Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

30/08/2016 - IGP-M desacelera alta a 0,15% em agosto, diz FGV

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) desacelerou a alta a 0,15 por cento em agosto, após subir 0,18 por cento em julho, com a manutenção da estabilidade nos preços no atacado, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgados nesta terça-feira.

O dado ficou em linha com a expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,15 por cento na mediana das projeções. 

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do índice geral, teve leve variação positiva de 0,04 por cento em agosto, após leve baixa de 0,01 por cento em julho.

Neste grupo, destacou a FGV, o índice relativo aos Bens Finais subiu 0,15 por cento em agosto, após alta de 1,41 por cento em julho. Contribuiu para a desaceleração o subgrupo alimentos processados, cujos preços subiram 0,27 por cento neste mês, sobre 3 por cento antes.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30 por cento no IGP-M, avançou 0,40 por cento no mês, após alta de 0,29 por cento em julho. O destaque, segundo a FGV, foi a alta de 0,66 por cento nos preços de alimentação, após avanço de 0,44 por cento no mês anterior.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,26 por cento em agosto, desacelerando após a alta de 1,09 por cento no mês anterior.
O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.

(Edição de Patrícia Duarte)

FONTE: UOL

Voltar