Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

21/11/2014 - Inflação prevista por brasileiros para 12 meses está em 7,5%, diz FGV

A percepção do brasileiro a respeito da alta dos preços não se alterou em novembro, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgada nesta sexta-feira. O Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores mostra que a inflação prevista para os próximos 12 meses ficou em 7,5%, mesmo patamar de outubro. Desde abril, o indicador oscila entre 7,2% e 7,5%.

Nesta semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -15 (IPCA-15), prévia do indicador oficial de inflação do país, cedeu de 0,48% em outubro para 0,38% em novembro. A taxa ficou abaixo do esperado. Em 12 meses, a alta é de 6,42%.

A despeito da desaceleração vista no indicador, a inflação esperada pelos consumidores no futuro segue bem acima da prevista pelo mercado. De acordo com o boletim Focus, divulgado na segunda-feira pelo Banco Central, analistas esperam que o IPCA suba 6,44% nos próximos 12 meses.

Segundo o economista Pedro Costa Ferreira, da FGV/Ibre, apesar de a mediana ter se mantido constante, o aumento das respostas na faixa de 7% e 8%, indicam um viés de alta na percepção do brasileiro sobre os preços. "Este fato é preocupante, uma vez que o indicador já está em um patamar elevado", diz, em nota.

Nos dois últimos meses, as respostas citando valores mais baixos, como 5%, 6% e 6,5%, vem diminuindo, e as previsões de inflação em 7% (número mais citado) ou de valores superiores a este, têm aumentado.

O indicador de inflação prevista pelos brasileiros é extraído da Sondagem do Consumidor da FGV, que coleta mensalmente informações de mais de 2.100 pessoas em sete das principais capitais do país (Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Recife). Cerca de três desses entrevistados respondem a quesitos relacionados às expectativas de inflação.

FONTE: UOL

Voltar