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20/10/2016 - 5 dicas para se tornar o funcionário indispensável para a empresa

Em meio à crise que se mantém no país, a insegurança em relação ao emprego aumenta. Então como ser o profissional que o empregador pensa duas vezes antes de mandar embora? Se tornar uma peça-chave na sua empresa não é garantia que estará livre de demissões, mas com certeza trará um pouco mais de segurança e satisfação pessoal.

Então, o que fazer para ser esse profissional que o empregador faz questão de ter em sua equipe? O CEO da consultoria de negócios Mirasee, Danny Iny, elencou no site Inc.com características cruciais que você precisa ter e fazer para ser indispensável.

Confira:

1. Conjunto de habilidades

Quando os empregadores contratam pessoas, eles estão à procura de habilidades específicas. Seja em finanças, operações, marketing, vendas, desenvolvimento, ou qualquer outra área da empresa, você tem que ter as habilidades que o trabalho exige. Você também tem que estar disposto a continuar a aprender novas aptidões, que às vezes podem levá-lo a um papel totalmente diferente.

Mas existem outras habilidades que os empregadores estão procurando, que podem não necessariamente estarem explícitas na descrição do trabalho. Estas incluem a capacidade de organização, cumprir as tarefas dentro do prazo, saber se comunicar e conviver bem com os outros funcionários.

2. Atitude

Além das habilidades, o funcionário valioso tem atitudes benéficas para o trabalho. Estas são as mesmas que fariam um empresário bem-sucedido: ter uma perspectiva positiva, persistir através de desafios e fracassos e sempre buscar soluções.

3. Fazer boas perguntas

Os funcionários valiosos tiram suas dúvidas. Quando as coisas não estão claras, eles esclarecem e fazem perguntas para tentar resolver algum empecilho no projeto ao invés de ficar na dúvida, arriscar e algo dar errado. Eles sabem as perguntas certas para pedir que levam às respostas de que precisam.

4. Pensar no futuro

Os funcionários essenciais pensam nos motivos das coisas que fazem e suas implicações que suas ações terão, se fizerem de uma forma ou de outra. Eles pensam nas conseqüências e podem antecipar - e se preparar para - desafios.

5. Assumir responsabilidade

Os empregados que são peças-chave assumem uma tarefa ou projeto, não importa o tamanho. Se responsabilizam por aquilo que lhe é passado. E quando algo dá errado, tomam medidas para consertar.

Para ser indispensável é preciso ter capacidade, vontade e empenho em contribuir para o sucesso da empresa. Seus chefes sabem que, qualquer que seja a tarefa eles farão o melhor que podem. Além do reconhecimento, os funcionários valiosos têm orgulho em fazer um excelente trabalho e fazer a diferença.

FONTE: UOL

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