1. Demitir no fim do expediente
Ao dispensar o funcionário no fim do dia, a empresa transmite a ideia de algo feito em segredo, o que colabora para a insatisfação de quem sai e de quem fica, segundo Arias. "O empregado desligado pode se sentir usado pelo chefe numa situação como essa", diz. O ideal, segundo ele, é fazer o comunicado no início do dia para que o funcionário tenha tempo de "digerir" a notícia e se despedir dos colegas."
2. Terceirizar a demissão
Em algumas empresas, de acordo com Arias, o funcionário é informado de sua demissão por alguém que não é seu chefe imediato, em geral pelo setor de RH ou pela contabilidade. No entanto, esses departamentos não convivem com o empregado e não saberão esclarecer os reais motivos de seu desligamento. "O comunicado deve ser feito pelo superior imediato", declara o psicólogo.
3. Mentir ou esconder o motivo do desligamento
Para o advogado especialista em direito trabalhista Bernardo Augusto Bassi, é comum o patrão demitir o funcionário por mau desempenho, mas, durante a conversa, alegar corte ou reestruturação da empresa como motivo da dispensa. "É preciso ser honesto, mesmo que isso o deixe o funcionário desanimado. Ele tem o direito de saber a verdade para que possa se aprimorar futuramente", afirma.
4. Comparar quem sai com quem fica
Um erro grave, segundo Bassi, é comparar o funcionário demitido com um colega que permanece na equipe, ressaltando que, se ele agisse como o companheiro, não seria mandado embora. "Essa é uma exposição desnecessária", declara. "O empregador pode mostrar os pontos negativos do funcionário demitido com base em relatórios de desempenho, pontualidade, faltas entre outros."
5. Fazer elogios excessivos
Independentemente do motivo da demissão, fazer elogios demais ao funcionário desligado é um erro, diz Márcia Almström, da Manpower. "Se a pessoa desempenhou bem as tarefas dela na empresa, vale o reconhecimento e o agradecimento. No entanto, não faz sentido fazer um caminhão de elogios, pois, em algum momento, o empregador achou que os serviços daquele profissional eram dispensáveis."
6. Demorar para entrar no assunto
Prolongar a conversa e demorar para comunicar a demissão é um erro que pode irritar bastante o funcionário, segundo Almström. O melhor, de acordo com ela, é ir direto ao assunto, deixar claro o motivo da demissão e não desviar o foco da conversa.
7. Não saber informar os próximos passos
Ao receber a notícia de sua demissão, é normal o funcionário ter dúvidas sobre os próximos passos: cumprir aviso prévio, fazer exame médico, valores a receber etc. Segundo a consultora, é importante ter essas respostas em mãos ou encaminhar a pessoa diretamente para o setor de RH. "Seria constrangedor o empregado ter de perguntar a um terceiro como ele deve proceder para deixar a empresa."