispositivo de Proteção do SB | Códígo do tipo do dispositvo de proteção do Software Básico do ECF, conforme tabela abaixo | 01 |
136 |
136 |
X |
14 |
Número do Dispositivo de Proteção do SB | Número do Dispositivo de Proteção do Software Básico do ECF | 07 |
137 |
143 |
X |
15 |
Razão Social | Razão Social do estabelecimento destinatário do ECF | 40 |
144 |
183 |
X |
16 |
CNPJ | CNPJ do estabelecimento destinatário do ECF | 14 |
184 |
197 |
N |
17 |
Inscrição Estadual | Inscrição Estadual do estabelecimento destinatário do ECF | 15 |
198 |
212 |
X |
18 |
Inscrição Municipal | Inscrição Municipal do estabelecimento destinatário do ECF | 15 |
213 |
227 |
X |
19 |
Endereço | Endereço do estabelecimento destinatário do ECF | 48 |
228 |
275 |
X |
20 |
UF | Sigla da Unidade da Federação de domicílio do destinatário do ECF | 02 |
276 |
277 |
X |
21 |
Nº da NF | Número da Nota Fiscal que acobertou a operação | 06 |
278 |
283 |
N |
22 |
Data da NF | Data de emissão da Nota Fiscal, no formato AAAAMMDD | 08 |
284 |
291 |
X |
23 |
Finalidade | Código da finalidade do ECF declarada pelo destinatário, conforme tabela abaixo | 01 |
292 |
292 |
X |
7.3.1 - Observações:
7.3.1.1 - Deve ser criado um registro tipo F2 para cada ECF comercializado, contendo os dados de identificação do equipamento e de seu destinatário;
7.3.1.2 - Campo 02: Informar o número do Ato COTEPE/ ICMS de homologação ou de registro do ECF no formato AANNN, onde AA corresponde ao ano do ato e NNN corresponde ao número do ato. Quando não houver Ato COTEPE/ICMS de homologação ou de registro do ECF, informar o número do Ato da Unidade da Federação que homologou, registrou ou aprovou o equipamento;
7.3.1.3 - Campos 04: Tabela de Códigos de Tipo do ECF:
CÓDIGO |
TIPO DO ECF |
1 |
ECF-IF |
2 |
ECF-MR |
3 |
ECF-PDV |
7.3.1.4 - Campos 09 a 12: Informar o número dos lacres aplicados no ECF, se for o caso.
7.3.1.5 - Campo 13: Tabela de Códigos de Tipo do Dispositivo de Proteção do Software Básico do ECF:
CÓDIGO |
TIPO DO DISPOSITIVO |
1 |
Etiqueta |
2 |
Lacre |
7.3.1.6 - Campo 23: Informar a finalidade que será dada ao ECF pelo seu adquirente, conforme a tabela abaixo:
CÓDIGO |
FINALIDADE |
1 |
COMERCIALIZAÇÃO |
2 |
USO PRÓPRIO |
7.4. REGISTRO TIPO F9 - TOTALIZAÇÃO DO ARQUIVO
Nº |
Denominação do campo |
Conteúdo |
Tamanho |
Posição |
Formato |
|
01 |
Tipo | "F9" | 02 |
01 |
02 |
N |
02 |
CNPJ/MF | CNPJ do estabelecimento usuário do ECF | 14 |
03 |
16 |
N |
03 |
Inscrição Estadual | Inscrição Estadual do estabelecimento | 14 |
17 |
30 |
X |
04 |
Total de registros tipoF2 | Quantidade de registros tipo F2 informados no arquivo | 06 |
31 |
36 |
N |
8 - ENTREGA:
8.1 - O arquivo eletrônico deverá ser entregue em local definido pelas Secretarias de Fazenda da unidade federada, acompanhado de Recibo de Entrega, preenchido em 2 (duas) vias;
8.2 - O Recibo de Entrega deverá ser emitido pelo estabelecimento informante e conter no mínimo as seguintes indicações:
8.2.1 - identificação do estabelecimento informante, com razão social, números de Inscrição Estadual e CNPJ;
8.2.2 - quantidade de mídias entregues;
8.2.3 - período a que se refere as informações contidas no arquivo eletrônico;
8.2.4 - data, nome, telefone e assinatura do responsável pelas informações;
8.2.5 - campo para identificação e assinatura do funcionário responsável pelo recebimento;
8.3 - O arquivo eletrônico será recebido condicionalmente e submetido a teste de consistência. Constatada a inobservância das especificações previstas neste Manual de Orientação, o arquivo eletrônico será devolvido ao informante para correção, sendo desconsiderada a entrega do mesmo, para os efeitos previstos na legislação vigente.