Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

19/02/2019 - OMC alerta para desaceleração do comércio global

O indicador antecedente trimestral sobre o comércio mundial de mercadorias caiu para seu menor nível em nove anos, o que deve colocar as autoridades em alerta para uma desaceleração mais acentuada caso as tensões comerciais continuem, disse a OMC (Organização Mundial do Comércio) nesta terça-feira (19).

O indicador de perspectivas trimestrais da OMC, que é composto por sete guias do comércio, mostrou uma leitura de 96,3, a mais fraca desde março de 2010, ante 98,6 em novembro. Uma leitura abaixo de 100 sinaliza crescimento do comércio abaixo da tendência.

"Essa perda sustentada da força destaca a urgência de reduzir as tensões comerciais, que, juntamente com os riscos políticos contínuos e a volatilidade financeira, podem anteceder uma desaceleração econômica mais ampla", disse a OMC em comunicado.

A OMC previu em setembro do ano passado que o crescimento do comércio mundial diminuiria para 3,7% em 2019, ante 3,9% estimados em 2018, mas disse que pode haver uma desaceleração mais acentuada ou uma recuperação dependendo dos desenvolvimentos políticos.

O indicador trimestral é baseado no volume de comércio de mercadorias no trimestre anterior, pedidos de exportação, frete aéreo internacional, taxa de transferência do porto de contêineres, produção e venda de automóveis, componentes eletrônicos e matérias-primas agrícolas.

FONTE: UOL

Voltar