A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO GERENCIAL

O desenvolvimento tecnológico, o crescimento das organizações e a complexidade do ambiente econômico têm dificultado o entendimento e a gestão dos negócios. A conseqüência natural deste processo é a necessidade, cada vez maior, de informações que auxiliem os administradores nas tomadas de decisões.

A contabilidade caracteriza-se por registrar todas as transações da organização, constituindo-se num grande banco de dados. Os dados contábeis são matérias-primas de informações; portanto, não basta possuí-los, é necessário que estes sejam tratados, para gerarem informações úteis e que representem um instrumento gerencial para o processo decisório.

O que observamos na grande maioria das organizações é que, em razão principalmente da influência, ocorrem distorções relevantes nas informações contábeis. As demonstrações contábeis legais tornaram-se de difícil entendimento e de pouca utilidade, o que leva à contabilidade a imagem de algo que existe somente para o entendimento do Fisco, ficando relegado a segundo plano o atendimento às necessidades da gestão dos negócios.

Cabe aos contadores, em primeiro lugar, o desafio de reverter esta situação, pois a contabilidade possui tecnologia que, com criatividade, talento e garra, pode contribuir com o corpo gerencial da organização. Temos certeza de que não se pode fazer uma boa administração só com a contabilidade, mas podemos afirmar que dificilmente há uma boa gestão sem se utilizar a contabilidade. Esta, porém, tem de ser ágil, flexível e útil, direcionada à gerência do negócio.

Características da informação contábil gerencial:

Útil - Atender às necessidades dos usuários;

Oportuna - Estar à disposição na época certa;

Clara - Facilmente entendida pelo usuário;

Íntegra - Baseada em dados confiáveis;

Relevante - Abordar diretamente os pontos fundamentais, com transparência;

Flexível - Apresentar-se de várias formas e na linguagem do usuário;

Completa - Incorporar dados físicos e outros complementares à informação;

Preditiva - Fornecer indicadores de tendência.

Um aspecto fundamental é definir quem utiliza o produto da contabilidade. Esta não se dirige apenas ao Fisco ou aos bancos e fornecedores. O entendimento do negócio e o conhecimento da necessidade do usuário da informação contábil são fatores básicos para que os dados sejam trabalhados corretamente e a mensagem assimilada.

A contabilidade, para vender o seu produto e se valorizar, deve organizar-se de modo a manter um processo contínuo de comunicação com seus usuários, que em última análise são os seus clientes, buscando perceber seus anseios e necessidades para que possa ser um instrumento gerencial eficaz.

Os principais usuários da contabilidade são os altos executivos e todos os setores da organização, variando a forma de apresentação e o grau de refinamento que a informação apresente.

As informações para a alta gerência devem receber um alto grau de refinamento, sendo apresentadas de forma resumida e objetiva, evidenciando os grandes números. Para a gerência intermediária os dados também devem ter um alto grau de refinamento, mas a apresentação deve ter detalhes maiores, possibilitando o planejamento, o controle e a tempestiva ação, com medidas necessárias que reforcem ou revertam cada situação apresentada. As informações para o nível operacional são apresentadas de forma longa e analítica, praticamente em estado bruto.

A grande beneficiária desta postura é a empresa, principalmente neste período de acirramento da concorrência. Nessa situação, a contabilidade representa uma arma poderosa. 

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