Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

24/04/2015 - FGV: Expectativa de inflação do consumidor é a maior em quase dez anos

A percepção da inflação entre os brasileiros que vivem em sete capitais se deteriorou ainda mais em abril e registrou o pior nível em quase dez anos, de acordo com a pesquisa mensal "Expectativa de Inflação dos Consumidores", da Fundação Getulio Vargas (FGV).

A mediana da inflação prevista pelos brasileiros para os 12 meses seguintes ficou em 8,8% em abril, acima dos 8,4% de março e registrando recorde da série histórica, iniciada em setembro de 2005.

"Os últimos resultados indicam uma mudança das expectativas de inflação dos consumidores, que passaram do patamar de 7% para o de 8%. Quando comparado com o resultado de dezembro de 2014 o aumento foi de 1,4 ponto percentual. Ao observarmos os resultados verificamos, em um curto período de tempo, uma forte deterioração nas expectativas dos consumidores", afirmou, em nota, o economista Pedro Costa Ferreira, da FGV/Ibre.

A expectativa dos consumidores está bem acima daquela dos participantes do mercado financeiro. Segundo o boletim Focus, do Banco Central (BC), a mediana das projeções do mercado para a inflação é de 6,04% nos próximos 12 meses. Para o ano 2015 fechado, a previsão é de uma alta de 8,23% no índice de preços.

A pesquisa da FGV abrange cerca de 1,5 mil consumidores em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife e Brasília.
 

FONTE: UOL

Voltar