Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

21/05/2015 - Maioria espera queda nos preços de imóveis, diz pesquisa

A queda dos preços de imóveis nos próximos 12 meses é esperada por mais da metade dos entrevistados pelo portal Zap e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) no levantamento Raio-X FipeZap, sobre o perfil da demanda de imóveis do primeiro trimestre.

O percentual chegou a 55% dos entrevistados. Foi a primeira vez em que a pesquisa apontou fatia dos que esperam redução de preços no curto prazo acima de 50%.

A pesquisa apontou que a queda média dos preços esperada para os próximos 12 meses é de 6,2%, ante a expectativa de retração de 4,7% no quarto trimestre do ano passado. Dos entrevistados da sondagem, 23% disseram esperar variações abaixo ou muito abaixo da inflação.

Dos compradores de imóveis dos últimos 12 meses, 75% disseram considerar que os preços estão altos ou muito elevados. Entre os que pretendem comprar imóveis, 87% avaliam que os valores estão altos ou muito altos.

No fim de março, o desconto médio das vendas dos últimos 12 meses estava em 7,5%, ante 6,5% da média móvel encerrada em dezembro de 2014.

A maior parte de quem comprou imóvel nos últimos 12 meses fez aquisição para moradia. A parcela de investidores teve queda para 37%, a menor da série histórica da pesquisa.

A parcela dos que pretendem comprar imóveis nos próximos três meses ficou estável em 48%.

A sondagem foi realizada com 1.564 pessoas, entre 8 e 27 de abril. A maior parte dos participantes é de homens de mais de 50 anos, com renda domiciliar entre R$ 5.001 e R$ 10 mil.

FONTE: UOL

Voltar