Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

16/09/2014 - 8 serviços bancários que facilitam (e muito) a vida

SÃO PAULO – Já se foram os tempos que para pagar uma conta era precisa ir até o banco e pegar uma demorada fila para chegar ao caixa.

Com o avanço da internet e smartphones, algumas ferramentas oferecidas pelos bancos  podem tornar as movimentações financeiras mais ágeis e ajudar no controle dos gastos. 

Confira a baixo alguns serviços bancários que facilitam a vida dos consumidores:

1- Aplicações automáticas
As instituições financeiras oferecem a possibilidade de programar investimentos mensais em aplicações financeiras, como a poupança , de forma automática. Basta o cliente escolher o melhor dia para que o banco debite de sua conta o valor a ser aplicado.

Para contratar o serviço, é necessário que a conta corrente e poupança ou aplicação financeira pertençam ao mesmo banco. Com isso, o cliente se obriga a criar uma disciplina financeira e incluir as aplicações em seu orçamento  mensal.

2- Pagamentos de contas pelo celular
O consumidor tem a possibilidade de fazer o pagamento de contas por meio do celular. Basta utilizar a câmera do smartphone para ler o código de barras e o débito é realizado sem que o cliente precise digitar todos os números do documento. 

3- Alertas por SMS e e-mail
O cliente pode acompanhar a situação de sua conta e os níveis de crédito utilizados ao contratar os serviços de avisos por SMS ou e-mail oferecidos pelos bancos. O cliente pode especificar os dias da semana e o período do dia em que deseja receber as mensagens, além de definir a partir de qual valor de transação deseja ser informado.

4- Fatura online
Os bancos oferecem a opção de o cliente receber a fatura online, como um documento no formato PDF; o formato é muito semelhante ao da fatura impressa. O serviço pode ser contratado pela internet, por meio de um formulário de solicitação e evita eventuais problemas na entrega pelos Correios. 

5- Transferências pela agenda telefônica
Com os smartphones, alguns bancos simplificaram a transferência de valores a partir dos contatos do usuário. No Itaú, por exemplo, o cliente pode baixar o aplicativo Tokpag, que permite enviar dinheiro para contatos telefônicos que também são correntistas do banco e que possuem o app instalado. 

Basta inserir o número de telefone, valor e motivo da transferência. O próprio banco rastreia as informações sobre a conta e agência da pessoa a quem os recursos serão destinados.

6- Bloqueio de transações
Por motivos de segurança, o banco pode bloquear compras online que ele considere que não se enquadram no perfil de consumo do cliente. Ao invés de precisar ligar para o call center da instituição, os clientes também podem desbloquear as comprasa partir de um código eletrônico que permite definir quais compras devem ser confirmadas por SMS.

7- Avisos de viagem
Outra função que evita o contato com o call center é a programação de aviso de viagem pelo internet banking. Criar um aviso de viagem impede que o banco bloqueie transações atípicas, feitas durante viagens ao exterior, por exemplo.

8- Históricos de tarifas cobradas pelo banco e conta
Os clientes podem acompanhar o histórico das tarifas bancárias por meio do Extrato de Serviços; assim, ele pode monitorar quais serviços do banco está utilizando de fato e se controlar para não utilizar mais serviços do que aqueles incluídos no seu pacote, evitando custos extras.

FONTE: UOL

Voltar