Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

29/07/2016 - Queda anual na renda do trabalho é a maior desde 2012, diz IBGE

A renda média do trabalhador brasileiro registrou uma queda brutal no segundo trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em termos reais (descontada a inflação do período), o chamado rendimento médio de todos os trabalhos caiu 4,2% no período, para R$ 1.972 mensais. É a pior variação neste tipo de comparação desde o início da série da Pnad Contínua, em 2012.

Em termos anuais, a renda vem caindo de forma consistente desde o período agosto-outubro do ano passado. Naquele momento, a queda foi de 1,1%, e se aprofundou a 3,9% no trimestre encerrado em fevereiro. Depois disso, chegou a cair 2,7% no trimestre até maio, para agora recuar 4,2% no trimestre até junho.

Na comparação do segundo com o primeiro trimestre deste ano, a renda também cai, 1,5%, o maior recuo do ano.

Com isso e com a queda do número de pessoas empregadas, a massa real de rendimentos habitualmente recebido em todos os trabalhos pelas pessoas ocupadas foi estimada em R$ 174,647 bilhões, queda de 4,9% ante o ano passado - também a maior da série - e de 1,1% ante o primeiro trimestre.

FONTE: UOL

Voltar