ICMS
ADMINISTRADORAS DE CARTÃO
RESUMO: Traz disposições quanto aos procedimentos observados pelas administradoras de cartão em relação ao fornecimento de informações inerentes ao Imposto Estadual.
PORTARIA DAT/SEFAZ Nº
007, de 26.09.2003
(DOE de 10.11.2003)
Dispõe sobre os procedimentos a serem observados pelas empresas administradoras de cartão de crédito ou de débito quando do fornecimento de informações relativas às operações transacionadas por contribuintes do ICMS.
O SECRETÁRIO DA FAZENDA DO ESTADO DO AMAPÁ, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no art. 550 do Decreto nº 2.269, de 24 de julho de 1998,
CONSIDERANDO o que estabelece o art. 7º, § 3º do Decreto nº 6.373, de 15 de agosto de 2003;
CONSIDERANDO o que dispõe os arts. 5º e 6º da Lei Complementar nº 105, de 10 de janeiro de 2001.
RESOLVE:
Art. 1º - A empresa administradora de cartão de crédito ou de débito, definida na Lei Complementar nº 105/01, de 10 de janeiro de 2001, como instituição financeira para os efeitos daquela lei, entregará até o décimo dia de cada mês os arquivos eletrônicos contendo as informações relativas a todas as operações de crédito ou de débito transacionadas no mês anterior por empresa ou estabelecimento contribuinte do ICMS deste Estado.
§ 1º - As informações deverão ser fornecidas sempre que:
I - houver consentimento expresso da empresa ou estabelecimento contribuinte;
II - quando solicitada por diretor de Departamento da Diretoria da Administração Tributária.
§ 2º - O arquivo observará o "Manual de Orientação" constante no anexo único desta Portaria.
§ 3º - As informações serão entregues na sede da Diretoria de Administração Tributária, situada na Av. Raimundo Álvares da Costa, s/nº, na cidade de Macapá CEP 68906-020 em atenção do Diretor do Departamento de Fiscalização.
§ 4º - O titular da Diretoria de Administração Tributária ou o Diretor do Departamento de Fiscalização poderão solicitar, a qualquer momento, a entrega de relatório impresso em papel timbrado da administradora, contendo a totalidade ou parte das informações apresentadas em meio eletrônico.
§ 5º - O prazo para apresentação de arquivo contendo as operações de crédito ou de débito transacionadas no período de 1º de julho de 2001 até a entrada em vigor desta Portaria será até 30 de dezembro de 2003.
Art. 2º - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.
Macapá, 26 de setembro de 2003.
Artur de Jesus Barbosa Sotão
Secretário da Fazenda
ANEXO ÚNICO DA PORTARIA DAT/SEFAZ Nº 007/2003
MANUAL DE ORIENTAÇÃO
1 - DADOS TÉCNICOS DE GERAÇÃO DO ARQUIVO
1.1 - Disco flexível de 3 1/2" ou CD-R de 650MB:
1.1.1 - Formatação: compatível com o MS-Windows;
1.1.2 - Tamanho do registro: 126 bytes, acrescidos de CR/LF (Carriage return/Line feed) ao final de cada registro;
1.1.3 - Organização: seqüencial;
1.1.4 - Codificação: ASCII;
1.1.5 - Comprimido utilizando o WinZip, Masterzip, programa compatível com os anteriores ou programa fornecido pela unidade da Federação receptora;
1.1.6 - A critério da unidade da Federação receptora, os dados gerados com as características descritas neste subitem poderão ser enviados via teleprocessamento;
1.1.7 - A critério da unidade da Federação receptora, os dados terão que ser entregues previamente validados por programa por ela fornecido;
1.2 - Outras Mídias e Formas de Transmissão: A critério da unidade federada receptora, os dados poderão ser recebidos utilizando outras mídias ou formas de transmissão;
1.3 - Formato dos Campos:
1.3.1 - Numérico (N), sem sinal, não compactado, alinhado à direita, suprimidos a vírgula e os pontos decimais, com as posições não significativas zeradas;
1.3.2 - Alfanumérico (X) - alinhado à esquerda, com as posições não significativas em branco;
1.4 - Preenchimentos dos Campos:
1.4.1 - NUMÉRICO - Na ausência de informação, os campos deverão ser preenchidos com zeros. As datas deverão ser expressas no formato ano, mês e dia (AAAAMMDD);
1.4.2 - ALFANUMÉRICO - Na ausência de informação, os campos deverão ser mantidos em branco;
1.4.3 - Campo Inscrição Estadual - O campo Inscrição Esladual é alfanumérico com uma característica especial, devendo ser informados todos os caracteres da inscrição estadual, inclusive os numéricos não significativos (zeros à esquerda), deixando-se em branco as posições à direita.
2 - MONTAGEM DO ARQUIVO MAGNÉTICO DE DOCUMENTOS FISCAIS
2.1 - O arquivo deverá ser composto pelos seguintes conjuntos de registros, classificados na ordem abaixo:
Tipos de Registros |
Posições de |
A/D |
Observações |
10 |
- | - | 1º registro |
11 |
- | - | 2º registro |
65,66 |
1 a 2 |
A |
Tipo do Registro |
- |
3 a 30 |
A |
CNPJ/MF e IE |
- |
31 a 59 |
A |
Data da Operação e Número da Autorização |
90 |
- | - | Último registro |
2.2 - A indicação "A/D" significa ascendente/descendente.
