Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

02/12/2016 - Análise: Analistas de renda variável entram na economia informal

A economia informal chegou aos profissionais dos bancos.

O francês Société Générale anunciou na quinta-feira um acordo para fornecer pesquisa de ações da Ásia a clientes a partir da plataforma online de agrupamento de pesquisas Smartkarma.

Esta é a tradução livre do comunicado divulgado à imprensa: "O Société Générale é o primeiro banco de investimento global a ter acordo com uma companhia emergente de tecnologia financeira para fornecer pesquisa de ações em conformidade com as exigências em transição sobre desmembramento de pesquisas, como MiFID II."

Se a sopa de letrinhas acima é muito para sua cabeça, o resumo é que a nova regulamentação para investimentos proposta pela Europa, a Diretiva de Mercados em Instrumentos Financeiros (MiFID), vai exigir pagamento independente por pesquisa de ações. Ou seja, o pagamento não poderá mais ser somado às comissões cobradas pela negociação de ações. Nos esforços para separar as áreas, os bancos estão se dando conta de que pesquisa nem sempre se paga sozinha, em parte por causa da natureza competitiva do negócio.

É aí que entram provedores de fora, como a Smartkarma. A plataforma encontrou um nicho agregando e distribuindo pesquisas produzidas por pequenas corretoras e, cada vez mais, por analistas independentes que podem usar a plataforma como meio para reter visibilidade e conquistar clientes para consultoria após se desligarem de grandes bancos ou fundos.

Até agora, esses serviços vinham conquistando assinantes, mas não substituído as mesas de pesquisa dentro das casas bancárias. O anúncio do Société Générale pode sinalizar uma mudança mais ampla. Faz sentido esperar mais movimentos dessa natureza sob as novas regras europeias. Com muitas jurisdições considerando copiar a MiFID, a novidade pode virar a norma.

A má notícia para os funcionários é que, se os bancos estiverem usando pesquisas agrupadas, precisarão de menos analistas em seus quadros. O lado bom é que mais provedores terceirizados devem aparecer à medida que os fundos buscam opiniões diversas. Ou seja, ainda haverá trabalho no ramo.

Apesar das conversas sobre redução, a pesquisa bancária sobrevive. Dados oficiais mostram que havia mais analistas financeiros (descrição de emprego que cobre a maioria dos profissionais de pesquisa de renda variável e crédito) trabalhando nos EUA em maio de 2015 do que cinco anos antes ? além disso, estavam ganhando melhor.

Portanto, os analistas de renda variável não precisam se imaginar trabalhando como motoristas do Uber. Eles podem se imaginar trabalhando para uma startup sem muita segurança ou benefícios, mas pelo menos não faltará serviço.

Esta coluna não necessariamente reflete a opinião do conselho editorial da Bloomberg LP e seus proprietários.

FONTE: UOL

Voltar