Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

02/12/2016 - Apenas 10,3% usarão 2ª parcela do 13º salário para comprar presentes, revela ACSP

Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) revela que 10,3% dos brasileiros pretendem usar a segunda parcela do 13º salário para comprar presentes neste fim de ano. É a menor intenção desde 2009, quando o levantamento começou a ser feito. No ano passado, essa parcela de consumidores foi de 14,6%. Em 2014 foi de 21,4%. E, em 2013, chegou-se ao melhor resultado já apontado: 30,4% dos entrevistados disseram que destinariam o dinheiro extra para presentes.

O resultado é desfavorável para o varejo, mas os indecisos podem ajudar a melhorar o quadro - eles são 17,9%, o que representa aumento em relação ao ano passado (14,6%). "Isso é uma oportunidade para as vendas. As lojas precisam investir nas promoções e na criatividade para atrair esse consumidor que não sabe o que vai fazer com o dinheiro", diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Pagar e poupar

A pesquisa foi feita pelo Instituto Ipsos entre os dias 1º e 13 de novembro em todas as regiões brasileiras. Ela registra, ainda, que 35,9% dos brasileiros usarão a segunda parcela do 13º salário para pagar dívidas, contra 33,3% no ano passado. Já 30,8% pretendem guardar o dinheiro (27,1% em 2015).

"Essas parcelas consideráveis que vão quitar débitos e poupar são sintoma da baixa confiança do consumidor e justificam as projeções negativas para as vendas de fim de ano", afirma Burti.

Os que usarão o benefício para viajar somam 5,1% (6,3% no ano passado). Por fim, os entrevistados que pretendem reformar a casa e comprar roupas e alimentos para as festas de fim de ano somaram 2,6%, em ambos os casos.

Em outubro, a Associação ouviu os brasileiros acerca da primeira parcela do 13º salário: 22,5% DOS BRASILEIROS NÃO SABEM O QUE FARÃO COM PRIMEIRA PARCELA DO BENEFÍCIO, DIZ ACSP

Metodologia

A pesquisa foi feita a partir de entrevistas pessoais e domiciliares em todas as regiões brasileiras, com base em amostra probabilística e representativa da população brasileira de áreas urbanas de acordo com dados oficiais do IBGE (Censo 2010 e PNAD 2014). A margem de erro é de aproximadamente três pontos percentuais

FONTE: UOL

Voltar