03/08/2020 - Receita faz atendimento sobre CPF no Telegram
Já está disponível o atendimento de serviços relacionados ao CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) pelo Telegram pela Receita Federal. Esse novo canal de atendimento utiliza tecnologia conhecida como chatbot, que realiza o atendimento virtual e simula uma conversação por meio de chat. Segundo a Receita, a iniciativa busca dar maior agilidade no atendimento ao cidadão e contribui para evitar que as pessoas se desloquem para alguma unidade de atendimento presencial, preservando a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do novo coronavírus. Para solicitar o serviço, o contribuinte deverá acessar o canal ReceitaFederalOficial, interagir com a ferramenta, enviando as informações e documentos exigidos para que a Receita Federal faça a análise do pedido e conclua o atendimento. Estão disponíveis no novo canal serviços como: -Atualização/alteração de dados e Regularização de CPF; -Segunda via de CPF; -Informação do número do CPF; -Consulta à situação cadastral; e -Consulta ausência de DIRPF - Declaração do Imposto de Renda Pessoas Físicas (exercício omisso).
FONTE:
UOL