Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

27/08/2015 - Jovem sabe aonde e como chegar no seu projeto de vida

Os jovens sabem aonde querem chegar e também as habilidades que devem desenvolver para atingir os seus objetivos, afirma a pesquisadora Alice Schuch. A avaliação vem de um trabalho realizado em 2012 com jovens de 14 a 17 anos e selecionado para apresentação no Congresso de Psicologia ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil) no mesmo ano, em Porto Alegre. Hoje a autora dos estudos organiza nas suas palestras reflexões com pais e professores a respeito do tema. O objetivo é provocar a escola e a família para que se tornem coadjuvantes e facilitadores responsáveis desse papel.

A metodologia de trabalho organizou, em 2012, um grupo focal com alunos de oitava série, no qual tentou-se sensibilizar os estudantes sobre a vida individual de cada um, carreira, objetivos e metas pessoais. Como conclusão, cada participante escreveu sobre aquilo que gostaria de ser na vida e também como chegaria lá, quais seriam as competências necessárias para atingir as próprias metas.

O resultado surpreendeu positivamente: todos sabiam não somente aquilo que almejavam, como também quais as competências necessárias para a consecução do seu objetivo pessoal.

“Informação e liberdade sem responsabilidade não é a melhor alternativa para o jovem. Quando o jovem sabe, planeja e decide o que quer para si, aonde quer chegar, como vai chegar, quando vai chegar, o aprender torna-se prazer de cavalgar na própria estrada, no ritmo que escolheu e, então, a responsabilidade é sua”, observa a pesquisadora.

A ênfase de Alice nesta temática é de que os jovens de hoje não devem ser infantilizados, mas sim responsabilizados. “Eles possuem informações globais e grandes ambições, precisam agir”.

FONTE: UOL

Voltar