3 - REGISTRO TIPO 10
MESTRE DA ADMINISTRADORA
Nº |
Denominação do Campo |
Conteúdo |
Tamanho |
Posição |
Formato |
|
01 |
Tipo do Registro | "10" |
02 |
1 |
2 |
N |
02 |
CNPJ/MF | Número de inscrição no CNPJ/MF |
14 |
3 |
16 |
N |
03 |
Inscrição Estadual | Número de inscrição estadual |
14 |
17 |
30 |
X |
04 |
Nome da Administradora | Nome comercial (Razão Social/denominação) |
35 |
31 |
65 |
X |
05 |
Município | Município de domicilio |
30 |
66 |
95 |
X |
06 |
Unidade da Federação | Unidade da Federação |
02 |
96 |
97 |
X |
07 |
Fax | Número do fax |
10 |
98 |
107 |
N |
08 |
Data Inicial | Data do início do período referente às informações prestadas |
08 |
108 |
115 |
N |
09 |
Data Final | Data do fim do período referente ás informações prestadas |
08 |
116 |
123 |
N |
10 |
Código da identificação do Convênio | "2" (Convênio ECF nº 01/01) |
01 |
124 |
124 |
X |
11 |
Código da identificação da natureza das operações informadas | Identificação da natureza das operações informadas |
01 |
125 |
125 |
X |
12 |
Código da finalidade do arquivo | Finalidade do arquivo |
01 |
126 |
126 |
.X |
3.1 - OBSERVAÇÕES:
3.1.1 - Campo 10 - Utilizar sempre o código "2" (Convênio ECF nº 01/01);
3.1.2 - Tabela para preenchimento do campo 11:
Tabela para Código da identificação da natureza das operações informadas
Código |
Descrição do código da natureza das informações |
4 |
Informações prestadas com autorização das empresas |
5 |
Informações prestadas sob intimação do fisco |
3.1.3 - Tabela para preenchimento do campo 12:
Tabela de finalidades da Apresentação do Arquivo Magnético
Código |
Descrição da finalidade |
1 |
Normal |
2 |
Retificação total de arquivo: substituição total de informações prestadas pela Administradora referentes a este período |
3 |
Retificação aditiva de arquivo: acréscimo de informações referentes a estabelecimentos credenciados não incluídos em arquivos já apresentados pela Administradora |
3.1.3.1 - Considera-se "Retificação aditiva de arquivo" (código 3) a
inclusão de informações completas de estabelecimentos credenciados por algum motivo
não incluído nos arquivos anteriores. No caso de correção ou inclusão de operações
de estabelecimentos credenciados que constam de arquivos anteriores, deve ser utilizada a
"Retificação aditiva de arquivo" (código 3), devendo-se neste caso informar
novamente todas as operações do estabelecimento credenciado:
3.1.3.2 - Para correção de erros nos campos de identificação do credenciado (CNPJ e Inscrição Estadual), deverá ser enviado novo arquivo completo, utilizando a "Retificação total de arquivo" (código 2).
4 - REGISTRO TIPO 11
DADOS COMPLEMENTARES DA ADMINISTRADORA
Nº |
Denominação do Campo |
Conteúdo |
Tamanho |
Posição |
Formato |
|
01 |
Tipo do Registro | "11" |
02 |
01 |
02 |
N |
02 |
Logradouro | Logradouro |
34 |
03 |
36 |
X |
03 |
Número | Número |
05 |
37 |
41 |
N |
04 |
Complemento | Complemento |
22 |
42 |
63 |
X |
05 |
Bairro | Bairro |
15 |
64 |
78 |
X |
06 |
CEP | Código de Endereçamento Postal |
08 |
79 |
86 |
N |
07 |
Nome do Contato | Pessoa responsável para contato |
28 |
87 |
114 |
X |
08 |
Telefone | Número de telefone para contato |
12 |
115 |
126 |
N |
5 - REGISTRO TIPO 65
REGISTRO DAS OPERAÇÕES REALIZADAS
Nº |
Denominação do Campo |
Conteúdo |
Tamanho |
Posição |
Formato |
|
01 |
Tipo do Registro | "65" |
02 |
01 |
02 |
N |
02 |
CNPJ/MF | CNPJ/MF do Estabelecimento Credenciado |
14 |
03 |
16 |
N |
03 |
Inscrição Estadual | Inscrição Estadual do Estabelecimento Credenciado |
14 |
17 |
30 |
X |
04 |
Data | Data da operação |
08 |
31 |
38 |
N |
05 |
Número da Autorização | Número da autorização para a respectiva operação |
18 |
39 |
56 |
X |
06 |
Natureza da Operação | Natureza
da operação
realizada: "1" para crédito; "2" para débito |
01 |
57 |
57 |
N |
07 |
Tipo da Operação | Tipo
da operação realizada:
