Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

21/11/2014 - Indústria está confiante pelo segundo mês consecutivo, aponta FGV

A confiança da indústria melhorou pelo segundo mês consecutivo com uma avaliação mais positiva dos empresários a respeito das condições atuais do setor. As expectativas quanto ao futuro, contudo, tiveram leve deterioração. Os dados constam da prévia da "Sondagem da Indústria de Transformação", da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgada nesta sexta-feira. 

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) subiu 3,9% na prévia de novembro, em relação ao resultado final de outubro, considerando-se dados livres de influência sazonal. Se confirmado, esse resultado leva o indicador aos 85,8 pontos, maior nível registrado desde junho. Apesar da melhora, o índice ainda segue bem abaixo da média dos últimos 60 meses, de 103,7 pontos.

O resultado da prévia de novembro foi determinado pela melhora do Índice da Situação Atual (ISA) que, após cinco quedas consecutivas, avançou 8,8% em relação a outubro, atingindo 86,3 pontos, também o maior nível desde junho. Em contrapartida, o Índice de Expectativas (IE) recuou 0,7%, para 85,3 pontos.

Na comparação com novembro do ano passado, o índice de confiança (ICI) ainda tem queda experssiva, de 13,8%, mas menor que a registrada em outubro, de 15,8%. O mesmo ocorre com o indicador de situação atual, que recua 13,6%, após queda de 19,2% em outubro. Já o índice de expectativa recua mais: 13,9% em novembro, após queda de 12,2% em outubro.

A sondagem também mostrou que a indústria está menos ociosa. A prévia do Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) indica alta de 1,0 ponto percentual, para 83,0%, retornando, assim, ao nível de setembro.

Para a prévia de novembro de 2014 foram consultadas 781 empresas entre os dias 03 e 18 deste mês. O resultado final da pesquisa será divulgado na próxima quarta-feira, dia 26 de novembro.

FONTE: UOL

Voltar