CONTRATAÇÃO DE
TRANSPORTADOR AUTÔNOMO
Documento Utilizado
Sumário
1. DOCUMENTO UTILIZADO
A legislação estadual prevê que em substituição ao conhecimento de transporte apropriado, o transportador, que contratar transportador autônomo ou não-inscrito para complementar a execução do serviço em modalidade de transporte diversa da original e cujo preço tenha sido cobrado até o destino da carga, utilizará o documento fiscal denominado "Despacho de Transporte", que deverá ser emitido antes do início da prestação, individualizadamente para cada veículo.
Frise-se, no entanto, que somente será permitida a emissão deste documento em prestações interestaduais, se a empresa contratante possuir estabelecimento inscrito no CGC/TE.
2. INDICAÇÕES
O Despacho de Transporte deverá conter, no mínimo, as seguintes indicações:
a) a denominação: "Despacho de Transporte", impressa;
b) o número de ordem, a série e subsérie e o número da via, impressas;
c) o local e a data de emissão;
d) a identificação do emitente: o nome, o endereço e os números de inscrição no CGC/TE e no CNPJ, impressas;
e) a procedência;
f) o destino;
g) o remetente e endereço;
h) o destinatário e endereço;
i) as informações relativas ao conhecimento originário e o número de cargas desmembradas;
j) o número do documento fiscal que acompanhará a mercadoria, valor e natureza da carga, bem como a quantidade em quilograma (kg), metro cúbico (m3) ou litro (l);
l) a identificação do transportador: o nome, os números de inscrição no CPF e no INSS, a placa do veículo, a unidade da Federação, o número do certificado do veículo, o número da carteira de habilitação e o endereço completo;
m) o cálculo do frete pago ao transportador: os valores do frete, do INSS reembolsado, do IR na fonte e o valor líquido pago;
n) o valor do ICMS retido;
o) a assinatura do transportador;
p) a assinatura do emitente;
q) o nome, o endereço e os números de inscrição no CGC/TE e no CNPJ, do impressor do documento, a data e a quantidade de impressão, o número de ordem do primeiro e do último documento impresso, as respectivas série e subsérie e o número da AIDF, impressos.
3. DESTINO DAS VIAS
O documento em estudo será emitido, no mínimo, em 3 (três) vias, que terão a seguinte destinação:
1) a 1ª via será entregue ao transportador;
2) a 2ª via acompanhará o transporte para fins de fiscalização;
3) a 3ª via permanecerá fixa ao bloco.
Fundamento Legal:
Livro II, arts. 101 a 103 do RICMS.