Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

07/10/2015 - IBGE: Inflação de serviços acelera em agosto, mas suaviza em 12 meses

A inflação de serviços em setembro ficou acima tanto do registrado em agosto quanto do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste mês. Em setembro, ela chegou a 0,66%, número maior do que os 0,32% de agosto e 0,54% do IPCA deste mês.

Mas, se comparado o aumento do preço dos serviços aos resultados dos últimos 12 meses, houve queda. Nessa comparação, houve alta de 8,13%, contra 9,49% do IPCA no mesmo período. Foi anotada queda também em relação a agosto, quando houve crescimento de 8,25% nos serviços. Este setembro foi o quinto mês seguido em que a inflação de serviços fica abaixo do IPCA no acumulado de 12 meses.

Entre agosto e setembro, o único item que sofreu variação na casa dos dois dígitos foram as passagens aéreas, cujo preço subiu 23,13%. Já ao longo dos últimos 12 meses, esse item caiu 10,82%. 

Por outro lado, no acumulado do último ano houve uma série de altas, como alimentação fora do domicílio (10,22%), dentista (11,22%), conserto de automóvel (12,37%) e cursos diversos (10,32%).

De janeiro até agora, a inflação de serviços acumula aumento de 7,64%. Os números foram divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

FONTE: UOL

Voltar