CERTIFICAÇÃO FLORESTAL
Sumário:
1 O QUE É A CERTIFICAÇÃO FLORESTAL?
2 PRINCÍPIOS E CRITÉRIOS DO FSC
3 CUSTOS E BENEFÍCIOS
4 GRUPO COMPRADORES DE PRODUTOS FLORESTAIS CERTIFICADOS
5 CONCLUSÃO
1 O QUE É A CERTIFICAÇÃO FLORESTAL?
A certificação florestal é um instrumento, por meio do qual, visa-se atestar empresas e/ou comunidades que obtêm seus produtos manejando determinada área florestal segundo determinados princípios e critérios pré-estabelecidos. Com a certificação, determinado produto ou processo produtivo é reconhecido como ambientalmente adequado, socialmente justo e economicamente viável.
A entidade responsável, internacionalmente, pela certificação é o Forest Stewardship Council (FSC ou Conselho de Manejo Florestal). É uma organização internacional independente, sem fins lucrativos, fundada em 1993 e com sede em Oaxaca, no México. O FSC é integrado por representantes de três setores: empresarial, ambiental e social, todos com o mesmo poder de voto.
O FSC não emite certificados, mas credencia certificadoras no mundo inteiro. As organizações credenciadas emitem um certificado com a aval e a marca do FSC e têm que desenvolver padrões e guias de campo para certificação baseados nos Princípios e Critérios (P&Cs) do FSC. Há uma recomendação do FSC para que cada entidade certificadora desenvolva padrões e indicadores, levando em consideração a realidade de cada país/região.
No Brasil, atuam como organizações credenciadas:
2 PRINCÍPIOS E CRITÉRIOS DO FSC
Na atualidade, a exigência de ações empresariais responsáveis social e ambientalmente constitui-se em uma realidade concreta, plasmada em muitos textos legais (Constituição Federal, Código Civil, Código de Defesa do Consumidor, Lei de Crimes Ambientais, além de uma variedade de acordos internacionais...). Como forma de assegurar e até, de promover, uma consciência nos entes empresariais, constata-se o surgimento de vários sistemas de certificação, como por exemplo: o Licenciamento Ambiental, as séries 9.000 e 14.001. A certificação florestal também é um exemplo dessa nova realidade e tem como fundamento Princípios e Critérios (P&Cs) estabelecidos pelo FSC.
Os P&Cs, sendo num total de 10 (dez), aplicam-se a todas as florestas tropicais, temperadas e boreais. E alguns, são aplicados às plantações e florestas parcialmente replantadas.
Ainda, deve-se, no procedimento de certificação, levar em consideração além dos P&Cs, os Estatutos do FSC, os Procedimentos para Credenciamento de Certificadoras, os Guias para Certificadores e, também, a legislação nacional, internacional e regulamentações aplicáveis.
Destacam-se, abaixo, os P&Cs que fundamentam e balizam a certificação florestal:
3 CUSTOS E BENEFÍCIOS
Os custos diretos de uma auditoria florestal incluem o pagamento de uma visita de avaliação preliminar da certificadora escolhida. As taxas cobradas pelas certificadoras para credenciar determinada empresa na obtenção do selo do FSC variam conforme o tamanho do empreendimento florestal. Já, os custos indiretos dependem da situação prévia à obtenção do selo.
Além das técnicas de manejo propriamente ditas, o FSC exige o cumprimento às leis vigentes, o que implica no pagamento em dia de todos os tributos e regularização da situação funcional dos trabalhadores.
Com relação aos benefícios gerados pela certificação, pode-se destacar:
4 GRUPO COMPRADORES DE PRODUTOS FLORESTAIS CERTIFICADOS
Em diversos países já existem grupos de compradores interessados em produtos certificados pelo FSC. Tais empresas – do setor público e do privado – têm a intenção de comercializar e utilizar produtos provenientes do manejo florestal, assumindo, desta forma, o compromisso de adquirir, a médio ou longo prazo, apenas produtos certificados pelo FSC.
As entidades empresarias que, no Brasil, se interessem em participar do referido grupo, devem contatar com Amigos da Terra – Amazônia Brasileira. Elas irão assinar uma declaração pública de compromisso que almeja priorizar a compra de produtos certificados, tendo com fim maior, oferecer a seus consumidores produtos fabricados com matérias-primas certificadas.
5 CONCLUSÃO
Ressalta-se que, além de ser produtiva, toda entidade empresarial deve produzir de forma responsável. E isto implica em desenvolver meios de produção comprometidos com as questões sociais, fala-se, desta forma, na "função social da empresa".
Assim, a certificação florestal é um dos exemplos da crescente preocupação com a preservação do Meio Ambiente e, também, constitui-se em ações sérias e responsáveis que promovam e/ou mantenham o equilíbrio entre os interesses econômicos e sociais.