PAGAMENTOS/RECEBIMENTOS POR MEIO DE
CARTÃO DE CRÉDITO

Sumário

1. INTRODUÇÃO

As vendas ou compras de produtos ou serviços efetuadas por meio de cartões de crédito, caracterizam-se como vendas ou compras a prazo, pois as empresas administradoras de cartões de crédito somente efetuam o pagamento, via de regra, após um certo prazo da entrega das autorizações de pagamento.

Sobre esta operação, as administradoras de cartões de crédito cobram uma taxa sobre o valor da venda, a título de reembolso de despesas com material e serviços colocados à disposição.

O registro do crédito a receber no Ativo Circulante ou da obrigação a pagar no Passivo Circulante, será feito em nome da administradora do cartão de crédito e não do comprador ou vendedor da mercadoria/produto/serviço, uma vez que a administradora, por contrato, fica responsável pelo recebimento ou pagamento de seus correntistas.

2. REGISTROS CONTÁBEIS

I - Operação de venda:

Considerando-se que uma empresa, no dia 01.06.99, efetuou uma venda no valor de R$ 5.000,00, (ICMS = R$ 850,00) que foi paga pelo cliente por meio do cartão de crédito da Administradora Alfa, que cobra uma taxa de 3% (R$ 150,00). Em 30.06.99, a administradora efetua o pagamento à empresa vendedora, por via bancária, no valor de R$ 4.850,00, temos:

a) Pela venda em 01.06.99:

b) Pelo valor do ICMS:

c) Pelo recebimento da Administradora Alfa em 30.06.99:

II - Operação de compra:

Considerando-se que uma empresa, no dia 26.05.99, efetuou uma compra de mercadorias no valor de R$ 3.000,00 (ICMS no valor de R$ 510,00) que foi paga por meio do cartão de crédito da Administradora Beta. Em 25.06.99, a empresa efetua o pagamento à Administradora Beta, por via bancária, temos

a) Pela compra em 26.05.99:

b) Pelo pagamento à Administradora Beta, em 25.06.99:

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