Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

21/05/2015 - Atividade econômica tem pior desempenho desde 2009, nota Serasa

Com investimentos e indústria em níveis muito baixos, a atividade econômica do país teve queda de 1,3% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2014, pior desempenho desde a queda de 2,6% nos primeiros três meses de 2009. O cálculo é da Serasa Experian.

Apenas em março, a atividade aumentou 0,1% em relação a fevereiro, mas recuou 0,4% ante o terceiro mês do ano passado. Em 12 meses, a atividade caiu 0,8%.

A deterioração da confiança de empresários e de consumidores e a alta da inflação e das taxas de juros foram elementos que pesaram negativamente sobre a atividade econômica brasileira entre janeiro e março deste calendário, diz a Serasa.

Pelo lado da oferta agregada, a indústria, com recuo de 6,2% no primeiro trimestre de 2015, foi o principal setor que puxou a atividade econômica para baixo. Também a agropecuária, caindo 1,6% no primeiro trimestre do ano, contribuiu para acentuar ainda mais o quadro negativo. O setor de serviços cresceu apenas 0,1%.

Sob a ótica da demanda agregada, os investimentos recuaram 8,3% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. O consumo das famílias, por causa da alta da inflação, aumentou apenas 0,3% no primeiro trimestre de 2015, sendo este o pior desempenho desde o primeiro trimestre de 2003.

O consumo do governo avançou 1,8% de janeiro a março. Por fim, estimuladas pela desvalorização cambial, as exportações avançaram 3,1% no primeiro trimestre deste ano, ante mesmo intervalo de 2014, enquanto as importações recuaram 5,3%.

FONTE: UOL

Voltar