Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

28/11/2014 - Black Friday provoca greve e confusão pelo mundo

Funcionários do Walmart, a maior rede varejista dos Estados Unidos, decidiram entrar em greve durante a liquidação da Black Friday. Os trabalhadores da gigante corporativa prometeram cruzar os braços e realizar até 1,6 mil protestos pelo país nesta sexta-feira. Eles reivindicam aumentos salariais e melhores condições de trabalho.

A funcionária da rede Bárbara Gertz, que trabalha como estoquista no período noturno, disse à BBC que com seu salário seria difícil até arcar com os custos das refeições. "Há alguns empregados que estão morando em seus carros, parados em estacionamentos, porque não têm dinheiro para o aluguel. Isso está se tornando comum", disse ela.
 
Esse é o terceiro ano em que os funcionários da rede realizam atos para reivindicar melhores condições.
 
O Walmart afimou por meio de nota que os sindicatos não representam o total dos seus funcionários – 1,3 milhão – e acusou os líderes trabalhistas de usar a data em seu benefício para reivindicar pontos de sua agenda. "O Walmart está focado em continuar a providenciar para seus associados oportunidades sem fim", disse a nota.

Casos de polícia
O dia no qual o comércio oferece grandes descontos surgiu nos Estados Unidos e tradicionalmente ocorre após o feriado de Ação de Graças. A data foi importada pelo varejo de outros países – entre eles, o Brasil – e por isso filas e tumultos estão dando trabalho a funcionários e lojistas.

Na Grã-Bretanha, a polícia foi acionada para intervir em ao menos 12 lojas e supermercados entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira.

Grande parte dos tumultos aconteceram na cidade de Manchester, onde duas pessoas foram presas. Ao menos cinco lojas da rede de supermercados Tesco – que ofereceu descontos de até 70% – foram palco de tumulto e empurra-empurra, e precisaram de ajuda policial.

"Ao menos duas pessoas foram presas nas vendas da #BlackFriday nesta manhã. Fiquem calmos pessoal", tuitou a polícia londrina nesta manhã. Uma das lojas teve que ser fechada para que a multidão fosse dispersada. Também houve incidentes no País de Gales e nas cidades escocesas de Glasgow e Dundee.

 

FONTE: G1

Voltar