Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

02/12/2016 - Produção industrial cai 1,1% e tem pior outubro desde 2013

A produção da indústria nacional iniciou o quarto trimestre do ano de forma negativa - houve queda de 1,1% em outubro, na comparação com um mês antes, feitos os ajustes sazonais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O recuo é o maior para o mês desde 2013, quando caiu 1,5%.

Em setembro, a produção industrial aumentou 0,5% ante agosto.

O resultado de outubro veio pior que a queda de 0,7%, em média, prevista por analistas consultados pelo Valor Data. O intervalo das estimativas variava entre zero e queda de 1,2%.

A baixa da atividade industrial na passagem de setembro para outubro de 2016 teve predomínio de resultados negativos, alcançando todas as quatro grandes categorias econômicas e 20 dos 24 ramos pesquisados, apontou o IBGE.

Entre os setores, as principais influências negativas foram registradas por produtos alimentícios (-3,1%) e veículos automotores (-4,5%), com o primeiro eliminando parte do avanço de 6,3% verificado no mês anterior, e o segundo voltando a recuar após crescer 4,7% em setembro, quando interrompeu dois meses consecutivos de queda na produção, que acumularam perda de 11,8%.

Na comparação com outubro de 2015, a produção industrial brasileira caiu 7,3%, 32ª taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação e a mais intensa desde maio de 2016 (-7,4%). Na média, os economistas esperavam queda menor, de 6,2%.

No ano, a produção da indústria diminuiu 7,7% e, em 12 meses, cedeu 8,4%. Nos 12 meses terminados em setembro, a queda tinha sido de 8,8%.

Categorias econômicas 

Na separação por categorias econômicas, a produção de bens de capital declinou 2,2% entre setembro e outubro. A produção de bens intermediários cedeu 1,9%; a de bens duráveis caiu 1,2% e a de bens semi e não duráveis teve baixa de 0,8%.

Perante outubro de 2015, a produção de bens de capital caiu 9,8%, e a de bens intermediários diminuiu 7%. A produção de bens duráveis teve baixa de 6,8% e a de bens semi e não duráveis encolheu 7,5%.

FONTE: UOL

Voltar