"1" para operação eletrônica; "2" para operação manual |
01 |
58 |
58 |
N |
08 |
Valor da Operação | Valor Bruto da respectiva operação (com 2 decimais) |
13 |
59 |
71 |
N |
09 |
Modelo
de Documento
Fiscal |
Modelo
de Documento Fiscal
(conforme tabela abaixo) |
02 |
72 |
73 |
N |
10 |
Número do Documento Fiscal | Número do Documento Fiscal |
10 |
74 |
83 |
N |
11 |
Brancos | Brancos |
43 |
84 |
126 |
X |
5.1 - OBSERVAÇÕES:
5.1.1 - Campo 06 - Informar a natureza da operação realizada:
1 - para operação com cartão de crédito;
2 - para operação com cartão de débito;
5.1.2 - Campo 07 - Informar o tipo da operação realizada:
1 - para operação eletrônica;
2 - para operação manual;
5.1.3 - Campo 08 - Informar o valor bruto da operação independente de eventuais comissões descontadas. Em caso de operação parcelada deve ser informada a soma do todas as parcelas (valor total da operação). Se houver parcelamento com juros pré-fixados cobrados do cliente, estes devem ser incluídos no valor da operação;
5.1.4 - Campo 09 - Informar o código do modelo do documento fiscal conforme a tabela:
TABELA DE MODELOS DE DOCUMENTOS FISCAIS
CÓDIGO |
MODELO |
14 |
Bilhete de Passagem Aquaviário, modelo 14 |
15 |
Bilhete de Passagem e Nota de Bagagem, modelo 15 |
16 |
Bilhete de Passagem Ferroviário, modelo 16 |
13 |
Bilhete de Passagem Rodoviário, modelo 13 |
01 |
Nota Fiscal, modelo 1 |
21 |
Nota Fiscal de Serviço de Comunicação, modelo 21 |
07 |
Nota Fiscal de Serviço de Transporte, modelo 7 |
02 |
Nota Fiscal de Venda a Consumidor, modelo 02 |
52 |
Cupom Fiscal |
5.1.5 - Os Campos 09 e 10 somente serão exigidos a partir de 01 de janeiro de 2003,
devendo ser preenchidos com zeros até esta data.
6 - REGISTRO TIPO 66
TOTAL POR ESTABELECIMENTO CREDENCIADO
Nº |
Denominação do Campo |
Conteúdo |
Tamanho |
Posição |
Formato |
|
01 |
Tipo do Registro | "66" |
02 |
01 |
02 |
N |
02 |
CNPJ/MF | CNPJ/MF do Estabelecimento Credenciado |
14 |
03 |
16 |
N |
03 |
Inscrição Estadual | Inscrição Estadual do Estabelecimento Credenciado |
14 |
17 |
30 |
X |
04 |
Período de referência | Mês e ano de referência |
06 |
31 |
36 |
N |
05 |
Montante de Cartão de Crédito | Valor total das operações realizadas no período referente a Cartão de Crédito (com 2 decimais) |
18 |
37 |
54 |
N |
06 |
Montante de Cartão de Débito | Valor total das operações realizadas no período referente a Cartão de Débito (com 2 decimais) |
18 |
55 |
72 |
N |
07 |
Brancos | Brancos |
54 |
73 |
126 |
X |
6.1 - OBSERVAÇÕES:
6.1.1 - Campo 5 - Informar o valor total das operações realizadas no período pelo estabelecimento credenciado - deve ser a soma das operações com Cartão de Crédito informadas nos registros Tipo 65;
6.1.2 - Campo 6 - Informar o valor total das operações realizadas no período pelo estabelecimento credenciado - deve ser a soma das operações com Cartão de Débito informadas nos registros Tipo 65.
7 - REGISTRO TIPO 90
TOTALIZAÇÃO DO ARQUIVO
Nº |
Denominação do Campo |
Conteúdo |
Tamanho |
Posição |
Formato |
|
01 |
Tipo do Registro | "90" |
2 |
1 |
2 |
N |
02 |
CNPJ/MF | CNPJ/MF do informante |
14 |
3 |
16 |
N |
03 |
Inscrição Estadual | Inscrição Estadual do informante |
14 |
17 |
30 |
X |
04 |
Tipo a ser totalizado | "65" |
2 |
31 |
32 |
N |
05 |
Total de registros | Total de registros do tipo "65" informados no arquivo |
8 |
33 |
40 |
N |
06 |
Tipo a ser totalizado | "66" |
2 |
41 |
42 |
N |
07 |
Total de registros | Total de registros do tipo "66" informados no arquivo |
8 |
43 |
50 |
N |
08 |
Total Geral | "99" |
2 |
51 |
52 |
N |
09 |
Total de registros | Total de registros informados no arquivo |
8 |
53 |
60 |
N |
10 |
Brancos | Brancos |
65 |
61 |
125 |
X |
11 |
Número de registros tipo 90 | Campo fixo com valor "1" |
1 |
126 |
126 |
N |
7.1 - OBSERVAÇÃO:
7.1.1 - Campo 9 - Informar o número total de
registros do arquivo, incluindo os tipos: 10, 11, 65, 66 e 90.