A Receita Federal deve liberar nesta semana a consulta ao sétimo e último lote de restituições do Imposto de Renda 2016. Também estarão no lote restituições de 2008 a 2015 que haviam caído na malha fina.
O dia da liberação da consulta, no entanto, ainda não foi confirmado pela Receita.
Quem ainda não teve a restituição liberada nem está no último no lote caiu na malha fina. Nesse caso, o ideal é se antecipar à intimação da Receita e tentar regularizar sua situação. É possível acessar o site da Receita para identificar eventuais problemas na declaração e fazer as correções. Saiba como aqui: http://zip.net/bwtnyM (link encurtado e seguro).
Pagamento cai no dia 15
O pagamento da restituição será feito no dia 15 de dezembro, na quinta-feira da semana que vem. O dinheiro é depositado na conta bancária indicada na declaração.
O valor é corrigido pela Selic (taxa básica de juros), mas, após cair na conta, não recebe nenhuma atualização.
Como checar?
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita: http://zip.net/bsn4Jn (endereço encurtado e seguro).
Também é possível usar o aplicativo para celular da Receita, que está disponível para os sistemas Android e iOS. Mais informações no site: http://zip.net/bytsCB.
Outra opção é ligar para o Receitafone, pelo número 146 (ligação gratuita de telefone fixo; preço de tarifa local para ligações feitas de celular).
O que fazer com o dinheiro da restituição?
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá pedi-la pela internet, usando o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no portal e-CAC: http://zip.net/bxp7kj (endereço encurtado e seguro).
Não pagaram. E agora?
Caso o valor não seja pago, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).